Já os juros pré-fixados incidentes sobre o empréstimo serão lançados em conta redutora denominada "Juros a Transcorrer", também no Passivo Circulante (PC) ou Passivo Não Circulante (PNC), para apropriação futura como despesa, em função da fluência do prazo.
O valor relativo aos juros e outros encargos financeiros serão registrados contabilmente na própria conta que registra o empréstimo ou financiamento, tendo como contrapartida uma conta de despesas financeiras.
Assim, pelo visto acima temos que: Juros ativos = Receita de juros; Juros passivos = Despesa de juros; Juros ativos a vencer (Receitas pagas antecipadamente) = Passivo; Juros passivos a vencer (Despesas pagas antecipadamente) = Ativo; Vamos ver como isso cai em prova!!!!
Os empréstimos e financiamentos devem ser informados na ficha de Dívidas e Ônus Reais, com atenção aos códigos disponibilizados pela Receita. No campo "Discriminação", é preciso declarar as principais informações como o destino dos recursos, valor do empréstimo, forma de pagamento e os dados do credor.
A receita de juros ou a despesa de juros deve ser reconhecida somente na medida em que ativo (ou recebível) de contrato ou passivo de contrato for reconhecido na contabilização do contrato com o cliente.
Os juros ativos, podem ser considerados os juros de rendimento que um ativo aplicado sofre. Um exemplo bem claro onde podemos ver isso é no dinheiro aplicado em poupança ou em tesouro direto. Esse tipo de juros vem para aumentar o capital investido, o qual por sua vez está em circulação.
No Balanço Patrimonial, os encargos financeiros referentes ao período de vigência do empréstimo são registrados na conta encargos financeiros a transcorrer (ou juros passivos a transcorrer) que é uma conta de natureza devedora, classificada no Passivo, e que será apropriada para o resultado (despesa financeira) à ...
Desta forma, os juros incorridos são contabilizados desde a data da aplicação ou da última atualização até a data do balanço ou balancete. Fundamentação: Resolução CFC nº 750/1993.
No caso dos juros e demais encargos incorridos, que serão pagáveis após a data do balanço, serão também provisionados. O valor relativo aos juros e outros encargos financeiros serão registrados contabilmente na própria conta que registra o empréstimo ou financiamento, tendo como contrapartida uma conta de despesas financeiras.
Sugerimos nesse procedimento o lançamento contábil de aplicações financeiras relacionado a investimentos em aplicações financeiras de renda fixa e variável, da apropriação dos rendimentos e do Imposto de Renda Retido na Fonte – IRRF incidente sobre a operação. CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS DO LANÇAMENTO CONTÁBIL DE APLICAÇÕES FINANCEIRAS
Se assim for, quando faz a contabilização do processamento de salários, o valor a pagar à segurança social fica em aberto na conta 245 (tanto a parte que corresponde ao custo da empresa, que foi contabilizada na 63 - encargos s/ remunerações como também a parte que foi retida ao funcionaário (os 11%).
Para que é usado o discurso direto?
Como montar uma loja de bijuteria simples?
O que deve conter um folheto informativo?
Como montar um look estilo Tumblr?
Como montar looks com camisas?
Como Desamassar fio de fone de ouvido?
O que fazer quando a pessoa se engasga com a própria saliva?
O que é Sefaz e para que serve?
Como ocorre a resposta do organismo alguma lesão ou infecção?
Como soldar um cabo de carregador?
Como tirar o Creci provisório?
O que é um sistema cantilever?