Habitat: Floresta amazônica, Mata Atlântica, Caatinga e savanas, como o Cerrado. Alimentação: Insetívoro (cupins, formigas e outros invertebrados).
Presente na Caatinga e em algumas áreas do Cerrado, o tatu-bola-do-nordeste (Tolypeutes tricinctus) é vítima de atropelamentos, perda de habitat e caça ilegal e, por isso, é classificado como "Em Perigo" na Lista Nacional de Espécies Ameaçadas de Extinção.
No Brasil, de acordo com o pesquisador Danilo Kluyber, do Projeto Tatu-canastra, pelo menos dez são conhecidas.
Tatu-canastra: conheça o maior e mais raro tatu do mundo, que vive na Amazônia - Portal Amazônia.
AS ESPÉCIES DE TATUSTatu-de-rabo-mole-grande – Cabassous tatouay. ... Tatu-de-rabo-mole-pequeno – Cabassous unicinctus. ... Tatu-mulita – Dasypus hybridus. ... Tatu-de-quinze-quilos – Dasypus kappleri. ... Tatu-galinha – Dasypus novemcinctus. ... Tatuí – Dasypus septemcinctus. ... Tatu-peba – Euphractus sexcinctus. ... Tatu-canastra – Priodontes maximus.
36 curiosidades que você vai gostar
Existem 21 espécies de tatus, e são apenas encontradas no continente americano. As mais conhecidas no Brasil são o tatu-peba, tatu-galinha e tatu-bola. Eles possuem em comum o fato de terem o corpo coberto de escamas e o dorso por uma carapaça.
O tatu-canastra (Priodontes maximus) pode chegar a 1,5m de comprimento e pesar até 60 kg, sendo que, aparentemente, os machos são maiores e mais pesados que as fêmeas.
Um dos destaques do vídeo são as imagens do tatu-canastra (Priodontes maximus). Também conhecido como tatu-açú ou tatu gigante, ele é o mais raro do mundo, e também o maior: chega a medir mais de 1 metro de comprimento e pesar mais de 60 quilos.
O tatu canastra é o maior tatu do mundo e a ciência não tinha registros dele se alimentando de abelhas na natureza.
O pichiciego-menor (Chlamyphorus truncatus), mede pouco mais de 10cm, passa a maior parte de sua vida escavando embaixo da terra, e uma carapaça rosada cobre o seu suave pelo branco. É o menor tatu do mundo, se alimenta de invertebrados e plantas, é e visto raramente na superfície.
Ele também conhecido como peba, tatupoiú, tatu-de-mão-amarela, tatu-cascudo, tatu-peludo, peludo e papa-defunto.
Os tatus: São nativos aqui do RJ e ocorrem em todos os Biomas do Brasil. Ocorrem também desde o sul dos Estados Unidos, América Central, até Argentina, Paraguai e Uruguai. Em espanhol são conhecidos como mulita-grande e, em inglês, como nine-banded armadillo.
O predador natural do tatu é a onça e a jaguatirica, mas devido à caça indiscriminada e a destruição do habitat natural provocada pelo homem, o tatu encontra-se ameaçado de extinção.
Nativo da América, o tatu vive em cerrados, campos abertos e florestas secas de clima quente ou temperado. Existem mais de vinte espécies de tatus. Eles são encontrados na América do Sul, na América Central, no México e no sul dos Estados Unidos. O tatu é dotado de patas fortes e curtas, com garras afiadas.
Distribuição Geográfica: É a única espécie de tatu endêmica do Brasil, sendo encontrada nos estados do Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia e em algumas regiões do Maranhão, Tocantins, Goiás e Minas Gerais. Habitat: Caatinga e algumas áreas do Cerrado.
Dá para saber até se ele está parado ou andando dentro da toca. Para ajudar, também são colocadas câmeras de foto e vídeo na frente do buraco: cada vez que ele entra ou sai – ou recebe algum visitante – as câmeras registram tudo. E de pouquinho em pouquinho, todos os segredos do tatu são revelados!
Tatus também podem ser comprados de outros criadores, com preço médio de R$ 100 por cabeça.
04 set Conheça o Tatu-Bola, o menor tatu do BrasilPequeno, tímido e raro. ... Como já foi dito, o Tatu-Bola-do-Nordeste é pequeno: o comprimento total do animal varia de 40 a 43 cm e essas medidas dão-lhe o título de menor tatu do Brasil.
Com filhotes que nascem do tamanho de uma abelha, o musaranho-pigmeu é o menor mamífero terrestre conhecido no mundo.
Quem recebe este título é pichiciego-menor (Chlamyphorus truncatus) que mede pouco mais de 10 centímetros. Também conhecido como tatu-fada-rosa, este é mais raro mamífero do mundo e pode ser encontrado apenas nas planícies da Argentina.
Tatu-galinha (Dasypus novemcinctus): Espécie bem comum e caracterizada pelo seu crânio afinado e longas orelhas. Seu peso médio é de 3,6 kg. Tatu-peba (Euphractus sexcinctus): também chamado de tatu-amarelo, pela coloração das suas escamas, ou tatu-de-cemitério, pelo hábito de se alimentar de carcaças.
Tatus-canastra são mais raros e difíceis de encontrar, mas também são caçados como alimento porque os animais podem pesar o mesmo que um cão da raça labrador.
Como montar uma loja de auto peças com pouco dinheiro?
Qual tinta spray para plástico?
Quais exercícios Um hipertenso pode fazer?
Como foi feito o filme A Fuga das galinhas?
Como gravar Vídeoaula no WhatsApp?
Como terminar uma reunião no Google Meet?
Como fazer uma arte para gráfica?
Como colocar um espelho pesado na parede?
Quais são os três tipos de irrigação?
Quais os melhores editores de vídeo?
Como fixar armário suspenso pesado?
Como fixar placa de policarbonato alveolar?
Quais são os exercícios de alongamento?