O chikungunya foi identificado pela primeira vez na Tanzania, em 1952. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, desde 2005 quase 2 milhões de casos foram informados na Índia, na Indonésia, nas Maldivas, em Mianmar e na Tailândia.
O período de incubação é, em média, de 3 a 7 dias (podendo variar de 1 a 12 dias). O período de viremia no ser humano pode perdurar por até 10 dias e, geralmente, inicia-se dois dias antes da apresentação dos sintomas.
As principais sequelas da Chikungunya são a dor crônica nas articulações que pode durar por mais de 1 ano, perda do tônus muscular ou deformação nas articulações. Além disso, podem ocorrer danos no cérebro, dificultando a coordenação motora, o que pode prejudicar as atividades do dia a dia.
“Em casos de sequelas mais graves, e sob avaliação médica conforme cada caso, pode ser recomendado tratamento medicamentoso a longo prazo e fisioterapia”, orienta, destacando a importância da avaliação do especialista já no início dos sintomas.
Não é possível ter chikungunya mais de uma vez. Depois de infectada, a pessoa fica imune pelo resto da vida. Os sintomas iniciam entre dois e doze dias após a picada do mosquito. O mosquito adquire o vírus CHIKV ao picar uma pessoa infectada, durante o período em que o vírus está presente no organismo infectado.
Quanto tempo duram os sintomas Na grande maioria dos casos, os sintomas desaparecem após 14 dias ou até antes, caso seja iniciado o tratamento adequado com repouso e medicamentos para aliviar o desconforto.
As principais sequelas da Chikungunya são a dor crônica nas articulações que pode durar por mais de 1 ano, perda do tônus muscular ou deformação nas articulações. Além disso, podem ocorrer danos no cérebro, dificultando a coordenação motora, o que pode prejudicar as atividades do dia a dia.
Humanos servem como o principal reservatório do CHIKV durante períodos de epidemia.
Os principais sintomas da chikungunya são: Febre. Dores intensas nas juntas, em geral bilaterais (joelho esquerdo e direito, pulso direito e esquerdo, etc). Pele e olhos avermelhados. Dores pelo corpo. Dor de cabeça. Náuseas e vômitos. Cerca de 30% dos casos não chegam a desenvolver sintomas.
Costuma picar, transmitindo a febre chikungunya, nas primeiras horas da manhã e nas últimas da tarde, evitando o sol forte. No entanto, mesmo nas horas quentes ele pode atacar à sombra, dentro ou fora de casa. Há suspeitas de que alguns ataquem durante a noite. O indivíduo não percebe a picada, pois não dói e nem coça no momento.
Originária do Sudeste Asiático e de alguns países da costa Leste Africana, a chikungunya também pode ser transmitida pelo mosquito Aedes albopictus. O Programa Nacional de Controle da Dengue, da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, já começou a fazer a vigilância e o controle da nova febre.
Independentemente do estágio em que a febre chikungunya se encontra, existe tratamento para as dores articulares. Os pacientes que não desenvolvem a versão inflamatória da doença são tratados com analgésico, fisioterapia e atividade física. O objetivo é amenizar a dor, a rigidez e a dificuldade em movimentar as articulações.
Qual orixá de Sexta-feira na Umbanda?
Como fica a barriga de grávida deitada?
Como fazer um pop de higienização?
Qual é o meio de transporte que polui menos?
Como foi a atuação dos jacobinos na fase do Terror?
Como abrir uma empresa sem precisar do contador?
Qual o objetivo da ventilação geral Diluidora?
Como saber se o RPV já está liberado?
Como fazer a primeira venda na internet?
Qual a Praia mais bonita da Ilha Grande?
O que significa paixão de cristo?
Como entra por a pagina google em anonimo?