2) Os crátons são encontrados em áreas de grande instabilidade tectônica, ou seja, em locais propensos a abalos sísmicos e vulcanismo. 3) As estruturas cratônicas são rígidas, e as rochas que as compõem são sedimentares, em sua maioria.
craton ou crato. Porção da litosfera continental estável, praticamente atectônica, por mais de 200 milhões de anos, caracterizada por grande espessura litosférica, tectônica essencialmente epirogênica e uma crosta em grande parte composta por rochas granitóides.
Crátons no território brasileiro
O Brasil possui cerca de 60% do seu território composto por bacias sedimentares, a sua grande maioria localizada no interior. Podem ser divididas em três tipos: Bacias sedimentares de grande extensão (bacia da Amazônia, do Parnaíba, também chamadas de Meio-Norte, do Paraná ou Paranaica e Central);
Os crátons são estruturas geológicas da Terra formadas há centenas de milhares de anos e presentes em áreas de estabilidade tectônica. Essas estruturas possuem duas classificações, conhecidas como escudos cristalinos e bacias sedimentares. Eles se formam por meio de dois processos: sedimentação e erosão rochosa.
Como remover o texto do bloco de notas no Word?
Como funciona o sensor de temperatura PT 100?
Como sair bem em uma prova de inglês?
Como tirar Band-aid sem machucar a pele?
Como tirar manchas do vidro do carro caseiro?
Como imprimir frente e verso na impressora Canon G3100?
Como colocar número privado Motorola?
O que causa o deslocamento do equilíbrio químico?
Como eu faço pra ver o andamento do meu processo?
Como oferecer banana método BLW?
Como arquivar todas as fotos do Instagram de uma vez?