Para que as manifestações patológicas existentes possam ser eliminadas, é fundamental realizar um estudo detalhado das suas origens (NAZARIO; ZANCAN, 2011). Este estudo, além de fornecer um melhor conhecimento do mecanismo envolvido no fenômeno, pode auxiliar no diagnóstico dos problemas encontrados.
O estudo das patologias nas construções é de grande importância na busca de qualidade dos processos construtivos e na melhoria da habitabilidade e durabilidade das edificações.
A Patologia das Construções é uma área da engenharia de grande importância e tem como principal objetivo garantir a qualidade e o desempenho das estruturas de concreto armado durante sua vida útil esperada.
Em termos apropriados, uma manifestação patológica é a expressão resultante de um mecanismo de degradação e a patologia é uma ciência formada por um conjunto de teorias que serve para explicar o mecanismo e a causa da ocorrência de determinada manifestação patológica.
Essas fases podem ser: planejamento, projeto, fabricação de materiais, execução propriamente dita e uso. Mecanismo – É o processo através do qual a manifestação patológica se instaura e desenvolve. Neste sentido, “conhecer o mecanismo do problema é fundamental para uma terapêutica adequada” (HELENE, 1992, p.
27 curiosidades que você vai gostar
Como tratar a patologia na construção civil
No entanto, quando se trata de patologias na construção civil, o mais indicado é procurar identificar as falhas e os sintomas,para que dessa forma seja produzido um diagnóstico correto.
Podem ser destacadas as fissuras, manchas, eflorescência, corrosão da armadura, e a deterioração da estrutura de concreto, indicando suas causas e possíveis medidas de profilaxia.
Atualmente manifestações patológicas como exposição e corrosão de armadura, carbonatação, fissuras, trincas, rachaduras, infiltrações, pulverulência em argamassa de revestimento, recalque, deficiência no sistema de drenagem, deficiência de impermeabilização, são facilmente encontradas em diversas edificações.
As principais características manifestações patológicas são as manchas, formação de bolor ou mofo e aparecimento de fissuras e trincas. A deterioração das estruturas de concreto pode ser decorrente de falhas humanas durante a construção, agentes externos e fatores relacionados aos materiais empregados nas estruturas.
Manifestações patológicas, ou anomalias, podem ocorrer em consequência de um projeto não adequadamente detalhado ou falhas na execução.
No ramo da construção civil patologia é um termo utilizado para descrever problemas construtivos que podem comprometer a integridade estrutural de uma obra. Essas patologias podem ser provenientes de diversas falhas, na maioria das vezes surgem de erro humano tanto na execução da obra quanto nos projetos.
O objetivo principal é o “estudo científico da doença” e o “conhecimento das causas da doença, como esta começa, progride e com a possível explicação dos sinais e sintomas subjacentes e exibidos pelo doente”.
As infiltrações são uma das principais causas de avarias em estruturas de concreto. Geralmente, elas podem ocorrer tanto devido a fatores externos – como uma instalação hidráulica mal feita ou um sistema de escoamento de água ineficiente, quanto a fatores internos da preparação inadequada do concreto.
Entretanto, atenção e cuidados podem evitar o aparecimento de problemas ou até mesmo possibilitar que sejam resolvidos de modo mais prático.Os tipos mais recorrentes de patologias na construção civil são causados por: ... Trincas e fissuras. ... Porosidade. ... Infiltração. ... Carbonatação. ... Destacamento. ... Gretamento. ... Desbotamento.
Tais manifestações aparecem de diversas formas e podem incluir de patologias do concreto – como fissuras, rachaduras e infiltrações – até patologias de revestimento, como de pintura e alvenaria, desbotamento, bolhas e destacamento.
A Patologia das Construções está intimamente ligada à Qualidade e embora esta última tenha avançado muito e continue progredindo cada vez mais, os casos patológicos não diminuíram na mesma proporção, embora seja verdade que a diminuição seja razoável.
Os problemas mais comuns que podem surgir nas instalações elétricas residenciais são os curto-circuito e fuga de corrente. Ambos acontecem principalmente quando existem falhas na isolação dos circuitos, ou seja, nos casos em que há condutores desencapados, ligações mal feitas e fadiga do material isolante.
Dentre as principais manifestações patológicas em alvenaria, pode-se citar como as mais recorrentes as fissuras, eflorescências e infiltrações de água. O termo fissura é bastante abrangente e trata do rompimento provocado por tensões.
Essa patologia trata-se da que estuda as doenças, fazendo um agrupamento delas por meio de um órgão ou, ainda, de um sistema, por exemplo: a patologia da cavidade oral e a patologia do sistema respiratório.
Patologia é um termo de origem grega que significa o “estudo das doenças”, geralmente relacionado à Medicina e Biologia. Na Construção Civil o sentido é o mesmo, aplicado às “doenças” das edificações, tais como as rachaduras e infiltrações.
A Patologia (derivado do grego pathos: sofrimento, doença; logus:ciência, estudo) é o estudo das doenças que visa compreender as alterações estruturais e funcionais das células, dos tecidos e dos órgãos que estão ou podem estar sujeitos a doenças.
Os problemas patológicos podem ser classificados em simples, ou seja, quando possuem padrão e podem ser resolvidos sem acompanhamento do profissional responsável, e os complexos, sendo estes, os problemas mais raros, que demandam uma minuciosa investigação e um amplo conhecimento sobre o assunto (Souza & Ripper, 1998).
Corrosões de armadura, carbonatação, fissuras e lixiviação são algumas das patologias mais comuns encontradas em concreto que exigem análise criteriosa antes da escolha do tratamento ideal.
Nesta etapa, mostraremos as principais patologias que podem acontecer nesse sistema de construção, são elas: recalque de fundação, variações térmicas, sobrecarga de carregamento, reações químicas e retração.
As principais patologias causadas por agentes mecânicos nas estruturas de concreto armado são fissurações por esforços de flexão, esmagamento, flexocompressão, cisalhamento, torção e tração, bem como degradações por choques de veículos e por incêndios.
Qual o valor de um cavalo de hipismo?
Quantos habitantes vai ter no Brasil em 2050?
Quanto custa uma gluteoplastia?
Qual é o ponto fraco do signo câncer?
Qual o tempo de ação do enalapril?
Quanto ganha uma influencer digital?
Quem sofreu acidente vascular cerebral pode se aposentar?
Pode mudar a data de nascimento no cartório?
Quanto ganha um personal trainer em portugal?
Qual é o melhor VAPE descartável?
Quais as consequências em caso de ausência do reclamante e do reclamado em audiência?
Qual a dedução por dependente em 2021?
Qual habilitação para dirigir Dodge Ram 2500?