A válvula quebra vácuo é usada para eliminar o vácuo existente quando se tem uma pressão interna menor que a pressão atmosférica, de maneira a evitar que surjam problemas nos tanques, ou em qualquer outro equipamento, como rachaduras ou mesmo o colapso de todo o sistema.
O funcionamento da válvula quebra vácuo para tanques é relativamente simples. Quando há excesso de pressão no tanque, uma espécie de obturador é levantado, quando a pressâo ultrapassa a pressâo da mola de alívio, liberando o fluxo para a atmosfera, e depois fechando novamente.
O quebra vácuo oferece proteção ao seu processo e equipamentos, evitando a formação de vácuo. Ele facilita a entrada de ar quando a pressão for negativa, tanto em equipamentos quanto em linhas de vapor.
O objetivo principal de uma válvula de segurança é a proteção da vida, equipamentos e meio ambiente. Uma válvula de segurança é projetada para abrir e aliviar o excesso de pressão dos vasos ou equipamentos,e para reassentar e evitar a liberação de fluido após a restauração das condições normais.
Também conhecida como PSV (do inglês Pressure Safety Valve), a válvula de segurança e de alívio são dispositivos automáticos que limitam o grau de pressão interna dos equipamentos. Em caso de excesso ela se abre automaticamente (POP), liberando fluidos, até que a pressão seja normalizada.
15 curiosidades que você vai gostar
A função da válvula de segurança e alívio é atenuar o excesso de pressão de operação acima do limite estabelecido no projeto do equipamento (o qual a válvula tem como função proteger). A peça costuma ser instalada em caldeiras ou vasos de pressão e em tubulações, nos processos industriais.
Uma válvula de segurança é projetada para abrir e aliviar o excesso de pressão de vasos ou equipamentos e para religar e evitar a liberação adicional de fluido após as condições normais terem sido restauradas.
A válvula de segurança é aplicada quando o fluido é capaz de diminuir o volume sob compressão, como vapores e gases que possibilitam uma abertura e liberação imediata na pressão. As válvulas de alívio são utilizadas em sistemas de tubulações ou em vasos de pressão, que podem armazenar ou deslocam fluidos líquidos.
Para dimensionar as válvulas com fluidos bifásicos, por exemplo, a norma da 7ª Edição da API 520 se baseia na soma das áreas requeridas, calculadas individualmente, para a fração vapor e líquida que atravessam o orifício.
Válvula de alívio de segurança balanceada -Uma válvula balanceada incorpora um meio de minimizar o efeito da contrapressão nas características operacionais da válvula. Válvula de alívio de pressão operada por piloto -O principal dispositivo de alívio é combinado , e é controlado por um dispositivo de alívio de pressão.
O coeficiente de vazão é um fator de projeto que relaciona a queda de pressão (ΔP) através da válvula com a taxa de vazão (Q). O CV é diretamente proporcional a vazão do fluido pela válvula.
A calibração de válvulas de segurança deve ser feita por uma empresa especializada e pode ser realizada in loco. Normalmente, o prazo entre uma calibração e outra é de 12 meses e este período pode ser reduzido caso haja uma falha no sistema e uma manutenção corretiva seja necessária.
Para execução de regulagem de válvulas de alívio o executante deve dispor de chave de fenda para aumentar ou diminuir a tensão da mola (pressão de regulagem) através do parafuso de ajuste e um sistema como por exemplo uma bomba para gerar a pressões requeridas.
Coeficiente de vazão
O cálculo do valor Kv é feito segundo a DIN EN 60 534 na qual o valor é definido através da medição da água com uma perda de pressão aproximada de 1 bar e uma temperatura entre 5-30 bar de acordo com as diretivas VDE/VDI 2173. A unidade do resultado é dada em m3/h.
Formula Cálculo VazãoVazão [m³/h] = Volume*1000 [L] / (Tempo[s]*1/3600), simplificando chegamos em:Vazão [m³/h] = 3,6*Volume[L]/Tempo[s]
Para avaliação do pico de consumo caracterizado pela hora de maior consumo, calcula-se o valor do coeficiente da hora de maior consumo, denominado K2, dividindo-se o valor máximo da vazão horária pela vazão média do dia, equação 3.
Válvula de controle é composta de dois subprodutos, constituída de corpo (válvula) e atuador (pneumático ou elétrico), também existe o terceiro subproduto que pode ser anexada a válvula de controle que é o pocisionador eletropneumatico ou pneumático, que tem como função atuar a valvula proporcionalmente.
A válvula de segurança é um dispositivo que libera a saída do gás somente com a presença da chama no forno do fogão, ou seja, a válvula não permitirá que haja passagem de gás para o forno sem que alguém tenha acendido a chama.
A válvulas de segurança e alívio VS1200 é projetada para atender os mais diversos processos industriais, principalmente quando o assunto é autoclaves. Seu principal objetivo é proteger equipamentos e redes que operam com fluidos, como ar comprimido, vapor, gases e líquidos.
Sua função é manter o processo realizado por essas máquinas seguro, aliviando a pressão gerada, sendo, por isso, também chamada de válvula de alívio.
Como funciona? Quando a água passa por pressões elevadas, a pressão atua no diafragma dentro do regulador se fechando na área de fluxo. A área se fecha ao de apenas o suficiente para manter uma pressão e um fluxo definidos, conforme determinado pela resistência à compressão da mola.
Quais são as vitaminas do feijão preto?
Qual é a personalidade de um canhoto?
Qual é o lado negativo de Peixes?
Quantos heróis a Marvel tem no total?
Qual é a diferença entre vertigem e tontura?
Como anexar documentos no e-mail terra?
Como identificar zumbido no ouvido?
Quanto rende 100 milhões na poupança hoje?
Qual a importância das situações problemas no ensino-aprendizagem?
O que acontece se não operar catarata?
Como consultar a situação do benefício?
Como se caracteriza a pobreza na África?