Relações raciais em Casa Grande e Senzala ainda geram polêmica | Pernambuco | G1. Críticos dizem que livro de Gilberto Freyre, de 1933, 'suaviza' a escravidão. ... Por causa disso, o escritor não teria registrado de forma fiel a escravidão que existiu durante o Brasil Colônia.
Eram abafadas, pois possuiam poucas janelas, e eram muito desconfortáveis. Os escravos eram muito maltratados e passavam suas poucas ho- ras de sono na senzala, em péssimas condições, dormindo na palha, ou no chão du- ro. E muitas vezes eram acorrentados dentro das mesmas, para evitar fugas.
Casa-grande & senzala aborda especialmente aspectos relacionados a miscigenação, ocorrida com tanta intensidade potencialmente porque havia poucas mulheres brancas disponíveis na colônia. A igreja Católica, diante desse cenário de escassez, incentivou o casamento de portugueses com indígenas (jamais com negras).
Contextos em que a obra pode ser usada como referência na sua redação: – Em provas que abordem temas como a herança deixada pela escravidão, o patriarcado, o racismo institucional e estrutural, as desigualdades econômicas e sociais, o sistema de cotas, a exploração do trabalho, entre outros.
Os escravos praticamente sempre dormiam em palha ou em chão duro de terra batida. Os homens viviam separados das mulheres e das crianças. ... Muitas vezes, os escravos eram acorrentados dentro das senzalas para se evitar as fugas. Costumavam ser rústicas, abafadas (possuíam poucas janelas) e desconfortáveis.
SOCIEDADE COLONIAL Casa Grande: Era a residência do senhor de engenho. ... Casa Grande: Casarão onde moravam o senhor de engenho e sua família, era o centro administrativo. Senzala: construção precária, onde viviam os escravos. Capela.
Enquanto todos se esforçavam para tentar provar a inferioridade dos negros e defender o “clareamento” da população brasileira como meio de nos trazer o progresso, o livro de Freyre defendia que a miscigenação era a saída para nos proporcionar a evolução social.
Sob o ponto de vista da miscigenação foram aqueles povoadores à-toa que prepararam o campo para o único processo de colonização que teria sido possível no Brasil: o da formação, pela poligamia - já que era escasso o número de europeus - de uma sociedade híbrida (FREYRE, 2003, p. 110).
Para o antropólogo Gilberto Freyre, “sem um fim social o saber será a maior das futilidades”. Para Goethe, escritor e estadista alemão, “o sucesso reside em três coisas: decisão, justiça e tolerância”.
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