A Casa dos Pretos-Velhos Dentro da “casinha branca de varanda” como narra a poesia, encontra-se um casal de Pretos-Velhos e a frente da Casa, as pessoas geralmente depositam suas oferendas. Seu dia de comemoração é 13 de maio, Dia da Abolição da Escravatura.
Para os Pretos Velhos, em geral, as oferendas são feitas usando de bebidas e comidas que eles apareciam, como café sem açúcar, cachaça, arroz doce, pipoca sem sal, bolo de fubá e canjica.
As oferendas para Exu, orixá conhecido por comer de tudo, são entregues do lado de fora, na rua. Seu lugar favorito são as encruzilhadas, o cruzamento de três estradas.
A oferenda deve ficar em um cruzeiro de cemitério, praia ou à beira de um lago ou represa.
Pegue uma vela palito branca, um galhinho de arruda, guiné e alecrim, um copo de água mineral, uma xícara de café. Acenda a vela branca e ofereça para os Pretos Velhos. Dentro do copo com água, coloque as ervas e, junto, ofereça a xícara de café. Faça a oração abaixo.
36 curiosidades que você vai gostar
O dia da semana dos Pretos Velhos é a segunda-feria. E seu dia de comemoração é em 13 de maio.
Dentro do copo com água, coloque as ervas e, junto, ofereça a xícara de café. Em seguida, faça a oração abaixo: “Amado(a) Preto(a) Velho(a), de joelhos peço a vossa presença ao meu lado direito e que, através do meu lado sagrado, vós possais auxiliar-me e amparar-me neste momento de minha vida.
ENDEREÇO: AVENIDA AUTOMÓVEL CLUBE Nº 2322 (ESTRADA VELHA DA ESTRELA) - VILA INHOMIRIM - RAIZ DA SERRA - MAGÉ - RJ. Venham conhecer o local!!!!!!
Ali, o ebó sugerido pelo gerente da loja, Reinaldo Lima, 26, custa de R$ 70 a R$ 100. “Bota um pênis de cera, um testículo ou pênis de boi, milho branco, boneco branco, azeite doce e mel”, disse.
Lugar especializado para oferendas e... - Santuário Nacional de UmbandaAmérica do Sul.Estado de São Paulo (SP)Santo AndréSanto André - O que fazer.Santuário Nacional de Umbanda.
Nesse caso, a oferenda é preparada no domingo e adormece no assentamento de Exú, um quarto onde fica a imagem da entidade. Na manhã do dia seguinte, após acordar, o babalorixá joga a farinha na calçada. “Ela representa a terra, e misturamos com o Epo pupá, que é o azeite de dendê.
Recolha as borras e coloque no lixo. Antes de sair, jogue o líquido dos copos ao redor da oferenda, os descartáveis vão pro lixo. Faça o mesmo com garrafas e demais elementos.
O primeiro passo para saber se sua oferenda foi aceita é esperar a decisão dos orixás do mundo espiritual. Eu sei que essa parte de esperar é difícil, pois você quer saber se seu pedido e suas intenções vão se concretizar, entretanto essa etapa é fundamental.
Os Pretos-Velhos são muito conhecidos por ajudar em questões de saúde, seja física ou emocional, assim como para encontrar emprego e unir família. Suas magias, chamadas de "mirongas", são poderosíssimas e repletas de mistérios milenares. Nas consultas, utilizam técnicas de benzimento e sugerem banhos com ervas.
Por isso, quando falar com um preto velho, tenha humildade e saiba escutar, não queira milagres ou que ele resolva seus problemas. Entenda que qualquer solução tem o princípio dentro de você mesmo, tenha fé, acredite em você, tenha amor a Deus e a você mesmo.
A energia retirada do Ebó é dissipada ou transferida para esses elementos também por meio de banhos com as ervas ou devolvidas para a natureza como no caso da terra e da água do mar. Para que dessa forma o indivíduo possa retornar ao seu estado de espírito natural.
Pode-se pensar no Odu como uma energia que possui sua positividade e negatividade. Nesse sentindo, o Ebó pode ser tomado para tirar a negatividade do seu Odu. Para a cultura iorubá, no Odu sempre vai existir o positivo e negativo, pois são ordens naturais pelas quais o ser humano foi criado.
Após o ebo também se faz necessário um tempo de abstinência de algumas coisas como sexo, álcool, bebidas escuras e por ai vai.
As cachoeiras são a representação da própria divindade Oxum, expressando a pureza, a renovação, a abundância e fluidez da vida. Pelas águas se nasce, na sacralização do batismo, pelas águas se rega a terra e faz brotar a vida.
E ao passar pela cachoeira, estamos limpos e renovados. "A água é energia, é Oxum. Tudo o que chega de ruim, de energia negativa, ela tira de você, porque a água não tem obstáculo, ela contorna e segue adiante", explica Abadia. Quem participa do ritual, garante que se começa o ano com mais energias boas.
Oxum é um orixá feminino das águas doces, rios e cachoeiras, da riqueza, do amor, da prosperidade e da beleza, cultuada no candomblé e na umbanda.
Dentre as mais conhecidas, utilizadas em benzimentos e banhos de limpeza e equilíbrio energético, estão a Alfazema, a Arruda, o Guiné, o Alecrim e a Rosa Branca. Ervas com propriedades que limpam, tranquilizam e equilibram o corpo físico, mental, emocional e espiritual.
Os Pretos Velhos não utilizam somente o cachimbo, mas também o cigarro de palha e até charuto (sendo o cachimbo o mais utilizado por esta linha de trabalho).
Geralmente, se apresentam como pais ou mães velhos, mas podem ser chamados de vovôs, quando optam por formas anciãs, ou ainda de tios, quando escolhem vir em formas mais jovens. Suas cores são o preto e branco e o dia consagrado a eles é a segunda-feira.
O que faz uma pessoa ser magra?
Qual é a velocidade da luz elétrica?
O quê entropia tem a ver com o tempo e com o Universo?
Quais marcas pertencem a Google?
Qual a medida da caçamba da saveiro cabine dupla?
Quais são os princípios do reino de Deus?
Qual diferença entre Eternit e Brasilit?
Como faço pra saber o tamanho do bebê no útero?
O que precisa para casar no cartório e quanto custa?
O que fazer com o namorado em dias de frio?
Qual o mês mais barato para viajar para o Egito?
Onde tem início a história da qualidade?
O que leva uma pessoa a fazer hemodiálise?
Quais as capitais mais sujas do Brasil?
O que precisa para ser motorista uber?
Como se calcula o calor da reação?
Quais as quatro características de funcionamento das línguas gesto visuais?