Fosforilação oxidativa é o nome de um dos processos que ocorrem nas mitocôndrias durante a respiração celular. ... Quando ocorre a fosforilação oxidativa há a oxidação de nutrientes do alimento que, como consequência, libera energia química que posteriormente é produzida no transporte de elétrons na cadeia respiratória.
Nesse caso, o que acontece é a passagem desses ácidos graxos através de enzimas presentes nas membranas mitocondriais e, na matriz, ocorre uma série de reações que os degradam. Assim, esse conjunto de reações é denominada β-oxidação.
Na oxidação da glicose ou da sacarose, as suas moléculas são quebradas, sendo os átomos de hidrogênio removidos e, posteriormente, combinados com o oxigênio que, por sua vez, é reduzido à água.
Também chamada de fosforilação oxidativa, a cadeia respiratória é a terceira etapa da respiração celular ou aeróbica, e ocorre na membrana interna da mitocôndria. Nessa etapa, os elétrons obtidos na quebra do átomo de hidrogênio são transportados através do NADH e FADH 2 até o oxigênio.
Essa energia de oxidação das coenzimas é utilizada para a síntese de ATP. Para isso ocorre a fosforilação do ADP, ou seja, ele recebe grupos fosfato. Por isso esse processo é chamado Fosforilação Oxidativa.
A respiração celular é um processo aeróbio que necessita, portanto, do oxigênio para que ocorra. Nesse processo, o oxigênio atua como aceptor final de elétrons no final da cadeia de transporte de elétrons.
Outros consistem na produção de trifosfato de adenosina (ATP) por fosforilação do difosfato de adenosina (ADP). Um terceiro tipo de fosforilação ajuda a manter o equilíbrio de açúcar no sangue dentro do corpo e a promover processos metabólicos. Embora existam muitos outros tipos, abordaremos esses três com mais detalhes.
Existem vários métodos diferentes usados para verificar a fosforilação, incluindo a marcação de grupos fosfato com radioisótopos, o uso de anticorpos específicos para a proteína fosforilada e a espectrometria de massa.
Normalmente, é necessária energia para as reações bioquímicas que envolvem a adição de um grupo fosfato a uma molécula. Muitas vezes, essa energia vem das moléculas de ATP. O ATP contém três grupos fosfato, um dos quais é facilmente removido.
Acontece em diversas etapas oxidativas envolvendo enzimas livres no citoplasma e moléculas de NAD, que fazem a desidrogenação das moléculas, ou seja, retiram os hidrogênios a partir dos quais serão doados os elétrons para a cadeia respiratória. Por fim, há um saldo de duas moléculas de ATP (carregadoras de energia).
Qual foi o primeiro sobrenome do Brasil?
Quem tem pedras nos rins pode trabalhar?
O que significa nevo melanocítico?
Como tirar manchas amarelas do colchão?
Quais são os materiais cerâmicos?
Qual é a família da lagartixa?
Qual a faixa de frequência do Bluetooth?
Quais são os benefícios do lago?
Como foi a morte de Fred Weasley?
O que é o princípio da utilidade de Jeremy Bentham?
Quais são os principais conflitos no mundo atualmente?
O que não fazer no dia do casamento?
Como saber se e 32 ou 64 bits?
Quem é o adolescente mais rico?
O que é alisamento definitivo?