São facilmente encontradas na literatura, na poesia, na música e na publicidade. A forma mais comum de encontrarmos a função poética é na poesia, nas prosas, nos poemas ou até em trechos de livros.
A Função Poética caracteriza-se pela preocupação com a forma do discurso, ou seja, o modo utilizado para transmitir uma mensagem. Essa função da linguagem é encontrada nas obras literárias, e muitas vezes é confundida com a função emotiva.
A função emotiva pode estar presente também em músicas, depoimentos, entrevistas, narrativas de caráter memorialista, crÃticas subjetivas de cinema, teatro e demais manifestações artÃsticas nas quais o discurso esteja centrado no próprio emissor.
A Função Poética preocupa-se com a forma do discurso, ou seja o modo utilizado para transmitir uma mensagem, além do uso de figuras de linguagem e combinação de palavras.
Sua função é a de ser expressão verbal rÃtmica ao mundo informe de sensações, sentimentos e pressentimentos dos outros com relação a tudo o que existe ou é passÃvel de existência no mundo mágico da imaginação.
27 curiosidades que você vai gostar
A Poesia é um texto poético, geralmente em verso, que faz parte do gênero literário denominado "lÃrico". Ela combina palavras, significados e qualidades estéticas. Nela, prevalece a estética da lÃngua sobre o conteúdo, de forma que utiliza de diferentes dispositivos fonéticos, sintáticos e semânticos.
Recurso muito utilizado nos textos literários, sobretudo na poesia, a função poética confere à linguagem elementos inovadores e sinestésicos. Observe alguns exemplos em que a função poética da linguagem é predominante: ... Não pare agora...
Na linguagem poética, as principais caracterÃsticas observadas são:Amplo emprego de diversas figuras de linguagem;Constante preocupação com a forma e qualidade da mensagem transmitida;Palavras usadas em sentido figurado (conotativo).
O que é linguagem poética
Como vimos na Introdução, linguagem poética é uma linguagem sem compromissos com a realidade absoluta e objetiva. A linguagem comum é aquela que não contém conotações mais expressivas, que não causam emoções, arrebatamentos e devaneios.
CaracterÃsticas da Função Poética
Palavras com uma função estética. Utilização do sentido figurado ou conotativo. Utilização de textos bem elaborados. Presença das figuras de linguagem como a metáfora.
5 exemplos de função emotiva ou expressiva
É uma função da linguagem que tem como caracterÃstica a subjetividade, e costuma predominar em cartas pessoais, depoimentos, entrevistas, poemas, etc. Exemplos: 1. Nós, moradores da favela, vivemos todos os dias divididos entre o medo e a desconfiança.
A Função Emotiva ou Expressiva caracteriza-se pela subjetividade, pela mensagem que tem como objetivo emocionar. A função emotiva é uma entre as seis funções da linguagem: Função Referencial, Função Poética, Função Fática, Função Conativa e Função MetalinguÃstica.
A função emotiva é caracterizada por sua mensagem centrada no emissor, ou seja, encontramos nos textos que utilizam essa função a expressividade de um discurso construÃdo na primeira pessoa. O autor tem como principal desejo buscar a adesão de quem lê, convencendo-o através de algumas marcas gramaticais peculiares.
A função metalinguÃstica está presente nos dicionários, cujos verbetes explicam a própria palavra, no filme que tem por próprio tema o cinema, no poema que tem por tema o fazer literário, em uma peça de teatro que tem por tema o teatro e demais gêneros em que a linguagem está preocupada com o próprio código.
O inÃcio das discussões se deu com a diferença entre poética e estética. A estética se ocupa das formas e elementos constituintes. ... As poéticas, por sua vez, são mais as narrativas. Os poemas e poesias.
Recursos da linguagem poética, rima, ritmo, métrica, sonoridade e musicalidade. Métrica, ritmo e rima são alguns dos recursos inerentes à linguagem poética.
Significado de Poético
adjetivo Que pertence à poesia, que é próprio dela. Apropriado para inspirar um poeta. Que comove; emocionante.
Ele começa definindo a imagem como sendo toda forma verbal, frase ou conjunto de frases, que o poeta diz e que, unidas, compõem um poema. ... E além desse poder de revelação do ser, a imagem poética tem o poder de produzir a pluralidade da realidade.
→ Linguagem não literária: pode ser encontrada em notÃcias, artigos jornalÃsticos, textos didáticos, verbetes de dicionários e enciclopédias, propagandas publicitárias, textos cientÃficos, receitas culinárias, manuais, entre outros gêneros textuais que privilegiem o emprego de uma linguagem objetiva, clara e concisa.
Figuras de LinguagemFiguras de palavras ou semânticas: estão associadas ao significado das palavras. ... Figuras de pensamento: trabalham com a combinação de ideias e pensamentos. ... Figuras de sintaxe ou construção: interferem na estrutura gramatical da frase.
Escrevendo um poema em 10 passosTenha um objetivo em mente. O primeiro passo para escrever um bom poema é ter um objetivo. ... Expresse o seu tema. ... Não seja clichê ... Não seja melodramático. ... Estimule todos os sentidos. ... Use figuras de linguagem. ... Não use palavras abstratas. ... Saia da caixinha!
Diferenças entre poema e poesia
O poema é uma estrutura, isto é, um texto escrito em forma de versos, com metrificação ou não, com rimas ou não. Assim, opõe-se à prosa, que é a não utilização de versos na escrita de um texto. Já a poesia é o conteúdo, caracterizado pela plurissignificação, ambiguidade e estranheza.
1 – A poesia contribui para a formação do imaginário, do jogo simbólico e da criatividade. 2 – Poemas expressam a beleza por meio da linguagem literária. 3 – Os poemas contribuem para o desenvolvimento da sensibilidade estética, construindo uma ponte entre a criança, o mundo real e o simbólico.
Os textos com predomÃnio da função literária da linguagem têm uma intencionalidade estética. ... A interpretação de textos literários obriga o leitor a desvendar o alcance e a significação dos diferentes recursos usados como: metáforas, comparações, sÃmbolos, etc.
Por isso, no texto não literário, a função predominante é a Referencial (centra-se na informação e linguagem direta). ... Por isso, no texto literário, percebe-se a presença da função Poética da linguagem (as palavras são cuidadosamente escolhidas e a mensagem está em evidência).
Quem criou o Método das Boquinhas?
O que é bom para fortalecer os tendões?
Como proteger uma planilha no Excel e deixar algumas células Editaveis?
O que se faz no núcleo de prática jurÃdica?
Como aprender a ter gratidão?
Como alterar a data de um atestado médico?
O que é imunidade material e formal?
Onde é proibido teste em animais?
O que falar em uma apresentação pessoal em uma vaga de emprego?
O que é preciso para entrar no Chile?
Qual a importância da dimensão religiosa?
Quantos personagens têm no FNaF?