O damasco é o fruto do damasqueiro (Prunus armeniaca), árvore originária da China e Sibéria que pode chegar até 7 metros de altura. A fruta foi introduzida na Inglaterra, durante o século XVIII, e na América do Norte, em 1920.
O damasco (também conhecido comoabricó) é uma fruta com intensa colação amarelo alaranjada, o que indica alta concentração de carotenóides, especialmente betacaroteno, um importante antioxidante, muito bom para a saúde.
Atualmente o damasco possui basicamente 3 variedades: europeia, asiática e híbridos e com isso temos frutos brancos, cinzas, pretos, rosa, além do amarelo.
Síria
732 a.C. Arã-Damasco foi um estado arameu próximo a Damasco na Síria, que existiu entre fins do século X a.C. até 734 a.C. Fontes que atestam a existência deste estado vêm de textos que podem ser divididos em três categorias: anais assírios, textos aramaicos e a Bíblia Hebraica.
Síria
Damasco é, ainda, um dos principais centros culturais e religiosos do Levante. Em 2010, tinha uma população estimada em cerca de habitantes. Localiza-se no sudoeste da Síria, e é o centro de uma grande área metropolitana de 4,8 milhões de pessoas.
Melhores formas para consumirmos damasco no dia a dia
O gosto do damasco fresco é doce e suave. Os damascos também são consumidos secos, enlatados ou em forma de geleia. Eles são uma boa fonte de vitamina A e de ferro.
Existem diferenças nutricionais e de sabor entre o damasco fresco e o seco. A versão seca tende a ser mais doce e mais nutritiva, pois a perda de água no processo de desidratação faz com que haja maior concentração de frutose, vitaminas e minerais, tais como vitamina B9, vitamina A e cálcio.
“Por conter alto teor de fibra, o damasco seco proporciona saciedade, auxiliando em dietas hipocalóricas. Porém, não se pode exagerar e exceder a quantidade 4 a 5 unidades por dia, pois cada unidade contém aproximadamente 6g de carboidrato e 23 calorias”, acrescenta a nutricionista.
Atualmente o damasco possui basicamente 3 variedades: europeia, asiática e híbridos e com isso temos frutos brancos, cinzas, pretos, rosa, além do amarelo. Apesar de não ser muito comum, é possível encontrar o fruto fresco no Brasil, mesmo seu consumo na forma seca seja a mais comum, principalmente nas festas de final de ano.
Independente de onde o damasco foi originado, ele se tornou popular quando foi exportado para o mediterrâneo e para as Américas, locais nos quais a fruta é largamente produzida e consumida. Além de nutritivo, o damasco pode ser consumido de diversas formas: fresco, cozido, seco, em doces, saladas etc.
Países como Turquia, Itália, Rússia, Espanha, Grécia, EUA e França são considerados os principais produtores de damascos. O damasco é uma fruta pequena, com carne macia e pegajosa e uma pele fina. É tipicamente amarelo ou laranja, algumas vezes possuindo um leve tom avermelhado em suas extremidades.
No Brasil, o clima e o tipo de solo atuam como empecilhos para a ampla produção da fruta, mas o sul do país apresenta condições de receber a variedade. O mais comum é encontrar o damasco desidratado. O preço pode variar bastante de região para região, de modo quilo da fruta pode sair entre R$18,00 e R$30,00.
Quais são as principais doenças ligadas aos ossos e músculos?
Qual o preço da nova Captiva 2022?
Qual a importância do cinema na sala de aula?
Quais tipos de qualidades existem?
Qual a doença que a galinha transmite para o ser humano?
Quanto a Tele Sena fatura por ano?
O que significa micras no plástico?
Qual o ponto exato do chantilly?
Quem tem diabetes pode comer melancia?
Como se avalia sinais de irritação peritoneal?
Quantas pessoas no mundo tem transtorno de personalidade?
Quando foi criada a primeira farmácia?
O que é necessário para instalar uma pia?
Quantos metros tem 1 km cálculo?
O que é necessário para definir uma estratégia?
Faz-se necessário ou se faz necessário?