A calcitonina é um hormônio produzido pela tireoide, cuja função é controlar a quantidade de cálcio que circula na corrente sanguínea, o que é feito ao impedir a reabsorção de cálcio dos ossos, diminuir a absorção de cálcio pelos intestinos e aumentar a excreção pelos rins.
A calcitonina diminui os níveis sanguíneos de cálcio e de fosfato inorgânico por ação sobre os ossos fundamentalmente, embora tenha também alguma ação sobre a função renal. No osso, a calcitonina inibe a desmineralização óssea, enquanto no rim, diminui a reabsorção de cálcio e fósforo nos túbulos.
Um valor de calcitonina após a administração de pentagastrina superior a 100pg/mL em qualquer tempo do teste é altamente sugestivo de presença de hiperplasia de células C ou de CMT. Valores máximos de calcitonina considerados normais para tal teste não devem ultrapassar 30 a 40pg/mL.
Sabe-se que a calcitonina atua diretamente nos osteoclastos, determinando uma diminuição da reabsorção óssea. Devido a essa propriedade, a calcitonina passou a ser utilizada em distúrbios caracterizados por aumento da reabsorção óssea.
A calcitonina tem como principal função regular a quantidade de cálcio que circula no sangue, pois atua diretamente na atividade dos osteoclastos, que são as células responsáveis pela destruição óssea. Assim, ao inibir a atividade dessas células, é possível prevenir o desenvolvimento da osteoporose, por exemplo.
35 curiosidades que você vai gostar
A calcitonina atua nos osteoclastos, diminuindo sua atividade e consequentemente, a reabsorção óssea.
A concentração elevada de calcitonina significa que está ocorrendo produção em excesso. Níveis significativamente elevados de calcitonina são bons indicadores da presença de hiperplasia de células-C e de carcinoma medular da tireoide.
A calcitonina diminui a reabsorção óssea osteoclástica. A dosagem de calcitonina encontra-se elevada no carcinoma medular de tireóide, em alguns pacientes com câncer de pulmão, mama ou pâncreas, nas pancreatites, tireoidites, falência renal, Síndrome de Zollinger-Ellison, anemia perniciosa, gestação e recém-natos.
Alguns dos exames mais pedidos pelo médico para identificar o câncer são:AFP. O que detecta: A alfafetoproteína (AFP) é uma proteína cuja dosagem pode ser solicitada para investigar tumores no estômago, intestino, ovários ou presença de metástases no fígado. ... MCA. ... BTA. ... PSA. ... CA 125. ... Calcitonina. ... Tireoglobulina. ... CEA.
A tireoide é uma glândula localizada no pescoço responsável pela produção dos hormônios T3 (triiodotironina) e o T4 (tiroxina), que regulam funções do organismo como os batimentos cardíacos, os movimentos intestinais, a capacidade de concentração do cérebro, a regulação dos ciclos menstruais e da respiração celular.
A calcitonina é um hormônio polipeptídico, secretado pelas células parafoliculares encontradas na tireóide, que apresenta como principal efeito a diminuição dos níveis séricos de cálcio e fosfato, devido a sua ação sobre os ossos e rins.
Elevação do nível de cálcio no sangue estimula a tireoide a secretar calcitonina. Esse hormônio promove a deposição de cálcio nos ossos e a eliminação de cálcio na urina, além de inibir a absorção desse material pelo intestino. Com isso, a taxa de cálcio no sangue diminui.
Para identificar o câncer podem ser solicitados pelo médico a realização da dosagem de marcadores tumorais, que são substâncias produzidas pelas células ou pelo próprio tumor, como o AFP e o PSA, que se encontram elevados no sangue na presença de determinados tipos de câncer.
Como identificar câncer pelo hemograma? O hemograma é capaz de captar sinais de irregularidades na quantidade de glóbulos vermelhos e de identificar células atípicas que circulam no sangue que possam indicar câncer.
A secreção de calcitonina e hormônio da paratireóide é determinada pelo nível de cálcio no sangue. Quando os níveis de cálcio no sangue aumentam, a calcitonina é secretada em quantidades maiores. Quando os níveis de cálcio no sangue diminuem, a quantidade de calcitonina secretada também diminui.
Os efeitos da calcitonina é o oposto ao do paratormônio (PTH), onde ela é responsável em diminuir a atividade dos osteoclastos, diminui a absorção de cálcio nos intestinos, concentração de cálcio no sangue, onde contribui na regulação da calcemia, inibi aumenta a fixação de cálcio nos ossos e diminui a reabsorção de ...
O antígeno carcinoembrionário (CEA) é uma proteína produzida pelas células que revestem o trato gastrointestinal do feto. Nos adultos também é produzida normalmente, mas em pequenas quantidades.
A presença de níveis elevados de cálcio pode ser causada por um problema nas glândulas paratireoides ou na dieta, câncer ou distúrbios que afetam os ossos. No início, a pessoa tem problemas digestivos, sente sede e pode urinar muito, mas se for grave, a hipercalcemia dá origem à confusão e acaba levando ao coma.
Responsável pela produção de hormônios reguladores do organismo — chamados T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina) —, quaisquer distúrbios na tireoide podem comprometer a saúde cardíaca, ciclos menstruais, capacidade de concentração, musculatura, intestino e humor.
o corpo precisa produzir os hormônios responsáveis pela atividade do tecido ósseo:- Hormônio de crescimento (somatotrofina): secretado pela hipófise, é responsável pelo crescimento dos ossos;- Calcitonina: produzida pela tireoide, inibe a atividade osteoclástica e acelera a absorção de cálcio pelos ossos;
Papel metabólico do tecido ósseo
O reservatório de cálcio também é influenciado por fatores hormonais (paratormônio e calcitonina). O paratormônio promove a reabsorção óssea e a excreção de fosfato pelo rim, aumentado assim os níveis de cálcio no sangue e diminuindo os de fosfato.
Esse hormônio tem efeito inverso ao da calcitonina, ou seja, libera cálcio dos ossos para o sangue, indiretamente estimula a absorção de cálcio pelo intestino e diretamente diminui sua eliminação pelos rins.
Os resultados do exame CA-125 indicam a quantidade de proteína CA-125 presente no sangue, podendo ser útil, especialmente, para o diagnóstico do câncer de ovário. As concentrações de CA-125 no sangue devem estar igual ou abaixo de 35 U/mL . Valores acima de 35 U/ml, podem indicar a presença de alguma doença.
O hormônio da paratireoide faz o seguinte: Estimula os ossos a liberarem cálcio no sangue.
O controle da secreção do PTH é feito pela concentração de íons cálcio presente no líquido extracelular, de modo que uma ligeira redução dos níveis deste elemento no sangue apresente capacidade de induzir sua secreção pelas glândulas paratireóides.
Como tirar mofo de roupa colorida com limão?
Como calcular comissão de venda de imóvel?
Quanto tempo leva para fazer um doutorado?
O que significa uma pessoa que tem luz?
O que é uma pessoa resolutiva?
Quais as organelas e suas funções?
Como saber para onde endereçar a petição?
Quanto mede o coração da baleia?
Quanto é pra trocar um volante?
Porque os jovens usam as redes sociais?
Quanto custa para reconhecer firma no cartório 2021?
Qual o aeroporto para São Miguel do Gostoso?
O que é melhor fazer amigos na vida real ou nas redes sociais?
Qual a lavoura mais lucrativa?
O que é o princípio da autonomia da vontade?
Qual palavra pode substituir também?