Para que serve a sursis?

Pergunta de Miguel Figueiredo Costa em 30-05-2022
(31 votos)

A suspensão condicional da execução da pena (sursis) é um instituto de política criminal que se destina a evitar o recolhimento à prisão do condenado, submetendo-o à observância de certos requisitos legais e condições estabelecidas pelo juiz, durante tempo por ele determinado, findo o qual, se não revogada a concessão, ...

Qual o objetivo do sursis?

O sursis é uma forma de execução da pena de modo que durante a sua vigência a sentença penal produz efeitos que perduram até a reabilitação. O período de prova consiste no lapso temporal durante o qual o condenado ficará obrigado ao cumprimento das condições impostas, como garantia de sua liberdade.


Qual a vantagem do sursis?

Cumpridas as determinações negociadas entre acusação, defesa e órgão julgador e findo o período de prova do réu, o processo será extinto. Essa se mostra a grande vantagem da sursis processual, que não gera reincidência, tampouco maus antecedentes.

O que é o sursis no Direito penal?

É a suspensão da execução da pena privativa de liberdade imposta sob determinadas condições. Visa reeducar criminosos, impedindo que os condenados a penas reduzidas sejam privados de sua liberdade.

Quais são os tipos de sursis?

O sursis pode ser classificado como: simples; etário; humanitário; sursis especial da Lei de Segurança Nacional; e sursis especial da Lei de Contravenções Penais. O que diferencia tais modalidades são alguns requisitos de ordem subjetiva e objetiva e o período de prova.

O que você precisa saber sobre "sursis"


21 curiosidades que você vai gostar

O que é sursis simples?

Sursis simples ou comum (art. 77 do CP): aplicável aos condenados, não reincidentes, a PPL não superior a 2 (dois) anos. Será cabível quando o condenado não houver reparado o dano, salvo se tiver comprovado a impossibilidade de fazê-lo e/ou as circunstâncias judiciais previstas no art.

Qual a diferença entre suspensão condicional da pena e livramento condicional?

Em outras palavras, o sursis suspende e o livramento pressupõe a execução da pena privativa de liberdade. Além disso, no livramento o período de prova corresponde ao restante da pena, enquanto na suspensão condicional esse período não corresponde à pena imposta.

Qual a diferença entre o sursis penal e processual?

Sursis penal não depende de aceitação do réu, ele pode até recusar, mas não depende de aceitação. Sursis processual depende de aceitação do réu e do seu defensor.

Que é sursis e quais seus tipos previstos em nossa legislação penal?

O sursis penal ou suspensão condicional da pena,é o ato pelo qual o juiz condenando o delinquente primário, não perigoso, à pena detentiva de curta duração, suspende a execução da mesma, ficando o sentenciado em liberdade sob determinadas condições, evitando assim uma pena privativa de liberdade de curto período que ...



Outras questões

Quanto ganha um cuidador de idoso 24 horas?

Quais as principais NRs que são aplicáveis a quase todas empresas?

Quem pode arquivar o inquérito policial 2022?

Qual é o símbolo do psicólogo?

Quantas modalidades têm na Olimpíadas 2021?

Como tirar as medidas do corpo?

Como funciona o PayPal para pagamento internacional?

O que é AV1 AV2 na Estácio?

Como ressuscitar o celular Samsung?

Como fazer um acordo com o banco?

O que faz os batimentos cardíacos aumentar?

Para que serve Bardahl Promax?

Como começou a história do papa?

Quantas esposas Esaú teve na Bíblia?

Quando termina recesso judiciário 2021?

Quais são os tipos de resistência muscular?

Qual é a cidade mais cara do Brasil?

Porque engordamos depois dos 50 anos?

É permitido andar com gasolina em galão?

É bom tomar água fervida?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2025 - todasasrespostas.com