GRAMOXONE 200 é um herbicida para aplicações em pós-emergência das plantas infestantes, com ação não-sistêmica (ação de contato).
Para preparo da calda de aplicação, adicionar a quantidade recomendada de GRAMOXONE 200 no pulverizador, já contendo água – ao menos, metade do volume de água do pulverizador. Agitar e adicionar o espalhante adesivo aniônico/não-iônico na dose de 50 a 100 mililitros (ml) para cada 100 litros de solução.
O Paraquat é um herbicida com uso agrícola autorizado para aplicação em pós-emergência de plantas infestantes e como dessecante em diversas culturas, incluindo algodão, milho e soja.
Proibição no Brasil
Segundo a Anvisa, os riscos decorrentes da utilização do produto poderiam ser a mutagenicidade e a doença de Parkinson. Mas restringem-se aos trabalhadores que manipulam o produto, a população em geral não está suscetível à exposição pelo consumo de alimentos.
Atualmente um litro do insumo custa mais de R$ 100,00 enquanto na safra passada era encontrado por cerca de R$ 30,00. Além do custo mais elevado ao sojicultor, o risco de perder a produção e a qualidade dos grãos também é do país, com perda de divisas nas exportações.
36 curiosidades que você vai gostar
Herbicidas alternativos ao Paraquat para dessecar sojaDiquat na dose de 2 L/ha;Saflufenacil na dose de 70 g/ha a 140 g/ha + adjuvante não iônico;Glufosinato na dose de 2 L/ha + óleo;Flumioxazin na dose de 50 g/ha.
Com o mesmo modo de ação do paraquat, acaba restando apenas o diquat, que é o ingrediente ativo que atua da mesma foram que o paraquat nos cultivos, principalmente de soja. Nesse modo de ação, é a única alternativa semelhante, mas a grande questão é o custo, pois a diferença é bem significativa.
Por se tratar de um defensivo agrícola, não é recomendado que seja feita mistura com outros produtos. Normalmente misturas com inseticidas, fungicidas, fertilizantes, adjuvantes e redutores de pH apresentam anormalidades que podem comprometer a eficácia do produto e aumentar, em alguns casos, os níveis de fitotoxidez.
POQUER é um herbicida graminicida, sistêmico, altamente seletivo para as culturas de algodão, alho, arroz irrigado, batata, café, canola, cebola, cenoura, feijão, fumo, girassol, maçã, mandioca, melancia, soja, tomate e uva.
O Paraquat é um herbicida de contato não seletivo com função de combater plantas daninhas, que atua mediante mecanismos de indução do estresse oxidativo pela produção aumentada de radicais livres associados à depleção dos sistemas antioxidantes do organismo.
Os herbicidas de contato atuam próximo ou no local onde são absorvidos nas plantas. Alguns exemplos de herbicidas de contato são: diquat, paraquat e lactofen. Já um herbicida sistêmico é aquele que se movimenta, se transloca no interior da planta, pelo xilema ou floema, ou por ambos.
Já nas aplicações em pós-emergência, utiliza-se 250 l/ha. Para as dessecações, os volumes variam de 150 a 300 l/ha.
ROUNDUP® WG, aplicado no período adequado e conforme a recomendação, controlará as plantas infestantes com uma única aplicação. No caso específico da Trapoeraba, seguir a recomendação detalhada no Quadro I. Para a eliminação da soqueira da cana-de-açúcar, recomenda-se a aplicação de 2,5 a 3,0 kg p.c./ha.
Paraquat, cujo nome comercial é Gramoxone 200 e a nomenclatura conforme a IUPAC é 1,1 -dimetil-4,4 -bipiridina-dicloreto é um viológeno. É um composto quartenário do amônio utilizado como herbicida e altamente perigoso para os humanos, caso ingerido.
Usar a dose de 0,8 L/ha em pré-plantio (dessecação), e, 0,6 L/ha em pós-emergência da soja, quando o rebrote do capim-amargoso atingir no máximo 20 a 30 cm de altura. Adicionar 0,5% v/v de adjuvante a base de óleo mineral emulsionável.
SELECT 240 EC deve ser emulsionado em água e aplicado em pulverização uniforme da parte aérea das plantas daninhas.
A fórmula encontrada por ele mostra que o ideal é o acréscimo de 15 gramas de sulfato de amônio por litro de calda de glifosato. Muitos produtores usam apenas a ureia na calda (cinco gramas por litro), que, apesar de também funcionar, torna a adição mais cara.
Portanto, é possível que a mistura com os fungicidas, caso haja uma elevação excessiva de pH, prejudique o controle das plantas daninhas. Da mesma forma, caso o glifosato reduza o pH da solução, pode haver certos prejuízos no controle das doenças.
Uma mistura que tem sido bastante utilizada é a de 2,4-D com glifosato, em aplicação de dessecação pré-plantio.
Finale® - Herbicida Glufosinato de Amônio
Pensando no equilíbrio entre eficácia deste controle e a velocidade de ação apresentamos o Finale®, herbicida multicultura. Este produto contém Glufosinato de Amônio, um herbicida de contato, não-seletivo que possui um amplo espectro de controle sobre as plantas daninhas.
Batata, Feijão e Soja: REGLONE deve ser aplicado em área total, com o uso de pulverizador costal, pulverizador de barra tratorizado ou via pulverização aérea. Café, Citros e Duboisia: REGLONE deve ser aplicado nas entrelinhas das culturas com o uso de pulverizador costal ou pulverizador de barra tratorizado.
Dentre as opções registradas para a dessecação da cultura da soja, temos o Diquat e o Glufosinato de amônio, ambos herbicidas não seletivos que podem ser utilizados para essa finalidade.
Os ativos mais utilizados e registrados para dessecação de soja RR são: paraquat, diquat e glufosinato de amônio, presentes em diversas marcas comerciais (Tabela 1). A aplicação destes produtos para dessecar a soja, representa acréscimo no custo de produção.
Dentre os citados, o herbicida mais utilizado para o manejo de dessecação da soja para colheita é o Paraquat. Isso porque sua ação é rápida e não deixa resíduos no grão ou prejudica os atributos fisiológicos da semente (PLACIDO, 2019).
O que uma secretaria administrativa faz?
Como se escreve a palavra assegurarmos?
Qual clássico da sociologia nos referimos?
Quando se comemora nossa senhora desatadora dos nós?
A qual grupo social pertenciam os líderes da revolução haitiana?
Quem eram os bandeirantes e o que queriam?
O significado da palavra divertiam?