Ele é responsável por guardar o disco de embreagem e pressioná-lo contra o volante do motor. Por estarem fixados, volante e platô giram juntos. No entanto, é este último que permite a realização da desembreagem, o desacoplamento da caixa de câmbio com o motor.
Esse movimento é feito pelo platô que funciona como um pistão aliviando a pressão do disco na hora da troca de marcha. Quando soltamos o pé da embreagem, o platô volta a exercer essa pressão ao disco, acoplando-o novamente ao volante do motor.
Platô – Também fica entre a caixa de câmbio e o motor. Ele empurra o disco de embreagem e tem a função de enviar a força do motor para as rodas. Se ele está com problema, o motorista sente o pedal pesado e tem dificuldade para engatar as marchas.
Platô, do francês plateau, remete a planalto, ou seja, algo plano e elevado. Vamos entender melhor sobre isso? Imagine que você está caminhando por um morro inclinado e, de repente, chega ao final da subida e encontra um terreno reto e continua assim por um bom tempo até começar uma descida.
O platô de embreagem vai fixado ao volante pressionando o disco e é acionado pelo mancal. É através do platô que se interrompe a transmissão de torque do motor para possibilitar o engate das marchas e, posteriormente, restabelecer a transmissão de torque pressionando o disco contra o volante do motor.
Sintomas de uma embreagem queimada
Outra função do disco de embreagem é a de amortecedor. Assim, ele diminui os ruídos e também o desgaste na transmissão do veículo.
A primeira delas, para evitar o desgaste prematuro do disco de embreagem, é soltar o pedal da embreagem suavemente após engatar a primeira marcha – em média a partir de uma rotação de cerca de 2 mil rpm.
Já ao soltar o pedal, o platô pressiona o disco de embreagem contra o volante do motor, fechando o mecanismo e garantindo a suavidade na saída da inércia do veículo. Já o disco de embreagem é fixado sobre o eixo piloto da transmissão e responsável por interligar o motor, o câmbio e o platô.
A embreagem fica entre o volante do motor e a caixa de câmbio. Ela é composta por três peças principais: o disco, o platô e o rolamento. Como funciona a embreagem?