Alguns tipos de gráficos funcionam melhor quando o interesse é comparar valores. Isso porque eles conseguem destacar melhor valores altos e baixos para ilustrar a comparação. Se seu interesse é confrontar valores ao longo do tempo ou entre várias categorias, prefira os gráficos de Barras, Linhas e de Dispersão.
Existe uma grande variedade de tipos de gráficos, dentre os quais podemos destacar os de coluna, em barras, pizza, área, linha e rede. Juntamente aos gráficos em barra, são os mais utilizados. Indicam, geralmente, um dado quantitativo sobre diferentes variáveis, lugares ou setores e não dependem de proporções.
Gráficos são representações visuais de dados e informações numéricas que servem para facilitar a interpretação destas. ... Uma das funções mais usuais dos gráficos é estabelecer uma dimensão estatística sobre determinado assunto ou fato.
O gráfico de pizza ou gráfico de setores é adequado para estatísticas e percentuais (porcentagens). As partes, quando somadas, devem resultar no todo (100%). É viável para série de dados, valores positivos e diferentes de zero, menos de sete categorias avaliadas. Podem aparecer em 3D, pizza de pizza e barra de pizza.
A importância dos gráficos está ligada à facilidade e rapidez com que podemos interpretar as informações visuais. Os dados coletados e distribuídos em planilhas podem ser organizados em gráficos e apresentados de uma forma mais clara e objetiva, tornado mais fácil a compreensão da informação que se deseja passar.
42 curiosidades que você vai gostar
Os gráficos estão presentes em jornais, revistas, folhetos informativos, entre outros meios de comunicação. Eles são utilizados para demonstrar de forma mais fácil uma situação envolvendo números.
Os tipos de gráficos incluem as diversas formas de representar algumas informações e dados, sendo que os mais importantes são: coluna, linha, pizza e área. Compreender os gráficos hoje em dia é uma tarefa essencial, pois eles estão muito presentes em nosso cotidiano, seja nos jornais, revistas, internet, etc.
Os gráficos de colunas são úteis para mostrar alterações de dados durante um período de tempo ou para ilustrar comparações entre itens. Nos gráficos de colunas, as categorias estão geralmente organizadas ao longo do eixo horizontal e os valores ao longo do eixo vertical.
Gráfico de setor (ou circulares)
Recomendado para visualização de informações de apenas uma categoria, os gráficos de setores (ou pizza) são representados por círculos divididos proporcionalmente de acordo com os dados da informação a ser representada. Os valores são expressos em números ou em percentuais (%).
Um gráfico de barras é uma forma de resumir um conjunto de dados categóricos. ... Se aplicado quando uma análise foi criada, o gráfico de barras pode exibir informação adicional em linhas de referência ou em diferentes tipos de curvas.
3 dicas para ler e interpretar gráficosConfira se as informações do gráfico batem com as do enunciado do exercício. ... Entenda qual tipo de informação está destacada no eixo vertical e qual está no eixo horizontal. ... Interprete com calma, pois geralmente as questões são contextualizadas.
Criar um gráficoSelecione dados para o gráfico.Selecione Inserir > Gráficos Recomendados.Selecione um gráfico na guia Gráficos Recomendados para visualizá-lo. ... Selecione um gráfico.Selecione OK.
Gráfico é a tentativa de se expressar visualmente dados ou valores numéricos, de maneiras diferentes, assim facilitando a sua compreensão. Existem vários tipos de gráficos e os mais utilizados são os de colunas, os de linhas e os circulares. Os principais elementos são: números, título, fonte, nota e chamada.
Tipos de funçõesFunção sobrejetora. Na função sobrejetora o contradomínio é igual ao conjunto imagem. ... Função injetora. ... Função bijetora. ... Função inversa. ... Função composta. ... Função modular. ... Função afim. ... Função linear.
Mostraremos agora o gráfico e a fórmula geral de cada uma das funções listadas acima:1 - Função constante.2 – Função Par.3 – Função ímpar.5 – Função Linear.6 – Função crescente.7 – Função decrescente.8 – Função quadrática ou polinomial do segundo grau.9 – Função modular.
A única diferença é que o gráfico em coluna necessariamente tem que ser vertical, ou seja, construído de baixo para cima, a partir do eixo X (o horizontal), e aferido pelo eixo Y (vertical), enquanto o de barra tanto pode ser vertical quanto horizontal (ou seja, paralelo ao eixo X, que passa a ser o referencial).
A visualização dos dados percentuais de um gráfico de setores é feita através de um formato circular. Também conhecido como gráfico de pizza, a representação de dados através do gráfico de setores é muito utilizada na visualização de números percentuais, em virtude do seu formato circular.
Estrutura. Um gráfico de linhas é normalmente desenhado para ser delimitado por duas linhas perpendiculares , chamadas eixos . O eixo horizontal é chamado de eixo - x e o eixo vertical é chamado de eixo y . Para auxiliar na visualização de medição , pode haver mais linhas traçadas paralelamente a um dos eixos .
Clique no botão de gráficos do Word para criar um gráfico de pizza. No Microsoft Word, acesse a aba "Inserir", na parte superior do programa. Clique nas três barras com o termo "Gráfico" em cima. No lado esquerdo da janela, clique em "Pizza" para escolher esse estilo.
Os dados do gráfico foram coletados por meio da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios. Supondo-se que, no Sudeste, 14 900 estudantes foram entrevistados nessa pesquisa, quantos deles possuíam telefone móvel celular?
Os meios de comunicação (revistas, jornais, televisão) utilizam frequentemente este recurso para veicular de maneira clara, simples e compacta vários tipos de informação, tais como resultados de pesquisa de opinião, dados estatísticos, variação de indicadores financeiros, etc.
Os gráficos
Eles expressam visualmente dados (especialmente valores numéricos), facilitando a interpretação e compreensão deles. ... as fontes de informações (muitos gráficos mostram as fontes de onde foram retiradas as informações).
Um Elemento gráfico SmartArt é uma representação visual de informações e ideias. ... Alguns layouts (como organogramas e diagramas de Venn) retratam tipos específicos de informações, enquanto outros simplesmente aprimoram a aparência de uma lista com marcadores.
PassosReúna os seus dados. Esse é o primeiro passo a ser tomado para conseguir demonstrar uma comparação entre diferentes categorias. ... Desenhe um eixo x e um eixo y. Como resultado, você obterá uma figura que lembra um "L". ... Marque o eixo x. ... Marque o eixo y. ... Desenhe suas barras. ... Interprete os dados.
Melhores práticas para criar gráficos de barrasRotular os eixos - Rotular os eixos fornece o contexto do visualizador.Coloque rótulos de valor nas barras para facilitar a leitura.Evite usar perspectiva 3D, ou sombras pois dificulta a visualização dos dados.Use uma única cor ou vários tons da mesma cor.
Como funciona a negociação de ações?
O que colocar no sumário executivo?
Como o processo de avaliação pode ser caracterizado?
O que é uma escultura exemplos?
Quando e perturbação do sossego?
Como traduzir um livro inteiro em PDF?
Quem pode receber doação do Imposto de Renda?
Como transferir da BitcoinTrade para Binance?
Como inserir o símbolo de check no Word?
Como transferir dinheiro de uma conta pra outra?
Como converter áudio em texto no PC?
Quanto custa salgados para revenda?
Porque produtos diferenciados apresentam vantagens?
Como colocar fonte de PC em 220?
Como validar diploma da Venezuela no Brasil?
Como escrever um texto em Libras?