“O recomendado pelo fabricante é utilizar aditivo, porque ele tem a função de proteger o sistema contra ferragens, ajuda a controlar o ponto de ebulição do líquido e evita congelamento”, afirmou Michel Amâncio.
Somente um mecânico especializado poderá trocar água do radiador com precisão e realizar a mistura corretamente. De modo com que o seu sistema se mantenha integro ao trocar aditivo para radiador.
Desconecte a mangueira sob o tanque para permitir que o líquido saia, preferencialmente colocando um balde embaixo do carro para evitar que o líquido se espalhe. Remova a tampa do reservatório e coloque um pano de microfibra lá dentro, colocando logo depois uma mistura de água sanitária suave e água até encher.
O período para realizar a troca do aditivo para radiador é, em média, de um ano ou a cada 30 mil quilômetros rodados. Essa troca pode ser feita, facilmente, em um posto de gasolina por algum frentista. O processo não leva mais do que alguns minutos e garante a segurança do carro – e a sua – por muito mais tempo.
E resposta é positiva. Pois o etilenoglicol não é um detergente. Ele não vai remover eventuais e antigas sujeiras, nem fazer nenhum estrago no motor. Pode usá-lo a partir de agora, sem susto.
A tampa do reservatório do radiador deve estar no topo de um recipiente de plástico transparente com marcas MIN e MAX no lado, com os níveis de líquido existentes visíveis no interior. Abra a tampa e colocá-la de lado em um local seguro para não perdê-la.
O aditivo do radiador tem uma durabilidade padrão. Normalmente, é recomendado fazer a troca do aditivo a cada 30 mil quilômetros rodados ou uma vez por ano. A recomendação é aproveitar a manutenção preventiva e já pedir para o mecânico fazer o escoamento do fluido, limpeza do sistema e troca do aditivo no radiador.
Como dissemos, o ideal é sempre procurar por um profissional especializado para trocar a água do radiador. Contudo, é importante ao menos conhecer como esse procedimento é feito para casos em que a troca precisa ser realizada de maneira emergencial, por exemplo. Antes de iniciar, é fundamental se certificar de que o carro está frio.
Saber qual aditivo para radiado é o mais adequado ao seu carro é simples: basta consultar o manual. “O proprietário deve sempre seguir a recomendação do fabricante do veículo”, afirma o engenheiro da Petrobras. Isso porque o motor é projetado para funcionar com um aditivo para radiador que tem determinadas características.
Para preparar a mistura de água e fluido aditivo de radiador, é preciso seguir a proporção recomendada pela empresa fabricante do veículo — em média, essa medida é de 60% de água e 40% de fluido. Nunca preencha o reservatório apenas com água, pois isso pode causar diversos problemas ao sistema de arrefecimento!
Como tirar carvão da panela do fogão de lenha?
Quantas vezes devo regar cebola?
O que passar nos eletrônicos para evitar maresia?
Quem não atualizou o cadastro recebe o auxílio emergencial?
Como proteger o guarda roupa da umidade?
O que fazer para recuperar a firmeza da pele do rosto?
Como proteger as fórmulas no Excel?
Como recuperar uma coluna de concreto?
Como ocultar coluna com senha?
Como proteger um filtro no Excel?
Como registrar uma marca no INPI de forma fácil?
Como citar software Excel ABNT?
Como proteger planilha Excel com VBA?
Como pintar uma moldura com spray?
Como proteger aparelhos eletrônicos?