Como exemplos desse direito instrumental pode-se citar a acessibilidade nas calçadas, nos estabelecimentos comercias e nos veículos de transporte coletivo rodoviário. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 15320: Acessibilidade à pessoa com deficiência no transporte rodoviário.
A idéia do Desenho Universal é, justamente, evitar a necessidade de ambientes e produtos especiais para pessoas com deficiências, assegurando que todos possam utilizar com segurança e autonomia os diversos espaços construídos e objetos.
e) A igualdade de oportunidades; f) A acessibilidade; g) A igualdade entre o homem e a mulher; h) O respeito pelo desenvolvimento das capacidades das crianças com deficiência e pelo direito das crianças com deficiência de preservar sua identidade.
O desenho universal ou desenho para todos visa acabar com esse pensamento. Como o próprio nome diz, os produtos ou ambientes são desenvolvidos para que todos possam usar, sem que haja necessidade de fazer adaptações às mais diferentes necessidades.
Para garantir a aplicação do desenho universal, é necessário ter sete princípios básicos em mente: uso equitativo, flexibilidade, utilização simples e intuitiva, informação de fácil percepção, tolerância ao erro, esforço físico mínimo e dimensões de espaços abrangentes para acesso e uso.
O que são cores quentes e frias?
Qual o microrganismo é utilizado na produção de antibióticos?
Quais são os países que mais sofrem com escassez de água no mundo?
Quais são os sintomas de pressão alta?
O que julga o Superior Tribunal de Justiça?
O bebe começa a rolar com quantos meses?
O que levar para hotel fazenda?
O que visitar no litoral alentejano?