Conhecida por “comandar” o corpo masculino, a testosterona também está presente no organismo da mulher, mas em pequena quantidade. Nas pessoas do sexo feminino, o hormônio é produzido nos ovários e nas glândulas suprarrenais, tendo entre suas funções auxiliar o processo de reprodução.
O organismo feminino é capaz de produzir androgênios a partir das glândulas adrenais e ovários. A testosterona, especificamente, é produzida primariamente nos ovários e a partir da conversão periférica de precursores androgênicos.
O uso de testosterona por mulheres, sem indicação e com medicamentos inadequados, pode levar a efeitos a curto e longo prazo, dose-dependentes como espinhas, excesso de pelos, queda de cabelo, aumento do risco cardiovascular, engrossamento da voz, aumento do clitóris, além de dependência psicológica como depressão após ...
A testosterona é um andrógeno (hormônio masculino) produzido preferencialmente nos testículos e responsável pela diferenciação sexual (características próprias ao sexo).
A produção de testosterona se inicia logo após o nascimento, porém em níveis muito baixos. Quando é atingido o período de puberdade, o hipotálamo passa a permitir que os hormônios luteinizantes sejam produzidos. A produção da testosterona ocorre em diferentes locais do corpo.
25 curiosidades que você vai gostar
Para aumentar os níveis de testosterona circulantes no sangue é importante ter uma alimentação rica em zinco e vitaminas A e D, praticar atividade física, de preferência utilizando pesos, e ter uma boa noite de sono. Assim, é possível manter os níveis de testosterona normais e o bom funcionamento do organismo.
A produção da testosterona está relacionada aos hormônios LH e FSH. Eles são liberados pela hipófise e juntos exercem suas atividades ao nível dos testículos, local onde o LH atua nas células de Leydig estimulando a produção da testosterona.
Sinais de testosterona baixaDiminuição da libido;Menor desempenho sexual;Depressão;Diminuição da massa muscular;Aumento da gordura corporal;Diminuição da barba e perda de pelos no geral.
O abacate, assim como o salmão e o atum, funciona como fonte de gorduras boas, que são essenciais para a produção de testosterona. As gorduras mono e poli-insaturadas presentes na fruta ajudam a aumentar o HDL e também são importantes para a saúde do coração.
O que avaliar em uma fotografia?
Qual a classificação da palavra rápido?
Qual idade marca o período de transição da infância com a adolescência?
Como fazer um casamento simples para poucas pessoas?
Quais são as principais heresias?
Como se chamava a mãe de João Batista?
Como ela se chamava a língua maia?
Qual a classe do animal pinguim?
Como funciona a mente de um Esquizoide?
Como é uma pessoa de temperamento melancólico?
Como lidar com alguém com depressão e ansiedade?
Qual signo não combina com câncer?
O que acontece quando recebemos uma notícia ruim?
Quando uma pessoa é desagradável?
O que fazer para conviver com um bipolar?
Como o professor pode ajudar o aluno com autismo?