Qual a função do alternador de um veículo? A máquina também serve para alimentar os equipamentos elétricos instalados no carro, além do sistema de ignição eletrônica quando o motor estiver em funcionamento. O alternador trabalha movido a uma correia e necessita de uma rotação que varia de modelo para modelo.
Com a oscilação de rotação, veja se a voltagem fica entre 13 e 14,5 volts. Se oscilar junto entre esses dois níveis, o alternador está funcionando corretamente e não há nenhum problema com o mesmo, indicando que a falha no fornecimento de energia pode estar com a bateria.
De qualquer maneira a queima pode ocorrer por sobrecarga elétrica ou térmica decorrentes do excesso de consumo, da falta de ventilação, irradiação inadequada de calor no local da instalação, componentes defeituosos no alternador ou no sistema elétrico.
Alternador – Sua vida útil é de cerca de 200.000 km. Em alguns casos, e dependendo da falha apresentada, o problema pode ser resolvido sem a necessidade de trocar o alternador inteiro.
O alternador funciona junto do motor principal, através da correia auxiliar (correia poli-V) que gera energia mecânica, passando essa energia para o alternador. A partir dai o alternador consegue carregar a bateria do carro e alimentar todos os componentes do veículo. ...
42 curiosidades que você vai gostar
Normalmente, em um veículo sem ar condicionado, o alternador gera 50 Ah (50 ampéres por hora) e normalmente utiliza uma bateria de 45A. Já um veículo que utiliza ar condicionado o alternador utilizado é de 70Ah (70 amperes por hora).
Esse componente do sistema elétrico do automóvel é acionado por uma correia ligada ao motor, assim ele gera corrente alternada que é transformada em corrente contínua. A energia gerada pelo alternador serve para carregar a bateria e alimentar o sistema elétrico com o motor em funcionamento.
Cuidados com a correia do alternador
Por isso, é fundamental fazer a manutenção preventiva periódica e trocar a correia do alternador dentro do intervalo de tempo recomendado pelo fabricante do veículo. Em geral, recomenda-se a troca da correia do alternador a cada 20 mil quilômetros rodados.
Principais sintomas de problema no alternador
Qualquer problema no alternador pode facilmente ser confundido com bateria fraca. ... dificuldade em dar a partida no motor: o alternador também pode provocar esse sintoma. Sem a voltagem correta, o motor de arranque não é acionado e, por isso, fica complicado ligar o carro.
Em média, sob condições ideais, o motor de arranque pode durar até 50 mil quilômetros. Em contrapartida ao pouco uso, o motor de arranque é a peça que mais consome eletricidade da bateria.
Trocar todo o conjunto custa cerca de R$ 400. Outro defeito frequente é no regulador de tensão. “Quando o problema é nessa peça, o sistema se sobrecarrega e as lâmpadas começam a queimar”, diz Sérgio Torigoe, da Auto Elétrica Torigoe (2097-8440), na zona leste. Ele cobra a partir de R$ 180 para trocar esse dispositivo.
A queima recorrente de regulador/retificador, geralmednte está associada a uma limitação da bateria. ... Se isso ocorrer o regulador, que na verdade limita a voltagem pelo aumento ou diminuição da corrente quando necessário chega ao seu limite porque a bateria não consegue acumular a energia na corrente normal de carga.
Alguns dos problemas mais comuns são: O carro não conseguir dar partida, bateria descarregada, chiado intenso na correia da serpentina, a luz da bateria ligada e etc. Outro defeito comum é no próprio regulador. Com um multímetro e o motor ligado, mede-se a carga do alternador na bateria.
Contato com água e óleo podem gerar curto à peça
O alternador pode sofrer com problemas de outras peças. Por exemplo, a ruptura de uma mangueira de líquido de arrefecimento ou mesmo o contato com óleo podem ser agentes geradores de atrito ou de curto circuito, o que queima a peça!
Fique atento aos sinais de problemas
O motor de partida não aciona ou gira muito devagar;
Você ouve um estalo quando o motor de partida funciona;
Aparecem ruídos estranhos ao ligar o motor de partida;
O motor de partida aciona, mas o motor a combustão não.
Mau funcionamento do dínamo, ou alternador, poderá ser identificado utilizando-se o instrumento denominado lâmpada de ponto. 04. Normalmente a luz do painel de instrumentos indicadora da pressão do óleo do motor acende-se com a ignição ligada, apagando-se logo que o motor entra em funcionamento.
Basicamente transformar um alternador automotivo em gerador de energia elétrica passa por retirar o núcleo do rotor do alternador e colocar em seu lugar imãs que irão aumentar a eficiência do sistema de geração de energia elétrica do alternador.
Também conhecido como “regulador de tensão”, o regulador de voltagem do alternador tem como função ajustar a tensão de saída para uma voltagem aceitável na bateria. Esse ajuste deve ser superior a um nível entre 10 e 15% da sua tensão nominal. Ou seja, entre 13,5 e 14,5 volts.
O alternador faz parte do sistema elétrico do veículo. Sua função é aproveitar o movimento do motor para gerar energia elétrica necessária para recarregar a bateria do carro e prover energia para que os equipamentos elétricos do carro funcionem normalmente quando o motor está funcionando.
De maneira geral, uma bateria em boas condições num carro desligado tem voltagem entre 12,4 e 12,9 volts e entre 13,7 a 14,8 volts quando o carro estiver ligado. Em casos de descarregamento por causa de esquecimento de itens eletrônicos ligados, como lâmpadas e faróis, uma simples recarga pode resolver o problema.
Componentes dum Alternador
O estator tem como função criar corrente eléctrica. ...
A placa rectificadora, também conhecido por placa de diodos, transforma a corrente alternada que é produzida pelo alternador em corrente continua. ...
Os rolamentos facilitam a rotação do rotor diminuindo o atrito.
O aparelho capaz de transformar uma energia qualquer, em energia mecânica é chamado de:MOTOR A energia mecânica necessária para movimentar um veículo é gerada pelo (a): MOTOR. 19.
Regulador de Voltagem
O mecânico pode medir a carga do alternador na bateria com um multímetro. Quando ela está acima de 15 volts, provavelmente o regulador de tensão está com defeito.
Fixado junto ao alternador, o regulador de voltagem é um dispositivo eletro-mecânico que tem como função ajustar a tensão de saída de energia do alternador para a bateria, a fim de repor a carga que esta fornece para o funcionamento do carro e de outros componentes elétricos.
Ligue a moto. A tensão da bateria, em marcha lenta, deve ser de, no mínimo, 13Vcc. E, em aceleração, não pode ultrapassar os 14,95Vcc. Assim você terá a certeza de que o retificador da sua moto está funcionando perfeitamente.
Quantas doses para vacina giárdia?
Como formatar celular samsung galaxy?
Como fazer uma declaração de propriedade?
Quem foi o fundador do Rito Brasileiro?
Quem é hipertenso pode comer requeijão light?
Como se tornar um ator da Record?
Quais os testes que melhor indicam um diagnóstico precoce de insuficiência renal?
O que fazer com os amigos na praia?
Quantos blocos de 14 vai no metro quadrado?
Como transferir Pix para poupança?
Como acessar um servidor pelo celular?
O que é taxa de juros prefixada?
O que significa as cores da bandeira de São Sebastião do Passé?