Se quer a concavidade do braço seja positiva, solte o tensor girando sentido anti-horário. Se quer que seja negativa (deseja que a mão venha pra trás, a grosso modo explicando), aperte o tensor sentido horário!!
Existem alguns sinais que mostram que está na hora de realizar uma regulagem. Um deles é quando as cordas estão mais altas do que o normal. Outro é o trastejo, quando se aperta uma das casas e as cordas encostam em outros trastes, causando um ruído fora do comum.
A forma mais simples de regular o tensor é o uso da régua metálica, como já citei anteriormente. Colocamos no centro da escala em cima dos trastes e ajustando delicadamente com cerca de ¼ de volta por vez do tensor a ficar o mais próximo da régua possível. Uma leve concavidade também pode ser aceita.
O tensor nada mais é que uma haste metálica instalada dentro do braço do violão ocupando desde a junção com o corpo do instrumento até o Headstock. Para regular o tensor do violão, basta localizar o parafuso de regulagem, mostrado na página 5 e que fica localizado perto da “boca” e na base da escala do braço.
Ele fica curvado dentro do braço (no sentido longitudinal) formando uma barriga para trás mais ou menos no meio da escala.
Gire-a devagar para a direita para apertar um pouco. Isso geralmente desloca uma porca dura. 5) Gire a chave para a esquerda para afrouxar a porca.
A regulagem de uma guitarra deve ser feita com um certa periodicidade, normalmente nós recomendamos que a regulagem seja feita pelo ao menos duas vezes ao ano.
O preço normalmente cobrado para conserto de guitarra varia entre R$ . Depende de muitos fatores, como modelo da guitarra e problemas apresentados no instrumento. Bem parecido com um conserto de carros.
Olhe e sinta a lacuna entre a corda e o braço da guitarra. Com um dedo livre, pressione uma casa no próprio mizão. Se a corda se mover bastante — isto é, se esse espaço for muito grande —, sinal de que o braço está frouxo. Nesse caso, você precisa apertar o tensor.
Para regular o tensor do violão, basta localizar o parafuso de regulagem, que fica localizado perto da boca, por dentro, junto à base do braço (veja a foto abaixo).
Sempre deve-se começar girando o tensor no sentido anti-horário para ver se está na direção correta ou não. Como sabe-se que o movimento da madeira é feito pelo movimento do tensor, deve-se esperar uns minutos a cada colta do tensor para que a madeira responda ao movimento do tensor.
Se o braço estiver muito convexo, gire a chave Allen no sentido anti-horário, levantando as cordas. Faça esse ajuste devagar, girando apenas um quarto de volta de cada vez. Então, espere a guitarra acomodar um pouco e afine-a antes de testar ou tocar novamente. Deixe-a descansando durante a noite.
Desta vez nós voltamos a falar sobre as guitarras, mais precisamente em como cuidar e manter sua guitarra em bom estado e sempre! O básico do básico: trate bem sua guitarra (e seu baixo, seu cavaquinho, sua bateria, seu uquelele, etc). Batidas causam arranhões e lascas, podendo desafinar seu instrumento.
Se quer uma limpeza melhor, recomenda-se limpar sempre que terminar de tocar, já que os nossos dedos geram muita oleosidade que oxidam as cordas com o tempo. O calor e a umidade são inimigos da guitarra.
Como prevenir síndrome de Guillain-barré?
Como preservar o cheiro de uma roupa?
Como se escreve por extenso os números decimais?
Em quais situações poderá haver a recusa ao serviço do júri?
Pode limao no jejum intermitente?
Como se sente uma pessoa que está em coma?
Quais são exemplos de metodologias ativas?
Em qual período os alemães vieram para o Brasil?
São fatores de qualidade de vida no trabalho QVT?
Quais são as áreas do Estado de Minas Gerais que produzem leite?
O que pode representar o elemento fogo?
Como clarear a pele após tomar sol?
Qual o melhor procedimento para tirar manchas do rosto?
Porque eu aperto os dentes quando durmo?