Elas são ideais para ambientes como cozinhas, banheiros e lavanderias, onde são instalados os equipamentos que precisam de mais capacidade elétrica. Se você não tem certeza sobre como será a disposição dos equipamentos, é sempre melhor garantir com a instalação de tomadas de 20A.
Quando o equipamento precisa de uma carga mais reforçada para funcionar de mais de 1000 W, como é o caso de aparelhos de ar-condicionado, secadores de cabelo profissionais e secadoras de roupa, entra em cena a tomada de 20 A, com plugues mais grossos e capacidade maior de transmitir energia com segurança.
Conectar um plugue 10A na tomada 20A traz algum risco? Não há risco para o aparelho e nem para o circuito elétrico, apenas o espaço entre o plugue e a tomada ficará um pouco mais folgado.
Diâmetro dos fios: para instalar tomadas de 20A com segurança, a grossura dos fios deve ser de, no mínimo, 2,5 mm². Ou seja, o diâmetro do fio desencapado deve ser maior que 1,8 mm. Se os fios forem mais finos, por segurança, você deve optar por instalar tomadas de 10 A.
Tomadas de força de até 20A indicado para consumidores de 4000 a 6000 wolts. Serão usados condutores de 6,0mm e Disjuntores de 32A com potência de até 6000 wolts.
39 curiosidades que você vai gostar
O padrão de 20A têm plugues com pinos e tomadas com orifícios mais grossos (diâmetro: 4,8 mm). Este padrão é utilizado por equipamentos que exigem maior capacidade como geladeira, micro-ondas, aspirador de pó, forno elétrico, máquina de lavar roupas, secadoras e etc.
Aparelho 10A na tomada de 20A
Isso vai fazer gastar mais energia elétrica? Bora responder isso por partes. Você pode ligar sim um aparelho de 10 amperes em uma tomada 20 amperes, porque qualquer aparelho que necessite de uma corrente menor que 20A pode ser ligado em uma tomada 20 amperes!
Por sua vez, os aparelhos de 10A podem se encaixar em tomadas de 20A, pois seus pinos são um pouco mais finos. As tomadas de 10 amperes podem ser utilizadas para aparelhos que utilizamos no dia a dia, como computadores, carregadores de notebooks e celulares, aparelhos de som, televisores e outros.
Em uma tomada de 20A, a capacidade de corrente total dos equipamentos conectados a ela não deve exceder 20A. A potência máxima permitida em 127V é de 2540W (127V*20A), e para 220V a potência máxima permitida é de 4400W (220V*20A).
As tomadas de corrente mais utilizadas, possuem corrente nominal de 10A (dez Amperes), porém, a maioria dos equipamentos citados a seguir, possuem corrente nominal superior a 10A (principalmente quando ligados em 110V).
deve se atribuir, no mínimo 600 watts por ponto de tomada, até 3 tomadas. deve se atribuir 100 watts para os excedentes. Demais cômodos ou dependências atribuir, no mínimo 100 watts por ponto de tomada.
Tomadas de Uso Geral (TUG); Disjuntores não devem ser superior a 20 A; Utilizar cabos de 2,5mm²
Divida a potência total do circuito pela tensão que este irá trabalhar. Exemplo : Um aquecedor de 3500W ligado a uma tomada de 127V, pegamos 3500 e dividimos por 127 o que dará uma corrente de aproximadamente 28A. então o disjuntor ideal para este circuito será um de 32A.
O disjuntor geral para nosso exemplo deve ser de no mínimo 63A para uma tensão de 127V.
Examine o painel elétrico.
Cada disjuntor deve ter o valor de sua amperagem marcado no interruptor. Trata-se da amperagem máxima que o circuito é capaz de suportar antes da queima do fusível. Geralmente, os disjuntores padronizados fazem uso de 15 a 20 ampères para residências ou circuitos de alta carga.
Os disjuntores devem ser escolhidos em função da corrente prevista para o circuito que ele estiver protegendo. Para calcular o disjuntor correto para sua instalação, procure um eletricista. 3 – Tipo de curva: Existem disjuntores de curva B, C e D.
Para instalar tomadas com circuito monofásico de uso geral use fios de 2,5 mm2 e de preferência disjuntores de 10 A, pois as tomadas são fabricadas para suportar até esta amperagem.
Dividindo a potência de 10.061W por 220V, temos uma corrente de 45,73A, que é a corrente para considerar o disjuntor geral deste QDC.
Já para as tomadas de uso especial, não é recomendado o uso de 2 ou mais tomadas no mesmo circuito, ou seja, para equipamentos de alta potência como por exemplo, ar condicionado, máquina de lavar ou secador de cabelo, você não deve puxar uma tomada de outra, porque o risco de sobrecarga e aquecimento é muito alto, ...
Nos circuitos de pontos de tomadas de cozinha, copas, copas-cozinhas, áreas de serviço lavanderias e locais análogos, as potências dos circuitos podem ser conforme determina a norma. Em geral, o limite pode chegar a 2.100 VA, que corresponde até seis pontos de tomadas de 600VA + 600VA + 600VA + 100Va + 100VA + 100VA.
Obedecendo aos critérios estabelecidos pela norma NBR 5410 na Residência-modelo, o projeto deve possuir, no mínimo, quatro circuitos terminais: – um para iluminação; – um para os pontos de tomada; – dois para os circuitos independentes (chuveiro e torneira elétrica).
O que diz o artigo 422 do Código Civil?
A floresta amazônica se estende por quais países?
Para que serve o whey protein isolado?
Como acessar os emails arquivados no gmail?
Como tirar o amargo da berinjela com sal?
Como obter figurinhas para o whatsapp?
Quanto ganha o maior escritor do mundo?
Quem terminou de pintar a Capela Sistina?
Quais as profissões que usam a geometria?
Quantos perfis existem no Instagram?
Quem mora junto e não é casado?
Como faço para ir na linha do tempo no Facebook?
Quantas pessoas ao mesmo tempo no WhatsApp?
Qual a diferença entre o direito objetivo e subjetivo?