Dispositivos de expansão são os componentes do sistema de refrigeração que têm por finalidades provocar a perda de pressão do refrigerante, que é acompanhada de um decréscimo de temperatura, desde a pressão de condensação até a pressão de evaporação e dosar a vazão de refrigerante que circula no evaporador.
O dispositivo de expansão está instalado entre a saída do condensador e a entrada do evaporador. ... permite que o refrigerante líquido entre no evaporador numa vazão compatível com a velocidade que ele evapora; proporciona uma queda de pressão e temperatura, separando o lado de alta pressão do de baixa do sistema.
A diferença é que o tubo capilar não controla o superaquecimento do evaporador. Seu delta P é fixo e, quando o sistema desliga, geralmente ele demora para dar a equalização das pressões. Com isso, compressores de baixo torque não conseguem partir. Se for selecionado incorretamente, deve ser substituído.
A válvula é composta por um bulbo que funciona como um sensor de temperatura controlando sua abertura. Dentro do bulbo tem um gás parecido com o fluido refrigerante que aumenta a pressão com o aumento do superaquecimento. Fazendo com que a válvula se abra aumentando o fluxo de refrigerante.
O Tubo Capilar de 0,64cm para Ar Condicionado é responsável por diminuir a pressão do vapor do fluido dentro do sistema de refrigeração do eletrodoméstico.
23 curiosidades que você vai gostar
Sua função, basicamente, é reduzir a pressão do fluido refrigerante no estado líquido, separando os lados de baixa e alta.
O tubo capilar é uma peça fina de tubulação que serve como um dispositivo de expansão. O refrigerante líquido é encaminhado através do tubo capilar e pulverizado no ambiente de baixa pressão do evaporador. ... Se ele percebe que está muito quente, ele liga o compressor e recomeça o processo de refrigeração.
Quando emperra e fica aberta, ela deixa passar muito fluido de refrigeração, havendo uma queda no lado de alta pressão. Caso isso esteja acontecendo, uma medição inferior a 200 psi nesse lado é exibida no manômetro. Quando ela emperra e fica fechada, uma medição maior do que o normal será mostrada.
Sintomas de problemas na válvula
No momento em que parar de soprar, você vai observar que o ar estará mais frio dentro do carro. Quem causa esse barulho (que na verdade é a expansão do gás) é a válvula.