O dióxido de nitrogênio é usado para produzir combustíveis de foguetes e explosivos. O óxido nitroso é emitido durante as atividades agrícolas e industriais e durante a combustão de combustíveis fósseis e resíduos sólidos. Além disso, é usado como anestésico.
O composto aumenta a sensibilidade à asma e à bronquite, principalmente em crianças, idosos e grupos de risco (pessoas com problemas respiratórios), além de ser irritante para os pulmões e diminuir a resistência a infecções respiratórias.
Óxido nítrico (NO)
Gás tóxico e incolor, o óxido nítrico tende a se oxidar na atmosfera, formando o dióxido de nitrogênio (NO2).
Os óxidos de nitrogênio, e em particular o dióxido de nitrogênio, são gases nocivos para o sistema respiratório, emitidos em maior quantidade pelos motores a diesel do que pelos a gasolina. ... Além disso, esses gases aumentam a frequência e a intensidade das crises de asma e pode favorecer doenças pulmonares nas crianças.
O NO2 existe naturalmente na atmosfera, mas em quantidades mínimas, liberadas como parte da troca de nitrogênio entre a terra e o ar.
32 curiosidades que você vai gostar
A emissão de óxido nitroso pelo esgoto pode ocorrer por meio da transformação química e biológica durante seu tratamento ou por meio de bactérias presentes em afluentes, que transformam nitrogênio em N2O.
O dióxido de enxofre é um gás incolor, classificado como um óxido, emitido a partir da queima de combustíveis fósseis e um dos responsáveis pela chuva ácida.
Irritação na garganta (com presença de ardor e desconforto); Problemas respiratórios, com agravamento de enfisema pulmonar e bronquite; Desenvolvimento de problemas pulmonares e cardiovasculares; Desenvolvimento de cardiopatias (doenças do coração);
Efeitos na saúde humana e no ambiente
Concentrações elevadas podem causar sintomas como dores de cabeça, tonturas e fadiga. Concentrações elevadas podem provocar problemas do foro respiratório, principalmente em crianças, tais como asma ou tosse convulsa.
Onde as partículas mais grossas ficam retidas no nariz e garganta, provocam incomodo, irritação nos olhos, narinas, além de facilitar a instalação de doenças no organismo como: Gripe, renite alérgica, bronquite alérgica a poeira e asma.
Óxido nitroso - N2O - Compostos Químicos - InfoEscola.
O óxido de cobre(I) ou óxido cuproso (Cu2O).
O gás nitrogênio da atmosfera pode reagir com o gás oxigênio do ar formando óxidos de nitrogênio (NOX), principalmente o NO2.
Em concentrações altas, pode provocar efeitos mais severos, como queimaduras, problemas cardíacos, dificuldades na respiração, ocasionando inflamação aguda no sistema respiratório.
Poluentes atmosféricos são gases e partículas sólidas (poeiras, pós e fumos) resultantes das atividades humanas e de fenômenos naturais dispersos no ar atmosférico.
Alguns efeitos nocivos da degradação ambiental para a nossa saúde são mais perceptíveis, como a poluição do ar nos centros urbanos, a falta de tratamento de esgotos e áreas contaminadas por produtos químicos, mas há outras maneiras dessa degradação afetar a saúde humana.
PODE CAUSAR IRRITAÇÕES NA PELE E TRATO RESPIRATÓRIO. EFEITOS POTENCIAIS PARA A SAÚDE: Por inalação: A inalação do enxofre pode provocar irritação das membranas das vias aéreas, com inflamação e secreção catarral da mucosa nasal, traqueobronquite, tosse com expectoração e dificuldade para respirar.
Fogo O enxofre pega fogo no ar acima do seu ponto de auto- ignição, formando gases muito tóxicos, que são os óxidos de enxofre. A poeira de enxofre no ar pode pegar fogo facilmente, em concentração dentro de seus limites de explosividade e na presença de fonte de ignição.
Na realidade, o enxofre não aparece de forma isolada na atmosfera, mas sim formando compostos, entre os quais os mais importantes compreendem espécies tais como: COS, CS2, (CH3)2S, H2S, SO2 e SO42-.
O metano e outros gases podem ser produzidos quando o esterco animal é manuseado em condições anaeróbicas (sem oxigênio). Existem estudos realizados com o intuito de substituir o petróleo por esse gás, mas é preciso considerar que ele também polui o meio ambiente.
Significado de Óxido Nitroso [N2O]
O Óxido Nitroso [N2O] consiste numa substância incolor, atóxica e que não inflama em temperatura ambiente. Também é conhecido como gás hilariante ou gás do riso.
As principais fontes antropogênicas de emissão deste gás são a queima de combustíveis fósseis e as atividades industriais, tais como o refino do petróleo, indústria de cimento, metalurgia, enquanto que a atividade vulcânica é a principal fonte responsável pelas emissões naturais de SO2.
A nomenclatura dos óxidos oficial é feita escrevendo-se o prefixo que indica a quantidade de oxigênios, seguido de “óxido de” e o nome do outro elemento com o prefixo. Os óxidos são compostos formados por dois elementos diferentes, sendo que um deles é o oxigênio, que precisa ser o mais eletronegativo entre os dois.
A nomenclatura dos óxidos relaciona-se ao fato de eles serem iônicos ou moleculares. No caso dos iônicos, escreve-se óxido + de + cátion; em moleculares, acrescentam-se prefixos. Os óxidos são compostos inorgânicos formados por átomos de dois elementos diferentes, sendo que um deles é sempre o oxigênio.
Quais personagens morrem em Arrow?
Como ver quanto tempo passo no instagram?
O que aconteceu com o caubói do BBB?
Com quantas milhas compro uma passagem?
Qual a função do estator em um motor elétrico?
Quem tem direito ao auxílio Idoso?
Como configurar um servidor SQL Server?
Quanto tempo dura botox capilar?
Qual a primeira fase do planejamento estratégico?
O que significa o ato de soprar as velas?
Quais são as fases da floração?
Quais são os requisitos da tutela de evidência?
Qual o valor do cachê de Simone e Simaria?