Você já se perguntou para que serve o casco da tartaruga? Essa parte do corpo do animalzinho é como um escudo protetor, que impede danos aos órgãos internos em caso de ataque dos predadores.
O casco tem duas camadas. Por baixo é osso, feito de cálcio, parecido com o humano. Por cima, existem placas de um tecido semelhante ao da nossa unha, só que muitíssimo mais duro. São elas que compõem aquelas figuras coloridas que adornam a carapaça.
O casco das tartarugas é formado pela carapaça (dorsal) e plastrão (ventral).
É interessante ressaltar que eles não podem retirar o casco como nos desenhos animado, justamente por se tratar de uma estrutura que faz parte do corpo, assim como nossa pele, nossos cabelos, e unhas.
Vários materiais podem ser empregados no reparo do casco: fibra de vidro, resina de epóxi, resinas coloridas de poliéster, acrílicos dentais, fita de acetato de celulose associado ao adesivo tecidual cianoacrilato, cintas plásticas, fios de sutura associados a furos no casco ou parafusos, pomada de subgalato de bismuto ...
O casco das tartarugas é formado pela carapaça (a parte superior) e o plastrão (a parte inferior), e é originado pela fusão de elementos ósseos desses animais. As costelas são expandidas e fusionadas, assim como a coluna vertebral. Além disso, há a formação de ossos dérmicos que recobrem essa estrutura.
Os detalhes de seus ossos revelam que esse recolhimento seria apenas parcial, o que elimina a possibilidade de que ele servisse para proteger a cabeça do bicho – essa parte crucial do corpo continuaria para fora de qualquer jeito.
Nos tigres d'água e nos jabutis, a fratura de plastrão (parte de baixo do casco) e de carapaça são muito frequentes. ... Isso causa muita dor e sofrimento ao animalzinho e o tratamento precisa ser feito o mais breve possível, pois com a carapaça quebrada, o osso dele fica exposto e o risco de inflamações é enorme.
A tartaruga é um animal que se alimenta conforme surge uma oportunidade na natureza, pois ela nunca sabe quando fará a próxima refeição. Às vezes, quando o réptil percebe a presença do dono, se aproxima com a boca aberta, pois o associa ao alimento. Não fuja do cronograma para não dar muita comida e causar um mal ao animal.
Por outro lado, se a tartaruga está descascando demais, é possível que haja algo de errado com o aquário ou que ela esteja doente. Neste caso, agende uma consulta com um veterinário. Use uma banheirinha para o bichinho. As tartarugas podem transmitir a salmonela, que é bastante perigosa para seres humanos.
Ao contrário do que os desenhos animados vivem mostrando, as tartarugas não conseguem se despir de seu casco, pois ele fica fundido ao resto do corpo. Quando o animal cresce, novas camadas de queratina são depositadas, e o casco também aumenta de tamanho.
A bactéria é muito resistente a desinfetantes, portanto, evite a contaminação comprando um recipiente somente para higienizar a sua tartaruga. Um balde de plástico ou uma banheira pequena são ótimas opções, desde que sejam grandes o suficiente para acomodar o animal.