As oferendas para Exu, orixá conhecido por comer de tudo, são entregues do lado de fora, na rua. Seu lugar favorito são as encruzilhadas, o cruzamento de três estradas.
Banquete despachado: oferendas para os orixásEXU. Prato – Milho amarelo com azeite-de-dendê. ... OGUM. Prato – Inhame assado com azeite-de-dendê e feijão-fradinho torrado no fogo. ... OGUM. Prato – Inhame assado com azeite-de-dendê e feijão-fradinho torrado no fogo. ... OXUM. Prato – Omolocum, prato feito com. ... IEMANJÁ ... OXALÁ ... IANSÃ ... IANSÃ
Oferendas:Pombagira: flores vermelhas, vinhos, espumantes, perfumes, batom vermelho e jóias.Exu: conhaque, cachaça, gim e whisky.
A oferenda deve ficar em um cruzeiro de cemitério, praia ou à beira de um lago ou represa.
Segunda-feira: Exu e Omolu. Cada orixá corresponde a um dia da semana, além de ter cores e saudações específicas.
36 curiosidades que você vai gostar
O dia da semana atribuído a Exu é segunda-feira e 13 de junho é seu dia comemorativo. A data faz com que, no sincretismo com a religião católica, Exu seja representado por Santo Antônio.
No terreiro com seus filhos e ogans, ele prepara às oferendas com farinha, mel, água e cachaça para entregar na encruzilhada. “O ritual é para Exú nos livrar do inimigo oculto e declarado, dos acidentes. Pedimos que abençoe nosso caminho. Na entrega cantamos para louvar”.
ENDEREÇO: AVENIDA AUTOMÓVEL CLUBE Nº 2322 (ESTRADA VELHA DA ESTRELA) - VILA INHOMIRIM - RAIZ DA SERRA - MAGÉ - RJ. Venham conhecer o local!!!!!!
A Casa dos Pretos-Velhos
Dentro da “casinha branca de varanda” como narra a poesia, encontra-se um casal de Pretos-Velhos e a frente da Casa, as pessoas geralmente depositam suas oferendas.
Ali, o ebó sugerido pelo gerente da loja, Reinaldo Lima, 26, custa de R$ 70 a R$ 100. “Bota um pênis de cera, um testículo ou pênis de boi, milho branco, boneco branco, azeite doce e mel”, disse.
O mais comum é fazer o padê (farofa de dendê), com bifes e cebolas. Também podem rolar frutas, bombons, velas, cigarros, rosas,e ,em alguns casos, até sacrifício animal, dependendo da preferência da pombagira.
Encha um pote de barro pequeno com sal grosso e enterre seis pimentas dedo-de-moça nele. Ao lado do pote, acenda uma vela roxa sobre um pires, com cuidado para não se queimar, e ofereça a uma Pombagira pedindo proteção.
Cada um deles tem sua bebida e comida preferida, indo desde a já famosa farofa, cachaça e a cerveja, até vinhos e uísques refinados. Velas, charutos ou cigarros são sempre bem-vindos.
Como agradecer a Exu Mirim? Solicito a vossa presença nesse momento ao meu lado, para que me auxilie diante as diversas dificuldades que me encontro. Peço que anule todas as magias negativas e ações malignas de espíritos trevosos e demoníacos que estejam me atingindo.
Recolha as borras e coloque no lixo. Antes de sair, jogue o líquido dos copos ao redor da oferenda, os descartáveis vão pro lixo. Faça o mesmo com garrafas e demais elementos.
Para os Pretos Velhos, em geral, as oferendas são feitas usando de bebidas e comidas que eles apareciam, como café sem açúcar, cachaça, arroz doce, pipoca sem sal, bolo de fubá e canjica.
E, para cada ser, o lugar para fazer a entrega varia. Encruzilhadas, por exemplo, são usadas para fazer oferendas a Exu e Ogum. O mar é território de Iemanjá, assim como as cachoeiras pertencem a Oxum. A depender da entidade, também pode-se procurar por matas, pedreiras, montanhas ou rios.
As cachoeiras são a representação da própria divindade Oxum, expressando a pureza, a renovação, a abundância e fluidez da vida. Pelas águas se nasce, na sacralização do batismo, pelas águas se rega a terra e faz brotar a vida.
E ao passar pela cachoeira, estamos limpos e renovados. "A água é energia, é Oxum. Tudo o que chega de ruim, de energia negativa, ela tira de você, porque a água não tem obstáculo, ela contorna e segue adiante", explica Abadia. Quem participa do ritual, garante que se começa o ano com mais energias boas.
Oxum é um orixá feminino das águas doces, rios e cachoeiras, da riqueza, do amor, da prosperidade e da beleza, cultuada no candomblé e na umbanda.
O primeiro passo para saber se sua oferenda foi aceita é esperar a decisão dos orixás do mundo espiritual. Eu sei que essa parte de esperar é difícil, pois você quer saber se seu pedido e suas intenções vão se concretizar, entretanto essa etapa é fundamental.
“Exu, tu que és regente do vazio, o vitalizador, o esgotador dos excessos humanos e de suas ilusões vãs, auxilia-nos. Pedimos ao Senhor e ao Pai Criador Olorum, guiem-nos para que vazio não nos tornemos. Não nos permitam perder-nos na dualidade dos momentos da vida.
Oferenda, nas religiões afro-brasileiras, é um sacrifício ritualístico, em que, assim como em outras religiões, os praticantes se desfazem de um bem material em homenagem a um orixá ou entidade espiritual.
Quem paga a comissão do corretor de seguros?
Como fazer registro de cerveja no MAPA?
O que acontece se eu comprar uma ação?
É possível a revisão do contratos unilaterais caso ocorra a onerosidade excessiva?
Como funciona as folgas de quem trabalha 6x1?
Onde fazer a declaração de importação?
Como excluir cotação eletrônica no ComprasNet?
Como funciona o crédito parcelado?
Como fazer o registro de veículo 0 km?
Como tirar carteira PCD Detran SP?
Qual é a sequência correta dos valores a serem obtidos na saída Q do Flip-flop JK?
Como inserir um caractere na célula do Excel?
Como funciona o sistema de integração do Bilhete Único?
O que as sociedades anônimas devem registrar na Junta Comercial?
Como funciona limite à vista e parcelado?
Como cadastrar uma babá no eSocial?