O flúor não age somente no esmalte. Em baixas concentrações, o flúor apresenta uma atividade antimicrobiana, inibindo a adesão bacteriana e impedindo o armazenamento de carboidratos, o que limita o metabolismo microbiano entre as refeições do hospedeiro.
Ação do flúor nos dentes
"Ele se incorpora aos cristais de hidroxiapatita do esmalte, formando a fuorapatita, mais resistente aos ácidos bacterianos", explica o dentista. O benefício do uso do flúor nos dentes permanentes já erupcionados é também dificultar a proliferação dessas bactérias pela boca.
Como ele atua em prol da saúde bucal? O flúor trabalha nos processos de desmineralização e remineralização que ocorrem naturalmente na boca. Além disso, possui efeito antienzimático e antimicrobiano, eliminando algumas bactérias e impedindo a multiplicação das mesmas.
O flúor se concentra nos ossos em crescimento e nos dentes em desenvolvimento das crianças, ajudando a endurecer o esmalte dos dentes de leite e permanentes que ainda não nasceram. O flúor ajuda a endurecer o esmalte dos dentes permanentes que já se formaram.
Quando os dentes entram em contato com a saliva, o esmalte (a camada externa dos dentes) acaba absorvendo o flúor. Uma vez ali, o flúor se junta ao cálcio e ao fosfato naturalmente presentes no esmalte dos seus dentes para criar fluorapatita, um material resistente a cáries e que ajuda a preveni-las.
17 curiosidades que você vai gostar
O flúor possui dois mecanismos de atuação no combate à cárie: sobre o hospedeiro (dente), tornando-o mais resistente ou sobre o metabolismo das bactérias. 1. Atuação do flúor na formação dos dentes: O principal mineral presente nos dentes é a hidroxipatita (60%) que sofre a seguinte reação de dissociação.
- O flúor ajuda a endurecer o esmalte dos dentes permanentes que já se formaram. - O flúor trabalha durante os processos de desmineralização e remineralização que ocorrem naturalmente em sua boca. Sua saliva contém ácidos que causam a desmineralização nos dentes. Estes ácidos são liberados após a alimentação.
Quando ingerido em excesso, o flúor pode provocar uma intoxicação chamada de fluorose, na qual surgem manchas brancas ou marrons nos dentes.
A aplicação do flúor pode ser feita a cada 6 meses, ou conforme orientação do dentista, e é muito importante para evitar o desenvolvimento de infecções, cáries e desgaste dos dentes.
Como funciona a fabricação de iogurte?
O que é a subjetividade para a Psicologia social?
É possível a emissão de duplicata virtual?
Como ocorre o reflexo da defecação?
Como osteoblastos e osteoclastos participam do processo de remodelação óssea?
Qual injeção que é aplicada na barriga?
Como ocorre uma resposta hormonal?
Como pode ocorrer a erosão do solo?
Como funciona a mente de um procrastinador?
Como se dá o processo de formação do cálculo dental e da placa bacteriana?
O que é ser um homem cavalheiro?
Como ocorre o processo de desertificação é um bioma?