Ginástica de reabilitação. Esta atividade tem como intenção motivar utentes com um grau de autonomia reduzido para a prática física, impedindo este de se tornarem totalmente dependentes. Surgiu em 1929 em são Paulo.
Na área ortopédica, a ginástica de reabilitação contempla exercícios de reabilitação após uma cirurgia com o objectivo de recuperar o movimento, do fortalecimento muscular ou actividades aeróbicas, por exemplo.
Tipos de Ginástica de Reabilitação
A Ginástica de Conscientização Corporal é destinada a trabalhar problemas físicos, visa à percepção corporal, através de práticas corporais provenientes ou não de outras culturas, tais como a: Yoga e o Tai-Chi-Chuan.
O fisioterapeuta no uso dos seus conhecimentos cinesiológicos (estudo do movimento humano) é profissional habilitado e capacitado para o diagnóstico funcional do ambiente laboral, bem como a prescrição de exercícios físicos. O fisioterapeuta é profissional habilitado e autorizado por lei a exercer essa função.
Ginástica postural: É a ginástica preventiva que melhora a postura e o bem-estar, cujos objetivos são o fortalecimento da musculatura de apoio da coluna e das articulações e o alongamento das principais cadeias musculares que influenciam a postura corporal.
Ela se tornou um esporte olímpico a partir da Grécia, pois os gregos começaram a utilizar nas Olimpíadas de Atenas no ano de 1896, mas só para os homens. E foi no ano de 1928 que a participação das mulheres foi liberada em Amsterdã.
O termo ginástica originou-se do grego gymnádzein, que tem por tradução aproximada "treinar" e, em sentido literal, significa "exercitar-se nu", a forma como os gregos praticavam os exercícios. Seu sentido advém da ideia primeira, que é a prática milenar de exercícios físicos metódicos, ao contrário da ginástica surgida como modalidade desportiva.
Ginástica que tem como objetivo dar condições (força, forma física, flexibilidade, resistência etc) necessárias para o indivíduo desenvolver uma determinada atividade, seja esportiva, profissional ou cotidiana. Imagem: MSGT Jon Nicolussi, U.S. Air Force / Public Domain Imagem remixada: GNU Free Documentation License.
Na Idade Média, a ginástica perdeu sua importância devido à rejeição do culto ao físico e à beleza do homem, ressurgindo somente na fase renascentista, influenciada pela redescoberta dos valores gregos, aparecendo assim nos teatros de rua, que motivavam os espectadores a praticarem em grupo as atividades físicas.
Com o crescimento da procura pela ginástica estética nas academias e com a intensificação do apelo midiático com relação ao corpo perfeito, cresce o aparecimento de distúrbios da imagem corporal, o consumo de medicamentos para emagrecimento, adesão a dietas prejudiciais e utilização de substâncias nocivas à saúde (anabolizantes). Alguns conceitos
O que é frações redutíveis e irredutíveis?
Como se diz sorte em tupi-guarani?
Quais bancos consultam o Serasa?
O que é um preposto da empresa?
Como ativar cursor em notebook?
Quando os ângulos são congruentes?
Quantos dias a barata pode viver sem a cabeça?
Qual é a Pedra do orixá Iemanjá?
Que tipo de elemento emite radiação?
Qual é o significado de commodities?
O que foi a peste negra e como ela se propagou na Europa?
O que faz um Notário de cartório?
Quais são as características do planejamento operacional?
Pode tomar loratadina mais de uma vez ao dia?