Um cadinho (ver figura 1) é um pequeno recipiente, com forma de pote, que é utilizado para aquecer sólidos a temperaturas bastante elevadas. Estes podem ser feitos de metal ou de cerâmica mas nos laboratórios é mais comum encontrarem-se cadinhos de carâmica, especialmente de porcelana.
Sua principal utilização mais rotineira é para o aquecimento de sólidos a temperaturas elevadas em forno Mufla tipo LGI-SX2-4-10, embora possa ter diferentes aplicações em um ambiente laboratorial.
O cadinho fundição é uma peça utilizada como recipiente no processo de fundição de materiais em alta temperatura.
Cadinho de porcelana – utilizado para aquecer e fundir sólidos a temperaturas elevadas. ... Almofariz e pistilo – serve para triturar substâncias sólidas. Também pode ser encontrado em vidro. Triângulo de porcelana – usado como suporte para cadinhos quando são aquecidos diretamente na chama.
Um triângulo de porcelana é um utensílio destinado a suportar cadinhos em aquecimento e consiste numa estrutura metálica triangular revestida por material cerâmico (tubos de sílica ou de porcelana). Este triângulo de porcelana é assente num tripé ou noutro utensílio de sustentação equivalente.
28 curiosidades que você vai gostar
Anel ou argola
Suporte confeccionado em metal que sustenta o funil. Fica preso à uma haste no Suporte Universal.
Ele serve para a troca de substâncias líquidas que podem ser carregadas em vidro, sendo um equipamento muito útil para se carregar um grande número de substâncias diferentes, o que auxilia na sua popularização como um equipamento importante na vida das pessoas que trabalham nesse meio.
Almofariz e Pistilo são utensílios de laboratório que servem para moer pequenas quantidades de amostras, utilizado em laboratórios químicos, farmácias de manipulação e pesquisas. ... Acessórios de laboratório em porcelana são muito procurados, pois a porcelana para laboratório é um produto de alta resistência.
Equipamentos graduados são aqueles com várias marcações de volume,porém não são tão precisos. Já os volumétricos marcam apenas um único volume, com maior precisão e rigorosidade. Exemplos graduados: pipeta graduada, béquer e bureta. Exemplos volumétricos: pipeta volumétrica, balão volumétrico.
Uso: pós barba, pós-sol, pós depilação, pós- amamentação.
O cadinho de porcelana é um pequeno recipiente de forma que se assemelha muito a de um pote, e sua principal utilização é para o aquecimento de sólidos a temperaturas realmente elevadas, embora possa ter diferentes aplicações em um ambiente laboratorial.
O cadinho pode ser fabricado em vários materiais, refratários ou não, de natureza metálica, como ferro, chumbo, platina ou titânio, ou então cerâmica, como carbeto de silício ou alumina.
Como fazer um cadinho de argila grafiteStep 1. Misture sua argila de grafite. ... Step 2. Dê a forma de cadinho à argila usando uma roda de oleiro ou fazendo o formato com as suas mãos. ... Step 3. Esquente o cadinho por 7 horas em 1150 graus celsius e deixe-o esfriar durante a noite. ... Step 4.
Um cadinho (ver figura 1) é um pequeno recipiente, com forma de pote, que é utilizado para aquecer sólidos a temperaturas bastante elevadas. Estes podem ser feitos de metal ou de cerâmica mas nos laboratórios é mais comum encontrarem-se cadinhos de carâmica, especialmente de porcelana.
Pinça de madeira: utilizada para segurar tubos de ensaio. Suporte para tubos de ensaio: utilizado para sustentação de tubos de ensaio.
Utilização do dessecador
A principal função do dessecador é a diminuição da umidade de algum produto. Dentro do dessecador utiliza-se normalmente a sílica gel. O dessecador possui uma tampa que forma um vácuo, a sílica gel absorve a umidade da amostra até o ponto de saturação.
Nos equipamentos graduados possuem uma escala de medição de volume variável, nos volumétricos, a indicação do volume fixo é determinado por um traço. Exemplos: Volumétricos:Pipeta, Balão, Proveta; Graduadas: Pipeta, Proveta, Becker.
No caso da pipeta graduada, para realizar a captura de uma quantidade exata é preciso sugar e soltar aos poucos, até que se alcance a quantidade desejada. ... Já em pipetas volumétricas, a medida é marcada por uma linha.
Análise Bromatológica– Análise de umidade: é realizada por diferença de peso após 24 horas na estufa;– Análise de minerais: é utilizado o método de incineração que é o principal meio de determinar a presença de sódio;– Análise de fibras: realizada pelo método enzímico-gravimétrico;
Funil é um objeto ou utensílio cônico destinado a transferências de líquido ou substâncias em pó de um recipiente para outro.
Pilão é o nome frequentemente utilizado na África de língua portuguesa (e também no Brasil) para designar o almofariz. É uma peça essencial para a alimentação, utilizada para moer (pilar) os alimentos, em geral o milho, o sorgo, o amendoim, o caju, ou mesmo a mandioca.
São exemplos desse tipo de vidraria: pipetas volumétricas, pipetas graduadas, provetas graduadas, buretas, picnômetros, dentre outros. Vidrarias volumétricas não podem ser aquecidas sob o risco de serem descalibradas.
Béquer: utilizado para dissolver uma substância em outra, preparar soluções em geral, aquecer líquidos, dissolver substâncias sólidas e realizar reações.
O Becker Química atua em reações envolvendo soluções, dissolução de substâncias, reações de precipitação e aquecimento de líquidos. O Becker Química também pode ser aquecido por meio da utilização de uma tela de amianto.
Erlenmeyer. Utilizado para preparar soluções, armazená-las e realizar experimentos que necessitem de aquecimento.
Como saber se vou ter estrias?
Quando o ser humano só pensa em si mesmo?
Como saber se vou ser bem sucedido?
Quanto equivale 46 INPM em gl?
Quais financeiras são autorizadas pelo Banco Central?
O que são estrelas e como elas geram energia como percebemos a energia liberada pelo Sol?
Como fazer o Caepf passo a passo?
Como ter raciocínio rápido no futebol?
Como mudar veículo de aluguel para particular?
Como perder 5 centímetros de barriga em uma semana?
Como pegar uma lagartixa com a mão?
Como faço para solicitar meu diploma na Faculdade Anhanguera?
Como percebemos o inconsciente Segundo Freud?