Um nosso dia-a-dia podemos encontrar esse composto nas embalagens plásticas, borracha e tecidos sintéticos, corantes e até mesmo em explosivos. O etileno também é usado como anestésico em procedimentos cirúrgicos, além de funcionar acelerador de amadurecimento em frutas.
Muito difíceis de serem encontrados na natureza, a maioria dos alcenos são produzidos em laboratórios. O mais comum é o etileno, que é produzido durante o amadurecimento das frutas. Por isso que ao embrulhar alguma fruta em jornal, o seu amadurecimento é acelerado.
Os alcenos são hidrocarbonetos acíclicos e insaturados, ou seja, são compostos orgânicos cujas moléculas são formadas apenas por átomos de hidrogênio e carbono, de cadeia aberta e que possuem uma dupla ligação entre dois de seus carbonos.
Alceno com uma ramificação
Logo em seguida, devemos numerar a cadeia principal para determinar a posição da ligação dupla (nesse caso, carbono 1) e da ramificação (que, nesse exemplo, é o metil [CH3] e está na posição 3). Assim, o nome desse alceno ramificado é 3-metil-pent-1-eno.
Alcanos são hidrocarbonetos saturados de cadeia aberta de fórmula geral CnH2n+2. São obtidos do petróleo e gás natural, tendo grande uso como fontes de energia. O gás natural, de ampla utilização em nossas residências, é uma mistura de hidrocarbonetos leves, em que se destaca o metano, CH4.
40 curiosidades que você vai gostar
A principal fonte de obtenção dos alcanos é o petróleo e o gás natural. O alcano que provém do petróleo aparece após o processo de refino, depois da destilação fracionada do petróleo bruto. Algumas frações do petróleo pertencem à função alcano, como a gasolina, parafina, gás butano, hexano, óleos, entre outros.
Veja por que o eteno, ou etileno, é considerado o alceno mais importante e de maior uso na indústria.
Aplicações dos alcenos
Além disso, é empregado como anestésico e, principalmente, na fabricação de polietileno, um plástico utilizado em brinquedos, sacolas plásticas, entre outros. Os demais alcenos são utilizados na fabricação de tecidos sintéticos, borrachas, corantes e, ainda, alguns explosivos.
Esse hidrocarboneto é importantíssimo na indústria. O acetileno (que pertence à classe dos alcinos e também conhecido como etino) é usado em grande escala na fabricação de borrachas sintéticas, plásticos, como o PVC e PVA, e ainda de fios têxteis para a produção de tecidos.
Esse polímero é o plástico mais usado atualmente, sendo usado na fabricação de objetos domésticos, garrafas, brinquedos, cortinas, sacolas, revestimentos de fios, cabos, tubos, embalagens de produtos farmacêuticos, películas plásticas e folhas de embalagens de alimentos.
Os alcenos apresentam as seguintes propriedades físicas: são insolúveis em água e solúveis em solventes apolares; são menos densos que a água e os pontos de ebulição aumentam de forma igual, segundo o número de carbonos na cadeia.
O principal alcano utilizado no cotidiano é o metano, que é também chamado de gás natural (localizado em jazidas de petróleo), gás dos pântanos (pode ser obtido nas regiões pantanosas pela fermentação da celulose), biogás (é usado como combustível) e gasolixo (pode ser obtido também no lixo, pela decomposição ...
Propano e butano são alcanos, pois apresentam apenas ligações simples em suas cadeias carbônicas e apresentam fórmula geral CnH2n + 2.
CH3-O-CH (CH3) CH2CH3: 1-metóxi-1-metil-propano.
Alguns dos hidrocarbonetos encontrados no petróleo são: metano (CH4), butano (C4H10) e octano (C8H18). Alta concentração de hidrocarbonetos parafínicos, que correspondem aos alcanos.
Os alcanos que possuem de 1 a 10 carbonos na cadeia são os mais conhecidos e trabalhados no Ensino Médio, eles são:1 C – metano.2 C – etano.3 C – propano.4 C – butano.5 C – pentano.6 C – hexano.7 C – heptano.8 C – octano.
Os alcanos, também chamados hidrocarbonetos parafínicos ou parafinas, são compostos constituídos exclusivamente por carbono e hidrogênio e forma uma série homóloga de fórmula geral CnH2n +2, cujo primeiro membro é o metano (CH4). Regra 3: O membro intermediário do nome será a sigla: an.
Os alcenos diferem dos alcanos pela presença de uma insaturação, uma ligação π (pi), que confere considerável reatividade aos alcenos frente a muitos reagentes comuns de laboratório. O eteno, ou etileno, constitui o mais simples dos alcenos e se apresenta como um gás incolor e insolúvel na água.
Propriedades Físicas dos Alcinos
Apresentam pontos de fusão e ebulição crescentes com o aumento da cadeia carbónica como os alcanos e alcenos. São destituídos de cor (incolor) e sem cheiro (inodoro), Apresentam insolubilidade em água, mas são solúveis em solventes orgânicos como o álcool, o éter e outros.
Propriedades dos hidrocarbonetosPolaridade: hidrocarbonetos sem a presença de heteroátomos são apolares.Forças intermoleculares: as ligações entre as moléculas de um hidrocarboneto são do tipo dipolo induzido.Ponto de fusão e ebulição: variam conforme tamanho, função e organização estrutural da molécula.
Os hidrocarbonetos podem ser oxidados com uma grande facilidade, liberando muita energia e calor, por isso são utilizados como combustíveis”1. Esses compostos podem apresentar-se em cadeias carbônicas abertas (alifáticas ou acíclicas) e fechadas (cíclicas). Quando acíclicas, podemos ter os alcanos, alcenos e alcinos.
Seu uso intenso se dá principalmente porque, através do etileno, produz-se o polietileno, um dos plásticos mais utilizados na atualidade, com o qual se fabricam inúmeros objetos como garrafas de água, de refrigerantes, de sucos, toalhas de mesa, vários tipos de embalagens, sacos plásticos, cortinas para banheiro, ...
Quanto custa um rancho nos EUA?
Como se abre o frasco de manitol?
O que significa santo antônio?
Como a epilepsia pode complicar a vida de uma pessoa?
Quais são as plantas mais fáceis de cuidar?
Qual é o 13o signo do zodíaco?
Quanto tempo demora a fazer o cartão de cidadão?
Quem tem gordura no fígado pode beber leite?
O que é inteligencia artificial?
Quantas vezes devo molhar as suculentas?
O que é virtualização de servidores?
Qual disjuntor usar para ar condicionado de 18.000 BTUs?