O Staphylococcus aureus está presente no nariz (em geral temporariamente) de cerca de 30% dos adultos saudáveis e na pele de cerca de 20%. Os percentuais são maiores em pessoas que são pacientes ou trabalham em um hospital.
Pelo fato de poder ser encontrada naturalmente no organismo, principalmente na boca e no nariz, essa bactéria pode ser transmitida através do contato direto, gotículas presentes do ar por meio de tosse e espirros e por meio de objetos ou alimentos contaminados.
O "habitat" natural do Staphylococcus aureus é o organismo animal, onde pode ser encontrado na saliva, na mucosa nasal, na pele e no tubo digestivo. Muitos pesquisadores demonstraram a presença do S. aureus na mucosa nasal de pessoas aparentemente normais (portadores).
Os alimentos mais comuns associados a intoxicação estafilocócica são: leite, creme, tortas recheadas com creme, saladas de batata, atum, frango e presunto cozido. Os principais sintomas são náuseas, vômitos, cãibras abdominais (dolorosas), diarreia e sudorese.
Principais fontes de contaminação
A transmissão a alimentos ocorre principalmente através da manipulação. As feridas infectadas são também veículo de contaminação de alimentos. As vacas leiteiras também podem ser uma fonte de S. aureus, nomeadamente através do leite produzido por animais com mastite.
20 curiosidades que você vai gostar
Contaminação cruzada direta: ocorre quando um alimento in-natura ou seus fluidos entram em contato com um alimento já pronto para consumo; Contaminação cruzada indireta: ocorre quando manipuladores, superfícies, equipamentos transferem microrganismos contaminantes para alimentos pré-preparados ou prontos para consumo.
Os sintomas normalmente incluem náusea e vômito graves que têm início entre duas a oito horas após o alimento contaminado ter sido ingerido. O diagnóstico costuma ser feito com base nos sintomas da pessoa. Preparar cuidadosamente os alimentos é a melhor maneira de evitar a intoxicação alimentar.
O Staphylococcus aureus está presente no nariz (em geral temporariamente) de cerca de 30% dos adultos saudáveis e na pele de cerca de 20%.
Os portadores nasais de S. aureus ao manipularem alimentos podem se tornar importantes fontes de contaminação para os alimentos (FRANCO, 2005; ASPERGER, 1994; LANCETTE et al.,1992). Os humanos são reservatórios naturais do S.
O Staphylococcus aureus é uma bactéria do grupo dos cocos gram-positivos que faz parte da microbiota humana, mas que pode provocar doenças que vão desde uma infecção simples, como espinhas e furúnculos, até as mais graves, como pneumonia, meningite, endocardite, síndrome do choque tóxico e septicemia, entre outras.
As bactérias do gênero Staphylococcus apresentam coloração Gram-positiva e são consideradas agentes patogênicos para os humanos. Organizam-se em grupos que se assemelham à cachos de uvas, com formas esféricas de cocos.
O Staphylococcus aureus é uma bactéria esférica, aeróbia ou anaeróbia facultativa, gram positiva que cresce na forma de cachos de uva. Essa bactéria é considerada pelos médicos um problema, já que, além de provocar infecções, costumam ser encontradas na pele de até 15% dos seres humanos.
A Staphylococcus aureus é uma espécie das muitas do gênero dos estafilococos, um tipo de bactéria integrante da flora residente no corpo humano. Normalmente ela permanece no corpo sem causar doenças.
O Staphylococcus aureus pode entrar no organismo por meio de ferimentos ou agulhas, principalmente no caso de pessoas hospitalizadas, que fazem uso de drogas injetáveis ou que precisam tomar injeções de penicilina regularmente, por exemplo, mas também pode ser transmitida de pessoa para pessoa através do contato direto ...
As infecções por Estafilococos aureus são tratadas classicamente com derivados da penicilina, como a Oxacilina, Cefazolina e Cefalotina. Infecções restritas a pele podem ser tratadas com antibióticos por via oral. Infecções mais graves devem ser tratadas com internação hospitalar e antibióticos venosos.
O chá, a cerveja, o mel e as esponjas marinhas têm muito mais em comum do que pode parecer. Todos eles são produtos naturais que, segundo cientistas da Universidade de Cardiff, no Reino Unido, têm capacidade de atacar bactérias que nos causam infecções.
O Staphylococcus aureus é um dos principais agentes das mastites consideradas contagiosas, apresentando elevada incidência na maioria dos rebanhos leiteiros em vários países. Além de perdas econômicas é importante salientar o aspecto de saúde pública para cepas produtoras de enterotoxinas e da toxina do choque tóxico.
Os fatores de virulência, já descritos no mínimo 15 para S. aureus, são componentes de superfície microbiana que reconhecem as moléculas da matriz extracelular do hospedeiro, 25 toxinas e 20 moléculas de evasão do sistema imune do hospedeiro (Fluit, 2012).
O botulismo alimentar ocorre quando alimentos que contêm a toxina são ingeridos. Uma vez absorvida, a toxina é transportada via hematógena até neurônios sensíveis (KEET & STROBER, 2005). Já o botulismo infantil resulta da ingestão de esporos de Clostridium botulinum presentes nos alimentos.
Contudo, em alguns casos pode levar até 7 dias para identificação completa.
A identificação dos estafilococos baseia-se na morfologia apresentada no Gram obtido, preferencialmente, em meios líquidos, onde apresenta forma de cocos isolados, aos pares ou agrupados em forma de cachos de uva, com 0,5 a 1,0 µm de diâmetro, como pode ser observado na Figura 1.
Alguns cuidados importantes que deve ter para evitar a contaminação de alimentos em casa são:Lavar as frutas e verduras, com uma solução preparada com 1 copo de água misturado com 1 copo de vinagre. ... Guardar logo as sobras de comida na geladeira, não deixando passar o dia na bancada da cozinha, nem em cima do fogão.
– Não deixar alimentos à temperatura ambiente durante mais de duas horas (comum em festas ou em restaurantes com buffets). – Cozinhar muito bem os alimentos, e lavar cuidadosamente as mãos e utensílios depois de prepara-los.
Se proteja das doenças transmitidas por alimentos com 10 dicas:Cheque o prazo de validade dos alimentos, o acondicionamento e suas condições físicas, como aparência, consistência e odor.Limpe bem os utensílios utilizados na preparação dos alimentos;Lave as mãos antes e durante a preparação dos alimentos;
Quais são os principais tipos de contaminação?Biológica. A contaminação biológica se refere aos alimentos contaminados por microrganismos patogênicos ou substâncias que eles produzem. ... Química. ... Física. ... Cruzada. ... Ovos. ... Carnes. ... Laticínios. ... Água.
Como faço para me separar sem pagar?
Quanto tempo demora para congelar uma banana?
O que fazer quando o réu não contesta?
O que é código do trabalhador no FGTS?
Quais são os mecanismos para aumentar a resistência de um material?
Qual o salário de um soldador na Caterpillar?
Qual o nome do principal alcano conhecido como gás natural?
Quais os alimentos que melhora a tireoide?
Quem tá com infecção intestinal pode comer miojo?
Onde surgiu multiculturalismo?