A secagem das plantas medicinais permite conservação por um longo período. Até chegar ao uso das plantas medicinais, várias etapas são necessárias. Os cuidados começam no plantio e passam pela colheita e a secagem, antes de serem aproveitadas medicinalmente.
A secagem ideal é obtida da seguinte maneira:
O processo de secagem deve ser individual para não ocorrer mistura de elementos voláteis. As partes da planta mais úmidas, como ramos devem ser separadas das partes mais secas, como folhas. O processo de secagem, independente de como realizado, propicia a redução de volume e de peso e facilita a moagem dos materiais.
A secagem é conhecida como uma operação que tem por finalidade principal reduzir o teor de umidade do produto, até que ele atinja um nível adequado à sua estocagem em silos, mantendo ao máximo a sua qualidade.
Aí é o seguinte: coloque duas folhas de papel-toalha em um prato. Distribua as ervas e cubra com mais papel-toalha. Elas têm que ir para o microondas em potência média por 30 segundos. Dê uma olhadinha e rode mais 30 segundos e assim por diante, até desidratarem.
Esse método costuma funcionar melhor com as que têm folhas macias, como manjericão, estragão, ligústica e salsinha. Algumas, como a cebolinha, só podem ser congeladas, pois elas não secam. Lave e seque as ervas recém-colhidas, como explicado acima. Tire as folhas e coloque-as em sacos ou recipientes para congelador.
Estes quatro métodos de secagem ou plantas são as mais comuns e usadas porque, se feitas corretamente, asseguram que a planta esteja desidratada e mantenha suas propriedades e seu aroma, o que nos interessa para uso posterior. Depois de secarmos as ervas, devemos prosseguir com o armazenamento delas.
Plantas Medicinais possuem propriedades e qualidades curativas ou preventivas, tais como aquelas que nos ajudam a manter um sistema imunológico em ótimo funcionamento e, conseqüentemente, ao nosso bem-estar geral.
Deste modo, é muito comum secar as raízes para poder usá-las depois e aproveitar ao máximo os seus benefícios para a saúde. Algumas vezes, as capacidades terapêuticas que procura nas plantas só podem ser obtidas quando as ervas estão frescas.
As flores costumam demorar entre 3 e 8 dias a secar, enquanto as folhas precisam de 4 a 6 dias. É lógico que este tempo varia em função da estação do ano (no verão tende a reduzir pela temperatura) e das condições da sala de secagem: nível de umidade, ventilação, etc.
Como instalar um sistema operacional?
Como calcular quantas telhas vou gastar?
Como consultar salário aposentadoria INSS?
O que fazer com goji berry desidratado?
Como ver a última visualizaçao mesmo quando a pessoa tirou?
Como preencher o requerimento de Empresário Individual?
Qual a melhor placa de som para um notebook?
O que passar antes de pintar o MDF?
Como saber se Veterinária e pra mim?
Como preparar o chão para o piso laminado?
Como dar a volta por cima depois do fim de um casamento?
Como consumir peixinho da horta?
Como instalar um shape no Photoshop?
Como usar o extrato de soja em pó?