A bússola é um instrumento utilizado para orientação geográfica, baseado em propriedades magnéticas dos materiais ferromagnéticos e do campo magnético terrestre.
Ela possibilita a realização de deslocamentos diversos por meio da identificação dos pontos cardeais, colaterais e subcolaterais. O seu funcionamento está baseado no campo magnético terrestre, uma vez que a bússola conta com uma seta imantada, que aponta para a direção norte do planeta.
No caminho dessas descobertas, alguns aparelhos foram utilizados para identificar, localizar e orientar as posições e caminhos traçados pelos homens em seus diferentes percursos sobre a superfície terrestre. Os principais e mais conhecidos, dentre eles, são a rosa dos ventos, a bússola e, mais recentemente, o GPS.
O GPS, ou Global Positioning System (Sistema de Posicionamento Global), foi criado pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos e tem como função básica identificar a localização de um receptor, na superfície terrestre, que capte sinais emitidos por satélites.
Os satélites (são 24 que funcionam em uma rede) e os receptores GPS possuem um relógio interno que marca as horas de forma bem rigorosa, em nanossegundos, ou seja, na bilionésima parte do segundo. Então quando um satélite emite um sinalzinho, o receptor GPS também recebe instantaneamente, em forma de rádio.
27 curiosidades que você vai gostar
Importância do Astrolábio para a Navegação
Havia um marinheiro que deveria medir a latitude todos os dias ao meio-dia solar a fim de saber onde estavam em alto-mar. Juntamente com o sextante e a bússola, o astrolábio foi importantíssimo para tornar a navegação mais segura.
Desse modo, astrolábio, em tradução literal, seria “buscador de estrelas”. Na astronomia, o instrumento era utilizado para determinar a altitude dos corpos celestes. Contudo, ele também foi usado para determinar a hora, cálculo da altura de construções, profundidade de poços e auxílio nas navegações.
Para utilizar o astrolábio, o observador aponta a régua central para o astro utilizado como referência e em seguida observa as graduações do instrumento. A partir dessa observação e com base nos conhecimento de astronomia, os navegadores poderiam precisar sua localização em alto mar e fazer o cálculo das rotas.
O astrolábio é um instrumento que serve para medir ângulos. Há muito tempo, há cerca de 500 anos, os navegadores portugueses que chegaram às ilhas dos Açores, Cabo Verde e ao Brasil, usaram o astrolábio para não se perderem no mar.
Para usar o quadrante, olhe ao longo do canudo na direção do objeto cuja altura você quer medir. Deixe o peso cair livremente sob a influência da gravidade. Com o dedo pressione o fio contra o quadrante para marcar a posição e poder fazer a leitura.
Atualmente, muitos navegadores usam o GPS (sigla da expressão inglesa global positioning system, que significa “sistema de posicionamento global”). Esse sistema utiliza satélites artificiais que orbitam a Terra e equipamentos especiais que se comunicam com esses satélites, enviando e recebendo sinais de rádio.
Significado de Balestilha
substantivo feminino Instrumento que nos navios serve para tomar a altura dos astros.
Foi produzido a partir de teorias matemáticas desenvolvida pelos gregos, principalmente Hiparco (180-120 a.C.), que é considerado um dos grandes matemáticos da Antiguidade. O astrolábio foi difundido por Ptolomeu (85-165 d.C.), no Almagesto. Posteriormente, foi desenvolvido pela escola islâmica, no século IX.
O relógio de sol, a ampulheta e o relógio são alguns instrumentos utilizados para medir-se o tempo.
Significado de Astrolábio
Etimologia (origem da palavra astrolábio). Do grego astrolábion ou astrolátus; pelo latim astrolabium.
Este instrumento permitia determinar a distância entre o ponto de partida e o lugar onde a embarcação se encontrava, cujo o cálculo se baseava na altura desse astro.
O sistema de posicionamento global, mais conhecido pela sigla GPS (em inglês global positioning system), é um sistema de navegação por satélite que fornece a um aparelho receptor móvel a sua posição, assim como o horário, sob quaisquer condições atmosféricas, a qualquer momento e em qualquer lugar na Terra; desde que o ...
O sistema GPS é dividido em três segmentos: a) SEGMENTO ESPACIAL: constituído por uma rede de no mínimo 24 satélites que realizam duas órbitas circulares diárias ao redor da Terra, a aproximadamente 20.200 km de altitude.
O aparelho de GPS é um sistema de navegação que permite encontrar localizações geográficas. O GPS (Sistema de Posicionamento Global) é formado por três segmentos: o espacial, de controle e utilizador. O espacial é composto por 24 satélites distribuídos em seis planos orbitais.
O GPS (Global Positioning System - Sistema de Posicionamento Global) é um aparelho que teve sua origem no Departamento de Defesa dos Estados Unidos. Sua função é a de identificar a localização de um aparelho chamado de receptor GPS, que nada mais é do que um aparelho que mostra sua posição em terra.
Como devo agir com um homem galinha?
Como se mede o pH do corpo humano?
Quanto é uma tarefa de terra em Sergipe?
Como medir um prédio de três andares?
Quantos quilos posso perder em um mês tomando orlistat?
Como medir a altura de uma montanha?
Como se usa o aparador de aliança?
Como funciona o amaciante de carne?
Como conseguir vaga no SESI Ensino Fundamental?
Qual o nome do Edward na vida real?
Como usar os pronomes adjetivos em inglês?