Os recursos hídricos são indispensáveis para vida na terra, pois a água hoje em dia é o ele- mento mais utilizado pelos seres humanos, tanto para geração de energia, irrigação, geren- ciamento de bacias, drenagem, abastecimento, piscicultura, lazer entre outros.
Água é o elemento natural, desvinculado de qualquer uso. Recurso hídrico, por sua vez, é toda água proveniente da superfície ou subsuperfície da Terra, e que pode ser empregada em um determinado uso ou atividade, podendo também passar a ser um bem econômico.
Recursos hídricos
Recursos hídricos são as águas superficiais ou subterrâneas disponíveis para qualquer tipo de uso de região ou bacia. ... As águas subterrâneas são recursos naturais importantes para o meio ambiente, pois auxiliam na manutenção da umidade do solo, garantem o fluxo dos cursos d'água e também servem para uso humano.
o manejo integrado dos recursos hídricos baseia-se na percepção da água como parte integrante do ecossistema, um recurso natural e bem econômico e social cuja quantidade e qualidade determinam a natureza de sua utilização.
A água é um mineral presente em toda a Natureza, nos estados sólido, líquido e gasoso. É um recurso natural peculiar, pois se renova pelos processos físicos do ciclo hidrológico em que a Terra se comporta como um gigantesco destilador, pela ação do calor do Sol e das forças da gravidade.
Define-se um sistema de recursos hídricos como uma coleção de obras de engenharia hidráulica e eventualmente de componentes naturais, como trechos de leitos de rio, que funcionem integradamente.
Esses usos demandam muitos recursos hídricos, pois cada vez mais crescemos e nos desenvolvemos enquanto sociedade e economia.
Os recursos hídricos podem ser vistos de varias formas, temos que sempre observar se há uma relação com a agropecuária. As águas subterrâneas são os principais reservatórios de água doce disponíveis para os seres humanos (aproximadamente 60% da população mundial tem como principal fonte de água os lençóis freáticos ou subterrâneos).
Os recursos hídricos têm capacidade de diluir e assimilar esgotos e resíduos, mediante processos físicos, químicos e biológicos, que proporcionam a sua autodepuração. Entretanto, essa capacidade é limitada em face da quantidade e qualidade de recursos hídricos existentes.
A distribuição dos recursos hídricos subterrâneos no Brasil não é uniforme, tendo regiões com grande disponibilidade, como o aquífero Guarani no Sul do Brasil, e regiões com baixa disponibilidade, como os aquíferos das rochas cristalinas no Nordeste. Os aquíferos sedimentares ocupam 48% do território brasileiro.
Quando o funcionário público tem direito a sexta parte?
Qual é a importância do hip hop?
Quantas pessoas no Brasil tem o nome Emanuel?
Quantas frutas do diabo existe?
Quantos alunos o Brasil tem no ensino médio?
Quais os sinais de que um homem te ama?
Como definir metas de curto médio e longo prazo?
Como tomar creatina para hipertrofia?
Qual exame detecta taquicardia?
Como saber quais aplicativos são pagos no iPhone?
Qual a diferença entre TEA e autismo?
O que vem primeiro sérum ou hidratante?
O que é preciso para ser um instrutor de autoescola?
O que significa ter medo do escuro?
Como conviver com pessoas idosas que sempre foram difíceis?