Para que serve a sursis?

Pergunta de Miguel Figueiredo Costa em 30-05-2022
(31 votos)

A suspensão condicional da execução da pena (sursis) é um instituto de política criminal que se destina a evitar o recolhimento à prisão do condenado, submetendo-o à observância de certos requisitos legais e condições estabelecidas pelo juiz, durante tempo por ele determinado, findo o qual, se não revogada a concessão, ...

Qual o objetivo do sursis?

O sursis é uma forma de execução da pena de modo que durante a sua vigência a sentença penal produz efeitos que perduram até a reabilitação. O período de prova consiste no lapso temporal durante o qual o condenado ficará obrigado ao cumprimento das condições impostas, como garantia de sua liberdade.


Qual a vantagem do sursis?

Cumpridas as determinações negociadas entre acusação, defesa e órgão julgador e findo o período de prova do réu, o processo será extinto. Essa se mostra a grande vantagem da sursis processual, que não gera reincidência, tampouco maus antecedentes.

O que é o sursis no Direito penal?

É a suspensão da execução da pena privativa de liberdade imposta sob determinadas condições. Visa reeducar criminosos, impedindo que os condenados a penas reduzidas sejam privados de sua liberdade.

Quais são os tipos de sursis?

O sursis pode ser classificado como: simples; etário; humanitário; sursis especial da Lei de Segurança Nacional; e sursis especial da Lei de Contravenções Penais. O que diferencia tais modalidades são alguns requisitos de ordem subjetiva e objetiva e o período de prova.

O que você precisa saber sobre "sursis"


21 curiosidades que você vai gostar

O que é sursis simples?

Sursis simples ou comum (art. 77 do CP): aplicável aos condenados, não reincidentes, a PPL não superior a 2 (dois) anos. Será cabível quando o condenado não houver reparado o dano, salvo se tiver comprovado a impossibilidade de fazê-lo e/ou as circunstâncias judiciais previstas no art.

Qual a diferença entre suspensão condicional da pena e livramento condicional?

Em outras palavras, o sursis suspende e o livramento pressupõe a execução da pena privativa de liberdade. Além disso, no livramento o período de prova corresponde ao restante da pena, enquanto na suspensão condicional esse período não corresponde à pena imposta.

Qual a diferença entre o sursis penal e processual?

Sursis penal não depende de aceitação do réu, ele pode até recusar, mas não depende de aceitação. Sursis processual depende de aceitação do réu e do seu defensor.

Que é sursis e quais seus tipos previstos em nossa legislação penal?

O sursis penal ou suspensão condicional da pena,é o ato pelo qual o juiz condenando o delinquente primário, não perigoso, à pena detentiva de curta duração, suspende a execução da mesma, ficando o sentenciado em liberdade sob determinadas condições, evitando assim uma pena privativa de liberdade de curto período que ...



Outras questões

Como surgiu a idéia de cidadania presente na sociologia?

Quais são os principais métodos de coletas de dados da pesquisa quantitativa?

Como saber se o número é divisível por outro?

Como são criados os direitos humanos por lei?

Como identificar as funções orgânicas?

Como saber se eu fiz o car?

O que são urnas funerárias indígenas?

Como consultar um produto registrado no MAPA?

O que é a intencionalidade de um texto?

Quais os transporte de tração animal?

O que acontece se eu comer ovo todos os dias?

Quem é o destinatário e remetente?

Como não ver registro de número bloqueado que tentou me ligar?

Como são filhos de Atena?

Qual a diferença entre arte e tecnologia?

Quanto à categoria como se classificam os veículos?

Qual o melhor raio inox ou cromado?

Como identificar a tese de um editorial?

Quando e como surgiu a globalização Brainly?

O que acontece quando a galinha fica triste?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2025 - todasasrespostas.com