Habitat: Floresta amazônica, Mata Atlântica, Caatinga e savanas, como o Cerrado. Alimentação: Insetívoro (cupins, formigas e outros invertebrados).
Presente na Caatinga e em algumas áreas do Cerrado, o tatu-bola-do-nordeste (Tolypeutes tricinctus) é vítima de atropelamentos, perda de habitat e caça ilegal e, por isso, é classificado como "Em Perigo" na Lista Nacional de Espécies Ameaçadas de Extinção.
No Brasil, de acordo com o pesquisador Danilo Kluyber, do Projeto Tatu-canastra, pelo menos dez são conhecidas.
Tatu-canastra: conheça o maior e mais raro tatu do mundo, que vive na Amazônia - Portal Amazônia.
AS ESPÉCIES DE TATUSTatu-de-rabo-mole-grande – Cabassous tatouay. ... Tatu-de-rabo-mole-pequeno – Cabassous unicinctus. ... Tatu-mulita – Dasypus hybridus. ... Tatu-de-quinze-quilos – Dasypus kappleri. ... Tatu-galinha – Dasypus novemcinctus. ... Tatuí – Dasypus septemcinctus. ... Tatu-peba – Euphractus sexcinctus. ... Tatu-canastra – Priodontes maximus.
36 curiosidades que você vai gostar
Existem 21 espécies de tatus, e são apenas encontradas no continente americano. As mais conhecidas no Brasil são o tatu-peba, tatu-galinha e tatu-bola. Eles possuem em comum o fato de terem o corpo coberto de escamas e o dorso por uma carapaça.
O tatu-canastra (Priodontes maximus) pode chegar a 1,5m de comprimento e pesar até 60 kg, sendo que, aparentemente, os machos são maiores e mais pesados que as fêmeas.
Um dos destaques do vídeo são as imagens do tatu-canastra (Priodontes maximus). Também conhecido como tatu-açú ou tatu gigante, ele é o mais raro do mundo, e também o maior: chega a medir mais de 1 metro de comprimento e pesar mais de 60 quilos.
O tatu canastra é o maior tatu do mundo e a ciência não tinha registros dele se alimentando de abelhas na natureza.
O pichiciego-menor (Chlamyphorus truncatus), mede pouco mais de 10cm, passa a maior parte de sua vida escavando embaixo da terra, e uma carapaça rosada cobre o seu suave pelo branco. É o menor tatu do mundo, se alimenta de invertebrados e plantas, é e visto raramente na superfície.
Ele também conhecido como peba, tatupoiú, tatu-de-mão-amarela, tatu-cascudo, tatu-peludo, peludo e papa-defunto.
Os tatus: São nativos aqui do RJ e ocorrem em todos os Biomas do Brasil. Ocorrem também desde o sul dos Estados Unidos, América Central, até Argentina, Paraguai e Uruguai. Em espanhol são conhecidos como mulita-grande e, em inglês, como nine-banded armadillo.
O predador natural do tatu é a onça e a jaguatirica, mas devido à caça indiscriminada e a destruição do habitat natural provocada pelo homem, o tatu encontra-se ameaçado de extinção.
Nativo da América, o tatu vive em cerrados, campos abertos e florestas secas de clima quente ou temperado. Existem mais de vinte espécies de tatus. Eles são encontrados na América do Sul, na América Central, no México e no sul dos Estados Unidos. O tatu é dotado de patas fortes e curtas, com garras afiadas.
Distribuição Geográfica: É a única espécie de tatu endêmica do Brasil, sendo encontrada nos estados do Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia e em algumas regiões do Maranhão, Tocantins, Goiás e Minas Gerais. Habitat: Caatinga e algumas áreas do Cerrado.
Dá para saber até se ele está parado ou andando dentro da toca. Para ajudar, também são colocadas câmeras de foto e vídeo na frente do buraco: cada vez que ele entra ou sai – ou recebe algum visitante – as câmeras registram tudo. E de pouquinho em pouquinho, todos os segredos do tatu são revelados!
Tatus também podem ser comprados de outros criadores, com preço médio de R$ 100 por cabeça.
04 set Conheça o Tatu-Bola, o menor tatu do BrasilPequeno, tímido e raro. ... Como já foi dito, o Tatu-Bola-do-Nordeste é pequeno: o comprimento total do animal varia de 40 a 43 cm e essas medidas dão-lhe o título de menor tatu do Brasil.
Com filhotes que nascem do tamanho de uma abelha, o musaranho-pigmeu é o menor mamífero terrestre conhecido no mundo.
Quem recebe este título é pichiciego-menor (Chlamyphorus truncatus) que mede pouco mais de 10 centímetros. Também conhecido como tatu-fada-rosa, este é mais raro mamífero do mundo e pode ser encontrado apenas nas planícies da Argentina.
Tatu-galinha (Dasypus novemcinctus): Espécie bem comum e caracterizada pelo seu crânio afinado e longas orelhas. Seu peso médio é de 3,6 kg. Tatu-peba (Euphractus sexcinctus): também chamado de tatu-amarelo, pela coloração das suas escamas, ou tatu-de-cemitério, pelo hábito de se alimentar de carcaças.
Tatus-canastra são mais raros e difíceis de encontrar, mas também são caçados como alimento porque os animais podem pesar o mesmo que um cão da raça labrador.
Qual significado palavra usurpadora?
Como mudar o tamanho da letra de um site?
Como alterar o tamanho da fonte em CSS?
Como restaurar as configurações padrão do Sony Vegas?
Como tirar a conta da Enel do meu nome?
Como habilitar o gerenciador de tarefas no Win 10?
Qual tipo de tinta para pintar vime?
Como manter um número grande no Excel?
Como voltar o teclado do Samsung ao normal no celular?
O que fazer para mudar sua vida profissional?
Como fazer restauração de fábrica no J7?
Como alterar a extensão de um arquivo de imagem?
Qual a área prevista desmatada em Km² para 2021?
Como responder perguntas difíceis?
Como descobrir a minha senha da Microsoft?
Como recuperar o ícone do Google Chrome na área de trabalho?
Como voltar o modo de exibição do Outlook?
Quais são as regras de transição para funcionários públicos?