O treinamento de força, conhecido popularmente como musculação, é uma forma de exercício contra resistência, praticado normalmente em academias, para o treinamento e desenvolvimento dos músculos esqueléticos.
OS 7 PASSOS DE COMO MONTAR UM TREINO DE MUSCULAÇÃO DE RESULTADOS
A musculação pode ser definida como um tipo de exercício físico realizado com pesos de diversas cargas, amplitude e tempo de contração variáveis, aplicável a pessoas de diversas idades e com diferentes objetivos.
7 principais benefícios da musculação
O surgimento da musculação é bem mais antigo do que imaginamos. Há achados históricos em pedra talhada, datados de 1896 a.C., onde pessoas utilizavam exercícios com pesos. Paredes de capelas funerárias do Egito mostram que, há 4.500 anos atrás, homens utilizavam pesos para se exercitar.
A rotina de treino existe quando a pessoa mantém uma constância nos treinos, o que é ótimo para melhorar as articulações, flexibilidade, fortalecer a massa muscular, manter o corpo ativo e forte. Além disso, a prática de atividades físicas contribui com a saúde mental, pois traz benefícios para o humor e autoestima.
Conheça 5 tipos de Musculação e entenda qual o melhor para seu objetivo
A modalidade é capaz de queimar calorias durante e após os exercícios, sendo bastante benéfica para quem deseja a boa forma. A musculação é um treino de força que consiste no levantamento de pesos, seja com halteres ou aparelhos específicos. Seu objetivo é a hipertrofia dos músculos.
A musculação hoje, assim como outras práticas físicas, é realizada a partir de um olhar mais saudável, contando com rigorosos aspectos de saúde e bem estar para ser efetiva ao homem. Como um exercício de ampla intensidade, sua prática segue a recomendação médica, e deve ser mantida regularmente para produzir resultados efetivos.
Treino de musculação: como funciona. O treino de musculação é feito de forma individual, em que um educador físico elabora um programa de exercícios de acordo com o objetivo do aluno (emagrecer, hipertrofia, reverter uma lesão, entre outros), seu histórico (de lesões, doenças), seus gostos e tempo a ser disponibilizado aos treinos.
Quem pratica musculação sabe que depois de um tempo malhando parece que o treino não faz mais efeito. É como se você treinasse somente para manter o que já conquistou. Não importa quanto você mude o treino, parece que os seus músculos já estão “acostumados” com os exercícios e você não ganha mais massa magra, nem tampouco perde gordura.