Endêmico do Brasil, o jequitibá-rosa ocorre principalmente em São Paulo - onde é símbolo do estado; Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. No passado também compunha as florestas do Nordeste, no entanto, a exploração acabou com a maioria dos exemplares na região.
Encravada na Mata Atlântica, Santa Rita do Passa Quatro também tem áreas com vegetação de cerrado no Parque Estadual Vassununga. A grande atração do Parque é o Patriarca, o maior e mais antigo jequitibá-rosa do país. A árvore batizada tem 42 metros de altura, o equivalente a um prédio de 13 andares.
Gigante em extinção
Nas áreas de floresta, o desmatamento ocorre em prol da atividade agrícola e pecuária, além de ser afetada pelo crescimento das cidades que invadem regiões que antes eram de mata fechada. Além disso, a extinção da árvore de Jequitibá está associada ao valor comercial de sua madeira.
A notável é da espécie angelim-vermelho, tendo 85,44 metros de altura, 9,45 metros de circunferência 3 metros de diâmetro. O achado é um marco e empolgou pesquisadores que a localizaram (assista no vídeo acima). Em 2019 foi descoberta a árvore mais alta da Amazônia, de 88 metros, na divisa entre o Amapá e o Pará.
É muito usada para reflorestamento, pois tem crescimento rápido. Pode atingir 3,5 metros em dois anos de plantio. Sua madeira é considerada de lei, moderadamente pesada, macia, bastante durável. Estende-se desde o sul da Bahia até o Rio Grande do Sul.
22 curiosidades que você vai gostar
O imponente jequitibá-rosa (Cariniana legalis) pode viver centenas de anos. Um exemplar localizado no Parque Estadual do Vassununga, em Santa Rita do Passa Quatro (SP), possui cerca de 3 mil anos, sendo a árvore mais velha do Brasil.
A maior árvore do mundo é uma sequoia de 83,8 metros nomeada de General Sherman. Estimada em 2.000 ou 3.000 anos de idade, a árvore cresce na Floresta Gigante do Parque Nacional de Sequoia, no sul da Serra Nevada, a leste de Visalia, Califórnia.
Conheça 5 árvores gigantes do BrasilSumaúma (Ceiba pentandra) ... Jequitibá-rosa (Cariniana legalis) ... Castanha-do-pará (Bertholletia excelsa) ... Peroba-rosa (Aspidosperma polyneuron) ... Gameleira ou Figueira-brava (Ficus organensis)
Localizada na cidade de Santa Rita do Passa Quatro, interior de São Paulo, a jequitibá-rosa Também conhecida como “Patriarca da Floresta” com idade estimada de 600 anos, é considerada a árvore mais antiga do brasil.
O Patriarca está localizado no Parque Estadual Vassununga, em Santa Rita do Passa Quatro, interior de São Paulo. Tem 4 metros de diâmetro e 42 metros de altura, o equivalente a um prédio de 14 andares.
Os frutos do Jequitibá são lenhosos com formato que lembra um pequeno copo com uma espécie de tampa, que se desprende quando maduro. Esses frutos eram usados pelos índios para fazer cachimbos. No imaginário popular, o cachimbo do Saci é feito com o fruto do Jequitibá.
As duas espécies mais conhecidas de jequitibá são:Cariniana legalis, o jequitibá-rosa e.Cariniana estrellensis, o jequitibá-branco ou somente jequitibá,
Indicações e benefícios O consumo de jequitibá é comumente indicado para infecções de garganta ou na boca, faringite, amidalites, infecções nas mucosas, anginas e laringites. O conhecimento popular também indica o uso da planta para combater leucorreia, irritações vaginais, e problemas nos ovários e útero.
No mês passado, a gestão local de Jacobina, município de 80 mil habitantes no coração da Bahia, prometeu montar a “maior árvore de Natal do Brasil” na cidade. A estrutura foi instalada aos pés da escadaria do Morro do Cruzeiro, um dos pontos turísticos mais importantes da cidade.
A maior árvore do mundo é uma sequoia gigante que está em uma floresta do norte da Califórnia, nos Estados Unidos. A árvore apresenta incríveis 115,55 metros de altura, o equivalente a aproximadamente um prédio de 40 andares.
Matusalém
Methuselah é um pinheiro bristlecone antigo localizado nas montanhas brancas da Califórnia. Esta árvore é a mais antiga árvore não clonal conhecida no mundo.
Árvores mais bonitas do mundoGlicínia. Considerada a árvore mais bonita do mundo, a glicínia (também conhecida pelo seu nome em inglês, wistéria) de 144 anos torna o céu do parque japonês Ashikaga Flower Park em uma mistura de rosa e púrpura. ... Baobá ... Dragon Blood. ... Cerejeira.
Longeva e ameaçada. A fascinante Macacarecuia (Eschweilera tenuifolia (O. Berg) Miers) ou Cuieira das fotos acima e abaixo deve ter aproximadamente mil anos – 1.200, talvez – e resiste a condições extremas, submersa nas águas do Rio Negro, na Bacia Amazônica, durante dez meses por ano.
A Karomia gigas é uma árvore alta e reta que pode atingir 24 metros, cujos galhos só aparecem a partir de 10 a 12 metros do solo, tornando as flores difíceis de avistar. A árvore é tão rara que não tem nenhum apelido conhecido em inglês, suaíli ou nos idiomas locais em torno das reservas florestais onde é encontrada.
A árvore mais alta do mundo é a Hyperion, uma sequóia gigante que existe no parque nacional de Redwood, na Califórnia, embora a localização exacta seja mantida em segredo para a proteger de possíveis danos e excesso de turistas.
Apesar de ser uma espécie encontrada em sua grande maioria no continente norte-americano, as Sequoias têm sido plantadas em regiões do Brasil para fins ornamentais e também para a adaptação da espécie, uma vez que em seu território de origem ela vem sendo constantemente destruída.
Árvore shohin, Caliandra Brevipes.
Entre as populações de árvores analisadas no estudo, o pódio das mais longevas foi formado por um trio de pinheiros da América do Norte: Pinus resinosa (2.006 anos), Pinus longaeva (1.965 anos) e Taxodium distichum (1.621 anos).
O período de vida de uma árvore varia muito. Um pessegueiro, por exemplo, não passa dos 30 anos, enquanto uma sequóia gigante, espécie de conífera americana, supera os 3000 anos de idade. Engana-se, porém, quem pensa que longevidade é sinônimo de vida tranquila.
Além dos aspectos biológicos, casos do contato com água e iluminação, e climáticos, o tempo de vivência varia de espécie para espécie. Enquanto as chamadas árvores primárias vivem, em média, 50 anos, as árvores climáticas pode existir por milhares de anos.
Qual foi a importância do primeiro satélite artificial para o avanço da ciência e da tecnologia?
Qual tipo de sólido melhor conduz corrente elétrica?
Onde o fisioterapeuta neurofuncional pode atuar?
Como limpar as marcações do óculos?
O que significa tamanho máximo de arquivo excedido?
Como desbloquear senha da Vivo?
Pode comer fruta junto com a comida?
Quando a veia da cabeça fica pulsando?
Como atualizar o tiktok no Android?
Qual foi o primeiro romance a ser publicado?
Como fazer um discurso inspirador?
Quais os elementos básicos da célula?