Na genética molecular, um codão ou códon é uma sequência de três bases nitrogenadas de RNA mensageiro que codificam um determinado aminoácido ou que indicam o ponto de início ou fim de tradução da cadeia de RNAm.
A tabela abaixo, especifica os códons de RNAm que podem ser formados e os correspondentes aminoácidos que especificam. Dizemos que o código genético é universal, pois em todos os organismos da Terra atual ele funciona da mesma maneira, quer seja em bactérias, em uma cenoura ou no homem.
Conheça a tabela do código genético abaixo. É importante ressaltar que os códons representados na tabela são as bases do RNA-mensageiro obtido após o processo de transcrição do DNA. A leitura do da tabela é bem simples. Devemos procurar o códon na tabela e identificar qual aminoácido ele codifica.
Apesar disso, o trabalho com código genético e biotecnologia já nos permite alguns avanços interessantes, como a predição da transmissão de doenças e o controle de algumas características de plantas, por exemplo. Além da universalidade, duas outras características são definidoras das propriedades do código: a redundância e a especificidade.
Um aspecto interessante comprovado cientificamente na teoria sobre código genético é sua universalidade. Isso significa que praticamente qualquer ser vivo, seja qual for o reino ou espécie, compartilhará com exatidão os mesmos tipos de combinação no DNA que definem suas características.
Qual é a comida mais gordurosa do mundo?
O que é microestrutura de um texto?
Quem tem direito ao 14º salário?
Como saber a potência em watts?
Como faço para baixar o currículo Lattes?
Quais profissionais podem assinar art?
O que não pode faltar em uma recepção?
Como se divide herança entre irmãos?
O que consiste o desenvolvimento de uma dissertação escolar?
Pode tomar paracetamol e vitamina C?
Como se resolve uma inequação?
Quais são as principais drogas utilizadas no Brasil?
Qual a recompensa de Smoothie?
O que significa alma para Aristóteles?