Jardim Guanabara, Rio de Janeiro
João Cândido/Local de falecimento
Menezes desmaiou. O açoite, no entanto, prosseguiu. Foram 250 chibatadas. Ao fim do tormento, o marinheiro foi “embrulhado” em suas vestes e levado para a enfermaria.
Em 23 de julho de 2008, veio a Lei nº 11.756, assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que concedeu anistia post mortem a João Cândido e aos demais marinheiros, com o “objetivo de restaurar o que lhes foi assegurado” pelo decreto de 1910.
Há 50 anos atrás, morria, aos 89 anos, um dos líderes da Revolta da Chibata, o marinheiro João Cândido Felisberto no Rio de Janeiro. Ele foi responsável pelo levante que denunciou o uso da violência dentro da Marinha do Brasil contra marinheiros de baixa patente, normalmente formada por negros e pobres.
João Cândido Felisberto nasceu no Rio Grande do Sul, no dia 24 de Junho de 1880. ... O “Almirante Negro”, como João Cândido ficou conhecido, morreu aos 89 anos e teve ao todo 11 filhos ao longo dos três casamentos. Faleceu na cidade de São João do Meriti, no Rio de Janeiro.
Como saldo, o conflito deixou mais de duzentos mortos e feridos entre os amotinados, dos quais cerca de dois mil foram expulsos após a revolta. Na porção legalista, morreram cerca de doze pessoas, entre oficiais e marinheiros.
Na madrugada de 21 de novembro, o marinheiro Marcelino Rodrigues Menezes, o "Baiano", foi condenado a receber 250 chibatadas no Minas Gerais (cem mais do que o normal). O açoite aconteceu em frente à tropa perfilada, ao som de tambores.
Quase no início do governo do presidente Hermes da Fonseca, em 22 de novembro de 1910, estourou uma importante revolta de 2 mil marujos da Marinha brasileira. Era liderada pelo marinheiro João Cândido. Primeiramente, os revoltosos tomaram o comando do navio encouraçado Minas Gerais.
Ao todo, foram mais de 200 mortos e 2000 expulsos do serviço entre os marujos, além dos condenados à realização de trabalhos forçados na Amazônia. Do outro lado, as mortes somaram cerca de 12 pessoas. O líder da Revolta foi absolvido posteriormente, mas foi permanentemente expulso da Marinha.
João Cândido Felisberto, também conhecido como "Almirante Negro", foi um militar brasileiro da Marinha de Guerra do Brasil, líder da Revolta da Chibata.
Como calcular a resistividade elétrica?
Como pagar Meia-entrada no cinema sem ser estudante?
Como Deus se manteve ao longo de quase todo o livro de Jó?
Quais são as notas de corte do ProUni?
Onde pagar o Seguro DPVAT 2020?
Como funciona as notas bimestrais?
Como pagar o FIES em menos tempo?
Quais são as maneiras que o ser humano pode interferir no ciclo da água?
Qual é a resoluçao de um paquímetro?
Como pagar multa Renainf Rio de Janeiro?
Qual a fórmula da moda no Excel?
Como fazer para estudante não pagar passagem?
O que fazer para quitar o FIES?