A doença da vaca louca ficou conhecida nos anos 80 e 90 depois que um surto no Reino Unido fez com que milhões de cabeças de gado fossem abatidas. O mal da vaca louca é uma doença cerebral, degenerativa, fatal, que afeta gado e pode infectar humanos se houver o consumo de carne contaminada.
Um caso clássico de encefalopatia espongiforme bovina (EEB), conhecido como mal da vaca louca , foi confirmado na sexta-feira, 17, por autoridades sanitárias do Reino Unido. A doença, que surgiu no país em 1986, foi responsável por uma epidemia que sacrificou milhões de animais da década de 1990.
Especialistas consultados pela CNN alegam que o Brasil nunca teve uma epidemia da doença da “vaca louca”, como acontece na Europa, nos anos 80 e 90.
A doença da vaca louca é causada por uma proteína chamada príon, que pode ser transmitida a bovinos e caprinos quando alimentados com ração de farinha, contendo carne e ossos de animais contaminados. E pode ser transmitida aos seres humanos também pela ingestão de carne contaminada.
Como acontece a transmissão
A principal forma de transmissão da doença da vaca louca em humanos é por meio do consumo de carne de bovinos contaminados por príons, especialmente a carne proveniente do sistema nervoso, como cérebro e medula espinhal.
31 curiosidades que você vai gostar
Como prevenir a “vaca louca”
A melhor forma de controlar a doença é por meio da prevenção, que pode ser realizada por medidas como a não utilização de proteínas de origem animal na ração de animais ruminantes e a vigilância sanitária nas fronteiras, propriedades rurais e matadouros.
A nota emitida pelo MAPA esclareceu que dois casos atípicos de EBB foram identificados em frigoríficos de Nova Canaã do Norte (MT) e de Belo Horizonte (MG) e a confirmação foi feita pelo laboratório de referência da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), em Alberta, no Canadá (AGÊNCIA BRASIL, 2021).
Entre os principais sintomas da vaca louca estão:Nervosismo.Apreensão.Medo.Ranger dos dentes.Hipersensibilidade ao som, toque, luz.Ataxia.
A Encefalopatia Espongiforme Bovina, conhecida como “Doença da Vaca Louca”, é uma enfermidade degenerativa, crônica e fatal que afeta o Sistema Nervoso Central de bovinos e bubalinos. É provocada pela forma infectante de uma proteína (príon) presente nos restos mortais de bovinos e bubalinos que manifestaram a doença.
A doença da vaca louca pode se manifestar de duas formas — a variante clássica e a atípica. A clássica ocorre em bovinos após a ingestão de ração contaminada com príons, enquanto a atípica pode aparecer espontaneamente em todas as populações de gado, como o que foi observado no Brasil.
A EEB é desenvolvida através do contato com o cérebro, ou outros tecidos do sistema nervoso de um exemplar contaminado. O contato pode acontecer por ingestão de alimentos ou derivados contaminados por tecido nervoso, ou por instrumentos que entraram em contato com tecido nervoso doente.
Segundo Nogueira, o Brasil alimenta seu rebanho exclusivamente com proteína vegetal, o que reduz drasticamente o risco de ocorrência da doença. Nogueira acredita ainda que a decisão européia é um atestado de que o programa de sanidade animal implantado no País está correto.
Sinais e sintomas no animal:
– mudança de comportamento: isolamento, medo e agressividade; – tremores musculares; – dificuldade para andar; – morte do animal em 100% dos casos.
Doença da vaca louca em humanos
Assim como os animais, os humanos podem desenvolver o príon infeccioso naturalmente ou a partir do consumo de carne contaminada. Essas lesões costumam provocar sintomas comuns à demência, como dificuldade para pensar ou falar.
O surto nos anos 80 e 90
O primeiro grande surto da doença teve seu auge entre 1992 e 1993, quando foram confirmados quase 100 mil casos no Reino Unido. Estima-se que 180 mil cabeças de gado tenham sido afetadas e mais de 4 milhões de animais foram sacrificados na época.
O primeiro grande surto da doença teve seu auge entre 1992 e 1993, quando foram confirmados quase 100 mil casos no Reino Unido. Estima-se que 180 mil cabeças de gado tenham sido afetadas e mais de 4 milhões de animais foram sacrificados na época.
A vida útil da vaca de corte pode ir além de 12 anos; no entanto, após 10 anos de idade, a produção de leite entra em declínio e o animal passa a desmamar bezerros mais leves. Considerando-se 4 anos como a idade média ao primeiro parto, e o descarte aos 10 anos de idade, a vaca deixa, em média, de 4 a 5 bezerros.
Kuru é uma doença cerebral priônica endêmica na Papua, Nova Guiné, e considera-se que sua disseminação ocorra por canibalismo ritual.
Como tirar manchas escuras no pescoço?
Como mudar o formato da legenda Disney Plus?
Como alterar o MTU do roteador Intelbras?
Como colocar Samsung TV Plus em português?
Como mudar o formato de uma apresentação de slides?
Como mudar a hora do relógio de ponto?
Como mudar o gráfico da IQ Option no celular?
É possível remarcar passagem aérea Azul?
Como mudar o tamanho do slide?
Como escrever em outra linha na mesma célula do Excel?
Como colocar o símbolo de grau no celular Android?
Como mudar a data do visto por último?