Memórias são textos produzidos para rememorar o passado, vivido ou imaginado. Para isso devem-se escolher cuidadosamente as palavras, orientados por critérios estéticos que atribuem ao texto ritmo e conduzem o leitor por cenários e situações reais ou imaginárias.
A produção de um texto voltado para o gênero Memórias literárias tem como finalidade uma lembrança do passado, a busca de recordações, procurando relembrar pessoas e acontecimentos que foram importantes na vida do narrador.
Memórias literárias são textos produzidos por escritores que dominam o ato de escrever como arte e revivem uma época por meio de suas lembranças pessoais.
Chama-se relato de memórias ao gênero de literatura em que o narrador conta fatos da sua vida. É tipicamente um gênero do modo narrativo, assim como a novela e o conto, porém essa classificação é predominantemente atribuída a histórias verídicas ou mesmo sim baseadas em fatos.
O jogo passado/presente – O eu narrativo na construção discursiva das lembranças precisa marcar o contraste entre a situação vivida — as memórias — e o tempo da enunciação. De certa forma, esse jogo precisa ser sentido pelo leitor e precisa ser marcado, pelo menos, na conclusão.
31 curiosidades que você vai gostar
✓ Criando um relato de memórias
1- Durante a conversa, anote os fatos com detalhes, com o máximo de informações possível, de modo que possam ser retomadas no momento de produzir o relato. 2- Comece o primeiro parágrafo apresentando a pessoa com quem os fatos narrados aconteceram, onde e quando acorreram.
Memórias é o plural de memória. O mesmo que: lembranças, anamneses, recordações, relembranças, rememorações, reminiscências.
Uma autobiografia cobre toda a vida do sujeito, mas um livro de memórias abrange uma seção, época ou estágio específico da vida do memorialista. Uma autobiografia é escrita na primeira ou terceira pessoa, enquanto um livro de memórias é escrito na primeira pessoa.
Predomina o tipo textual narrativo, aparecendo, porém, outras tipologias, como a descrição, utilizada para detalhar personagens, locais e época. A representação do tempo é um aspecto muito importante nas memórias literárias, uma vez que a temporalidade dos acontecimentos ajuda a construir o sentido das narrativas.