Para que é usado a dopamina?

Pergunta de Iara Adriana Pacheco Araújo em 27-05-2022
(21 votos)

O cloridrato de dopamina é um remédio injetável, indicado em estados de choque circulatório, como choque cardiogênico, pós-infarto, choque séptico, choque anafilático e retenção hidrossalina de etiologia variada.

Para que é indicado a dopamina?

A dopamina é um medicamento utilizado para melhorar a pressão arterial, melhorar a força de contração do coração e os batimentos cardíacos em situações de choque grave na qual a queda de pressão arterial não é resolvida quando se administra apenas soro pela veia.


Qual efeito esperado quando utilizamos a dopamina?

A Dopamina atua diretamente nos receptores beta-1 do coração, aumentando a força de contração do músculo cardíaco (efeito inotrópico positivo). Estimula também receptores alfa 1 e 2, aumentando a vasoconstrição no músculo liso.

Para que serve a dobutamina e a dopamina?

A dopamina pode ser utilizada em baixas doses, associada ao uso de dobutamina e/ou noradrenalina no tratamento do choque cardiogênico e do choque séptico, com o objetivo de aumentar o fluxo hepático, esplâncnico e renal.

Para que é indicado o medicamento dobutamina?

Cloridrato de dobutamina é usado para aumentar a contratilidade cardíaca no tratamento de insuficiência cardíaca aguda resultante tanto de doença cardíaca orgânica como de procedimentos cirúrgicos cardíacos.

Dopamina na Prática


22 curiosidades que você vai gostar

Quais são os riscos da dobutamina?

Efeitos colaterais: hipertensão, angina, arritmias, cefaléia, náuseas. Pode precipitar ou exacerbar atividade ectópica ventricular. Facilita a condução átrio-ventricular – pacientes com fibrilação atrial tem risco de desenvolver alta resposta ventricular. Pode ocorrer flebite no local de infusão.

Como se usa a dobutamina?

O dobutamina deve ser administrada por infusão intravenosa através de bomba de infusão ou outro aparelho capaz de controlar a velocidade de infusão, para evitar a administração de doses maciças. As doses devem ser ajustadas de acordo com a resposta clínica individual.

Qual a diferença de dobutamina para dopamina?

A dobutamina perde seu efeito hemodinâmico durante infusão prolongada, presumivelmente por causa da diminuição da atividade dos receptores adrenérgicos (“down regulation”), mas mantém o seu efeito hemodinâmico melhor que a dopamina, uma vez que essa diminui as reservas de noradrenalina do miocárdio.

Qual diferença entre dopamina e dobutamina?

A dobutamina é um análogo sintético da dopamina com potentes efeitos inotrópicos e vasodilatadores e cronotrópicos leves, sendo a medicação inotrópica mais utilizada.



Outras questões

Como saber se estou apaixonada por ele teste?

Quais são as causas da pneumonia bacteriana?

Como saber se a pessoa tá num sono profundo?

Como colocar a conta de luz na baixa renda Energisa?

Como se contrai a bactéria Proteus mirabilis?

Qual melhor idade para ter segundo filho?

Como pegar toxoplasmose do gato?

Qual o vírus que causa o sarampo?

Como higienizar folhas para fazer chá?

Como se usa o esfolar do Thresh?

Como limpar a prótese fixa?

Como jogar com um amigo no Poker Star?

Quando o homem não consegue ser fiel?

Como saber se o material é dúctil?

Como saber se um nome já foi registrado?

Como saber se um número é par em C?

Como homenagear uma irmã?

Quais as transformações da matéria?

Quando um paciente é considerado terminal?

Quais os sintomas de toxoplasmose em humanos?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com