Principais espécies. Os estafilococos são bactérias pequenas e imóveis arranjadas em cachos e podem ser encontradas naturalmente nas pessoas, principalmente na pele e nas mucosas, não causando qualquer tipo de doença.
O Staphylococcus aureus está presente no nariz (em geral temporariamente) de cerca de 30% dos adultos saudáveis e na pele de cerca de 20%.
Pelo fato de poder ser encontrada naturalmente no organismo, principalmente na boca e no nariz, essa bactéria pode ser transmitida através do contato direto, gotículas presentes do ar por meio de tosse e espirros e por meio de objetos ou alimentos contaminados.
O Staphylococcus aureus é uma bactéria do grupo dos cocos gram-positivos que faz parte da microbiota humana, mas que pode provocar doenças que vão desde uma infecção simples, como espinhas e furúnculos, até as mais graves, como pneumonia, meningite, endocardite, síndrome do choque tóxico e septicemia, entre outras.
O homem e os animais são os principais reservatórios, sendo a cavidade nasal o principal hábitat no ser humano. E a partir da cavidade nasal, as bactérias podem alcançar a pele, feridas, o ar, água, solo, leite e qualquer superfície ou objeto que entre contato com o homem.
31 curiosidades que você vai gostar
As bactérias do gênero Staphylococcus apresentam coloração Gram-positiva e são consideradas agentes patogênicos para os humanos. Organizam-se em grupos que se assemelham à cachos de uvas, com formas esféricas de cocos. Os representantes deste grupo são anaeróbios facultativos, vivem muito bem com ou sem oxigênio.
Principais espéciesStaphylococcus aureus. O Staphylococcus aureus, ou S. ... Staphylococcus epidermidis. O Staphylococcus epidermidis ou S. ... Staphylococcus saprophyticus. O Staphylococcus saprophyticus, ou S.
O principal tipo de infecção por S. epidermidis é a sepse, que corresponde à infecção no sangue, uma vez que essa bactéria pode entrar facilmente no organismo, principalmente quando o sistema imunológico está comprometido, além de poder estar associado à endocardite.
Doenças causadas por estafilococosInfecções cutâneas. Staphylococcus aureus é o mais patogênico; em geral, causa infecções de pele e algumas vezes pneumonia, endocardite e osteomielite.... ... Pneumonia. ... Endocardite. ... Osteomielite. ... Artrite infecciosa (séptica)
Os estafilococos são um tipo de bactéria. A espécie mais frequente é justamente o Staphylococcus aureus, mas existem dezenas de outras. Os estafilococos estão presentes na superfície de pele de cerca de 20% das pessoas, e no nariz de 30% dos adultos, o que é considerado normal.
Como é feito o tratamento para eliminar a Staphylococcus aureus? No Brasil, a eliminação da bactéria em quadros graves é feita com uso de antibiótico injetável Oxacilina.
Contudo, em alguns casos pode levar até 7 dias para identificação completa.
Como tratar: o tratamento normalmente é feito com o uso de antibióticos, sendo os mais comumente indicados pelo médico Penicilina, Cefalosporina, Eritromicina e Cloranfenicol.
A identificação dos estafilococos baseia-se na morfologia apresentada no Gram obtido, preferencialmente, em meios líquidos, onde apresenta forma de cocos isolados, aos pares ou agrupados em forma de cachos de uva, com 0,5 a 1,0 µm de diâmetro, como pode ser observado na Figura 1.
O Staphylococcus saprophyticus, ou S. saprophyticus, é uma bactéria gram-positiva que pode ser encontrada no sistema genital de homens e mulheres, sem causar qualquer sinal ou sintoma.
- Estreptococos: cocos agrupados em cadeias. Ex: Streptococcus salivarius, Streptococcus pneumoniae (pneumococo), Streptococcus mutans. - Estafilococos: cocos em grupos irregulares, lembrando cachos de uva.
Qual das seguintes infecções pode ser atribuída a Staphylococcus aureus? a) Ferida de pele. b) Síndrome do choque tóxico e bacteremia. c) Osteomielite e intoxicações alimentares.
A identificação dos estreptococos e estafilococos é baseada na morfologia que apresentam em meios líquidos. Sendo o estreptococo uma cadeia normalmente longa e os estafilococos mostrando-se em forma de cocos aos pares, em cachos de uva ou agrupados.
O Staphylococcus epidermidis é uma bactéria Gram positiva, coagulase negativa, que é parte da nossa flora normal. O microrganismo coloniza a pele humana e mucosas, notadamente as superfícies úmidas como as axilas, narinas, etc.
Entre os agentes mais comumente utilizados para tratar infecções por S. epidermidis resistentes à meticilina (MRSE) estão a vancomicina, a rifampicina, a eritromicina e a azitromicina.
É doença causada por toxina epidermolítica, liberada por certas cepas de estafilococos, que quebra a desmogleína 1, presente nos desmossomos. Geralmente, acomete crianças menores de 5 anos. O diagnóstico pode ser confirmado pelo isolamento de S. aureus coagulase positivo.
Staphylococcus. O gênero Staphylococcus é composto de 37 espécies, 17 delas podem ser isoladas de amostras biológicas humanas (Quadro 1). Os estafilococos são geralmente encontrados na pele e mucosas do homem e de outros animais.
Toxina alfa: produzida pelo Staphylococcus aureus, destrói vários tipos de células. Toxina beta: produzida apenas pelo Staphylococcus aureus, destrói vários tipos de células. Toxina delta: produzida pela maioria dos estafilococos.
Os estreptococos são classificados de acordo com a sua capacidade de provocar lise (morte celular) em eritrócitos, em alfa (hemólise incompleta), beta (hemólise total) ou gama (nenhuma hemolise)-hemolítico.
← 15) São provas funcionais para caracterização dos Estreptococos, exceto: a- Catalase e Reação hemolítica em ágar sangue. b- Coagulase e sensibilidade a novobiocina.
Como funciona um equipamento de mamografia?
O que é apoio à produção da Caixa?
Como limpar os contatos da memória RAM?
Qual o momento certo para dar um anel de compromisso?
Como saber se o acendedor de cigarro do carro funciona?
Como funciona um apostilamento?
Pode usar cartão de débito no PayPal?
Como limpar panela Polishop queimada por fora?
Como entender as cartas de Meteorologia?
Como funciona o aplicativo iti Itaú?
Quando o anticoncepcional Femina começa a fazer efeito?