apodrecer o bambu,lembre-se que o bambu não pode perder a sua “pele”. Para isso use um verniz de boa qualidade.
Aplique uma camada de verniz de poliuretano sobre o móvel de bambu. Use um pincel de 2,5 cm para pequenas áreas e um pincel de 5 cm para áreas maiores. A camada sela o móvel e o protege da sujeira.
Tratamento no bambu de touceira
Nele coloque 100 litros de água e 1 quilo de ácido bórico. Misture bem para dissolver e depois coloque os caules dentro do tambor. Essa mistura química atua para repelir a broca.
Pegue um pano velho e esfregue essa resina nos colmos do bambu. A cor do caule deve mudar levemente de um tom de verde escuro para verde menta. Assim que todo o bambu atingir essa cor, coloque-o em um lugar para esfriar. Espere o caule esfriar o suficiente para manuseá-lo.
Trate o bambu com calor para deixá-lo mais escuro, como café. Faça furos por todo o comprimento do material. Toste o bambu com um maçarico. Suavemente, faça movimentos de vaivém por todo o objeto até alcançar o tom desejado.
41 curiosidades que você vai gostar
No primeiro caso, situam-se o corte de colmos maduros (idade superior a 4 anos para a maioria das espécies), a secagem na touceira (“avinagrado”), o tratamento em água (parada ou corrente) e o tratamento com fogo e/ou fumaça. Dentre os tratamentos artificiais situam-se a imersão, a substituição de seiva e a autoclave.
Para se tratar o bambu por esse processo, além do maçarico, deve-se ter em mãos um pano molhado com diesel ou gasolina. O bambu deve ser apoiado nas duas extremidades e o maçarico deve ser passado, com o fogo baixo, de tal forma que não fique parado em um ponto por muito tempo.
O bambu é interessante porque tem flexibilidade e não racha em sua estrutura. Para a sua conservação, pode-se usar verniz (o que joga por terra o caráter ecológico do produto), ou apenas cera incolor para manter suas características naturais.
- Tratamento térmico: o bambu é aquecido a temperaturas entre 150 e 200°C e injeta-se vapor no colmo do material para evitar que ele inflame. Isso reduz sua capacidade de absor- ção de água e torna-o muito resistente a brocas, fungos, cupins e umidade.
Aplique óleo mineral nas tábuas de corte de bambu antes de usar pela primeira vez e pelo menos uma vez por mês depois disso. Isso preservará a beleza da madeira. Aqueça esse óleo lentamente em fogo baixo e, em seguida, aplique-o na superfície da tábua com um pano de algodão.
Encha uma banheira com água morna e deixe os bambus de molho durante a noite. Assim como a madeira, o bambu precisa estar úmido para dobrar. A umidade amolece a lignina e a hemicelulose das células do bambu, deixando-o flexível. Sem calor e umidade, as moléculas se cristalizam, tornando-o praticamente rígido.
Corte os brotos de bambu em rodelas, eliminando os nós e a parte mais dura. Coloque em uma panela com a água e o bicarbonato e deixe ferver por 15 minutos, até que estejam macios. Retire em uma peneira e coloque em água fria corrente (isto irá neutralizar o ácido cianídrico presente nos brotos).
Para ajudar o móvel de bambu a recuperar o brilho natural é aconselhado esfregar nele meio limão, miolo de noz ou óleo de linhaça, em quantidades moderadas. Se seu móvel de bambo estiver colocado no exterior, é aconselhado que o borrife regularmente com água e, depois de seco, esfregue cera ou óleo de linhaça.
"Móveis de vime e de bambu podem ser enxaguados com água para restaurar a umidade das fibras", diz Betti. Depois, ressalta, é preciso deixar as peças secarem à sombra. Betti também sugere o uso de um pano umedecido com uma mistura de água quente e bicarbonato de sódio para retirar a sujeira dos móveis.
Use um pano ou esponja macia levemente umedecida em água e sabão neutro para limpar sujeiras impregnadas, em seguida passe um pano seco. Evite sempre utilizar produtos abrasivos, pois isso pode danificar a superfície dos móveis ou objetos de bambu.
Utilizar o Verniz Acrílico que da boa resistência e é mais barato.
TRATAMENTO COM BÓRAX
Uma das possibilidades para o tratamento químico do bambu é a mistura de ácido bórico, borato de sódio (bórax) e água. Estas substâncias devem ser misturadas na proporção 1kg:1kg:100litros, em um tanque ou grande recipiente que possa acolher os bambus, assim como no tratamento por afogamento.
Assim que a planta ainda está em sua fase de crescimento, as cascas que envolvem o colmo são retiradas, o que, consequentemente, afeta a resistência do bambu. Como ele estará bem mais flexível, basta amarrar o colmo em algum outro ponto até que se obtenha a curva desejada.
apodrecer o bambu,lembre-se que o bambu não pode perder a sua “pele”. Para isso use um verniz de boa qualidade.
O bambu tratado prolonga seu tempo médio de utilização em pelo menos oito vezes (4 anos ou mais).
Colmos jovens: de 6 meses a 3 anos de idade. Colmos maduros: de 3 a 10 anos de idade.
Bambu-verde-amarelo chega a ser tão resistente quanto o concreto | Flora | G1.
Como limpar registro no Windows 10?
O que acontece se o intestino estourar?
Como é aplicada a vacina tríplice viral?
Em que camada da Terra se encontra o ar que respiramos?
Quais são as características da metodologia para Análise e Solução de Problemas?
Precisa jejum para exame de TSH e T4 livre?
Como colocar margem ABNT no Google Docs?
Quais são os monumentos naturais do Brasil?
Quais os dois tipos de controle social?
Quais são os componentes utilizados pelo método de Gram?
Quais são os objetos do conhecimento?
Quem é a mãe dos filhos de Ronnie Von?
Quando é cobrado um tiro de canto?
O que posso desafiar a pessoa?