Abraão deu seu dízimo a um sacerdote-rei cultuado pelos fenícios e cananeus. Embora a identidade e o significado de Melquisedeque não seja assunto bem claro, ele era dos Jebuseus. Mas, Melquisedeque representava a Cristo.
Deus foi o primeiro a demonstrar um princípio de dízimo ao separar uma, dentre as árvores do jardim. Ele disse a Adão que tudo Ele tinha dado ao homem, mas a árvore do conhecimento do bem e do mal reservou para Si e colocou o homem à prova de fidelidade.
Segundo o texto do Pentateuco, Melquisedeque foi o rei da cidade de Salém (que significa "paz"), a qual se acredita ter sido a cidade posteriormente conhecida por Jerusalém. Melquisedeque teria tido importância no direcionamento de Abraão.
Matusalém é um patriarca bíblico mencionado no livro de Gênesis, capítulo 5, entre os versículos 21 a 27, como parte da genealogia que liga Adão a Noé.
Ananias morreu no mesmo instante, e como resultado, todos os que viram e ouviram o acontecido ficaram com medo. Três horas mais tarde, sua esposa disse a mesma mentira e sofreu o mesmo destino.
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No Antigo Testamento, o dízimo se apresenta como um costume antigo, já no livro de Gênesis, Abraão entrega o dízimo a Melquisedec (Gn 14,18-20), com a libertação do Egito e a legislação do Sinai, o dizimo se torna uma instituição legal com Moisés, necessária para o sustento e manutenção do templo.
Dentro da tradição judaico-cristã a palavra dízimo (com origem no termo latino decimus, que significa a décima parte de um determinado valor) é um tributo previsto no Antigo Testamento, que era pago voluntariamente como forma, principalmente, de manutenção do clero e de apoio aos pobres.
De acordo com o Antigo Testamento, o dízimo surgiu com a Lei de Moisés, que previa o pagamento obrigatório de 10% dos rendimentos dos fiéis - seja em forma de bens, mantimentos ou produtos agrícolas – para auxiliar órfãos, viúvas e pobres, além de manter a tribo de Levi e os sacerdotes, já que os mesmos não podiam ...
A Igreja Católica institucionalizou a cobrança no Concílio de Macon, em 585, estabelecendo a quantia de 10% das posses dos fiéis. Mas foi Carlos Magno, rei dos francos, que expandiu a prática: conforme alargava seu império no século 9, difundia a cobrança nas regiões conquistadas.
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