Por meio do processo conhecido como limagem, as limas endodônticas são introduzidas no canal radicular para modificá-lo de alguma forma. As limas endodônticas podem, por exemplo, alisar e retificar a curvatura dos canais radiculares, assim como retificar suas irregularidades ou alargá-los.
As limas mais utilizadas são: Tipo K, Hedströen, K Flex e Flexo-File. Existem muitas outras disponíveis no mercado, sendo que cada uma delas possui um “design” próprio. As limas tipo K também são conhecidas como Limas Tipo Kerr, nome de uma das industrias fabricantes de instrumentos endodônticos.
O que difere é apenas a marcação que existe no cabo. A referência da lima Kerr é um quadrado desenhado e na flex um triângulo. No caso da Hedstroem é um pouco mais fácil porque a parte ativa da lima parece um parafuso, embora em algumas tenham a identificação no cabo de um círculo ou vírgula.
Não há uma regra exacta para calcular o número de usos de cada lima. Porém para poder antecipar-nos a fratura deve-se ter em conta o seguinte: O estado do canal a tratar. Quanto mais curvo seja o canal, mais forçará a lima.
As limas K-Files são as mais fortes de todas as limas manuais e com menor potencial de fratura, devido à sua secção transversal quadrada, que ultrapassa obstáculos com muito mais facilidade, sendo desenvolvidas para proporcionar uma sensação tátil suave durante a instrumentação.
25 curiosidades que você vai gostar
A Lima Hedstroem possui alto poder de corte, indicada nas manobras de pulpectomia e preparo químico-cirúrgico do canal radicular.
A resina de dissalicilato é a mais bem tolerada pelos tecidos. Esses cimentos ainda possuem hidróxido de Cálcio em sua composição, que faz com que o material promova rápida reparação dos tecidos.. Um dos cimentos mais conhecidos para essa técnica é Sealapex e o MTA-Fillapex.
limas endodônticas modelos e funções
Vários instrumentos utilizados na odontologia, de um modo geral, também podem ser utilizados na endodontia, porém alguns instrumentos como as limas são destinados especificamente para essa área.
O número do instrumento expressa o diâmetro “D1” em centésimos de milímetro (mm/100). Pode-se, também, pensar em micrometros multiplicado-se por dez o número de instrumento (ex.: o instrumento #15 possui 15 centésimos de milímetro de diâmetro D1 ou tem #15 x 10 = 150 micrometros de diâmetro “D1”).
Ele é facilmente detectado por meio de um instrumento fino colocado no interior do canal radicular (# 06, 08, 10, 12 ou 15). As radiografias orto-radiais e anguladas mostrarão se o instrumento atingiu o forame apical.
As Limas Níquel Titânio Estéreis são instrumentos utilizados no tratamento endodôntico para as seguintes finalidades: Limas Proglider: Limas de pré-alargamento dos canais através da criação de uma via de permeabilidade assegurada, preparando-a para a utilização subsequente de qualquer sistema mecanizado de limas de ...
A Lima K 1ª Série da AllPrime é indicada para o preparo manual dos canais radiculares no tratamento endodôntico. Sendo utilizada para ampliar e tornar a parede lisa e plana do canal radicular através de lixamento e polimento.
Lima arredondada e lima meia cana: Podemos encontrar limas e grosas no formato redondo, usado comumente em desbaste de furos arredondados. Já a lima com formato meia cana possui um lado chato e outro semicircular. É usada em superfícies convexas, côncavas e planas.
As limas rotatórias podem ser de rotação continua ou recíproca.
...
Se dividem em três variedades:A lima WaveOneTM PRIMARY (025 . 08) é desenhada para preparar completamente a maioria dos canais radiculares.A lima WaveOneTM SMALL (021 . ... A lima WaveOneTM LARGE (040 .
A seleção da broca Gates-Glidden deve ser compatível ao diâmetro do terço cervical e médio do canal radicular, utilizar sempre em rotação e não forçar, usar apenas o peso do contra-ângulo.
Secção transversal É o formato que a lima terá ao ser cortada ao meio. A quadrada e a redonda são mais volumosas, enquanto a triangular é a menos volumosa.
O Agente Quelante EDTA Trissódico Líquido é um produto amplamente utilizado no preparo das paredes dos canais radiculares, previamente à obturação. É também efetivo na remoção de raspas dentinárias durante a terapia periodontal.
5- Uma vez processada a radiografia, mede-se o comprimento aparente do instrumento (CAI) e o comprimento aparente do dente (CAD), que nada mais são do que os comprimentos do instrumento e do dente vistos na radiografia, respectivamente.
1- O acesso é sempre feito através da superfície lingual de todos os dentes anteriores (Fig A). A penetração inicial é feita no centro exato da face lingual. 2- A entrada inicial é preparada com broca esférica de alta rotação, em contra-ângulo refrigerado, operando em ângulo reto com o longo eixo do dente (Fig B).
7- Calcador: utilizado para fechar o canal com cimento endodôntico; para fazer a obturação do canal com outros materiais, como guta-percha por exemplo.
Instrumentos odontológicos: como escolher e quais comprar?Espelho clínico. É utilizado para observar a estrutura da boca do paciente por completo. ... Sonda exploradora. Utilizada para identificar falhas na estrutura dental. ... Pinça clínica. ... Seringa carpule. ... Escavador de dentina. ... Espátulas. ... Hollemback. ... Fórceps.
Para que serve o compressor odontológico? Assim como os demais modelos, o compressor de ar odontológico serve para fornecer ar comprimido. Para quem não visita o dentista há um tempo, talvez não se lembre, mas o consultório usa diversas ferramentas com ar comprimido!
Os materiais obturadores utilizados em endodontia podem ser agrupados em duas categorias: materiais em estado sólido - cones de guta-percha e cones de resina; e materiais em estado plástico - cimentos à base de óxido de zinco e eugenol; cimentos à base de resinas plásticas; cimentos à base de hidróxido de cálcio; ...
FISHER (1927) enfatizou que um material obturador ideal de canais radiculares deveria preencher os seguintes requisitos: selar hermeticamente o canal radicular; não ser irritante aos tecidos; não sofrer alteração dimensiona/após o endurecimento; ser passível de esterilização; ser insolúvel e impermeável aos fluídos ...
Um cimento endodôntico deve ser biocompatível, antibacteriano, não tóxico e radiopaco, e não deve ser reabsorvível ou solúvel num ambiente oral. Além dessas características, também é esperado que ele seja económico, fácil de manusear e capaz de se adaptar às paredes do canal radicular tanto quanto possível.
Quantas condições a fórmula se aceita?
Quais são os principais produtos produzidos na Bahia?
Qual é o antecessor de 5 resposta?
O que é destilação fracionada Explique o processo?
Qual é o jogo mobile mais jogado do mundo?
Qual é a alimentação da cobra coral verdadeira?
Quantas doses da vacina da febre amarela?
Como fazer a voz do Google Tradutor homem?
Quais foram os principais objetivos da Rio 92?
Qual a diferença entre asfalto e pavimentação?
Qual o princípio do sistema Toyota de produção?
Como identificar uma boa amizade?
O que são países desenvolvidos geografia?