Esse estilo nasceu na Europa Ocidental, no século XII (final da Idade Média) e durou até a chegada do Renascimento. O maior número de expressões da arte gótica ocorreu no norte da França, posteriormente se espalhando pelo oeste europeu.
Escultura gótica Utilizada sobretudo nas catedrais, as esculturas góticas eram vistas inicialmente no exterior das construções - em fachadas, portais, e sobre suportes que davam destaque às peças. Somente a partir do século XIV é possível verificar o uso de mais esculturas no interior dos edifícios.
Os materiais utilizados ainda eram os mesmos. As esculturas da arte gótica são, em sua maioria, feitas de madeira ou em pedra. O bronze, apesar de já utilizado em esculturas, não foi forte no gótico, pois era caro, pesado e difícil de se trabalhar. Surgem nessa época as gárgulas, que ficavam nas fachadas das igrejas.
A arte gótica, ou o estilo gótico, surgiu no norte de onde hoje se localiza a França, no século XII, e difundiu-se inicialmente como um estilo arquitetônico para diversas localidades da Europa até o século XV.
O traço que mais identifica a pintura gótica é seu intencional realismo. Partindo da premissa de que a representação do mundo real refletia a verdadeira natureza divina da criação, os pintores do românico elaboraram uma pintura carregada de simbolismo, a fim de tocar emocionalmente o observador.
A característica mais evidente da arte gótica é um naturalismo cada vez maior. Essa qualidade, que surge pela primeira vez na obra dos artistas italianos de fins do século XIII, marcou o estilo dominante na pintura européia até o término do século XV.
As mais evidentes inovações do Gótico primitivo foram a aplicação de esculturas às arquivoltas e às colunas laterais dos portais, e uma crescente tendência a uma organização das cenas menos compacta, mais aberta e racional, e a um alongamento nas proporções das figuras, acompanhando o maior verticalismo dos edifícios.
Gótico lanceolado, de 12. Gótico radiante, irradiante ou rayonnant (século XIV de 13, uso de linhas radiais na traceria). Gótico perpendicular (Inglaterra, século XIV, uso de linhas perpendiculares). Gótico flamejante ou flamboyant (França, de 14).
A luz mística e a grandiosidade constituem o veículo para comunhão com o divino. O arco em ponta e a rosácea - também chamada de mandala - serão atributos continuamente presentes nesse estilo arquitetônico, o qual busca substituir o horizontalismo românico pela verticalidade gótica. A escultura gótica também expressa o desejo de verticalidade.
Com características bastante singulares, a Arte Gótica se desenvolveu num contexto político, social e principalmente religioso associado a princípios estéticos e filosóficos contraposto ao estilo anteriormente em evidencia na Idade Média – a Arte Românica.
Assim, a distinção estilística entre a escultura românica e a gótica primitiva se torna muitas vezes sutil.
O conjunto mais importante da escultura gótica do século XIV está na Catalunha e é formado por sepulcros e retábulos de clara influência italiana, como o túmulo de D. João de Aragão. No século XV a influência da Borgonha e de Flandres tornou-se dominante e muitos mestres dessas nacionalidades chegaram à península ibérica.
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