Algumas espécies vivem nas regiões das Ilhas Malvinas e Galápagos. Os pinguins desempenham uma função muito importante no ecossistema em que vivem. Eles fazem parte de uma teia alimentar ajudando no controle de diferentes espécies e servindo de alimento para outros animais.
Os pinguins são excelentes nadadores. Nadando com a ajuda das asas e dos pés, podem atingir a velocidade de até 40km/h na água. Passam a maior parte da vida dentro da água, onde nadam sempre em bandos com centenas de pinguins e conseguem realizar todas suas funções vitais, até mesmo dormir.
O uso dos pinguins para alimento, no entanto, despertou uma ponta de arrependimento nos aventureiros: "São tão graciosos que sentíamos pesar e não podíamos olhá-los quando tivemos de arrancar suas plumas". Os pinguins, avistados e engolidos por navegadores do século 16, continuam habitando a Patagônia Atlântica.
A maioria das espécies de pinguins apresenta a coloração preta e branca, que ajuda na camuflagem. Esses animais servem de presa para focas, baleias, leões-marinhos e tubarões. Alimentam-se de pequenos peixes, crustáceos e moluscos, como lulas e polvos.
Os pinguins são bem adaptados à natação, pois possuem corpo alongado e asas modificadas em musculosas nadadeiras. Suas penas são mais curtas e ocorrem em maior número do que na maioria das aves, protegendo-os do frio e impedindo o contato da pele com a água.
34 curiosidades que você vai gostar
Os pinguins possuem penas que apresentam uma secreção de óleos que servem de impermeabilizantes contra as baixas temperaturas dos locais que vivem. As cores preta e branca auxiliam na camuflagem utilizada para driblar os predadores. O dorso preto, quando visto de cima, desaparece quando estão nadando em profundidade.
Quando estão na água, as penas juntam-se à pele, impermeabilizando-a. Se mesmo assim a sua temperatura estiver a baixar, estes pinguins nadam, andam ou tremem para conservar o calor corporal, e como são animais extremamente sociais, juntam-se em grupos ou colónias.
Os adultos se alimentam no mar, capturando zooplâncton, peixes pequenos e lulas, enquanto os filhotes são alimentados diretamente por regurgitação. Por sua vez, são vítimas da predação de orcas e focas-leopardo.
Da mesma forma que controlam diversas espécies, eles servem de alimento para outras como leões-marinhos, focas-leopardos e orcas. Além disso, eles precisam driblar os predadores. Para isso, eles possuem grande habilidade de natação e camuflagem.
Que órgão órgãos definem o que é patrimônio?
Quais exercícios aeróbicos para fazer em casa?
Como legalizar um papagaio 2021?
Quais os tipos de esportes adaptados?
O que é pressão atmosférica e qual a relação dela com a altitude?
Como Pagar uma DARF pelo celular?
Precisa recolher taxa de mandato TJSP?
Como deve ser o primeiro dia de aula de um professor?
O que é conceito de saúde e doença?
O que caracteriza abandono do filho?
O que é uma conferência jovem?