Os lustres ficam suspensos no teto e servem para compor a iluminação principal de um ambiente ou simplesmente compor a iluminação pontual de um espaço. Essas peças são geralmente utilizadas em cômodos onde podem ocupar lugar de destaque na decoração como, por exemplo, hall de entrada, sala de estar e sala de jantar.
Se o pendente vai ser colocado em cima da mesa de jantar, a altura ideal seria ele estar entre 60 e 70 cm da mesa. Mas existem várias exceções! Uma boa dica é acompanhar a instalação do elemento e ir subindo e descendo o fio de acordo com o seu gosto, uma vez que ele costuma ficar na altura dos olhos.
“Como os lustres iluminam apenas seu foco, podem ser usados em cima de uma mesa lateral, por exemplo”. Outra sugestão para deixar o ambiente ainda mais belo é adicionar um lustre acima da mesa de jantar.
7 dicas para utilizar lustres na decoração
Um dos locais mais indicados para a luminária pendente é a sala de estar ou jantar. Na sala de estar, ela pode decorar algum móvel, como a mesa de centro. Já na sala de jantar, ela ilumina bem a mesa, valorizando, até mesmo, o centro de mesa escolhido para a decoração.
Um fator que deve ser levado também em consideração é o tamanho do seu cômodo. A sala de estar nem sempre é grande dentro de um apartamento, por exemplo. Sendo assim, procure utilizar lustres menores e mais curtos. Lustres costumam combinar com todos os tipos de móveis e cores.
1) Adicione o comprimento e a largura do ambiente e converta o valor para centímetros – este é o diâmetro ideal para esse ambiente; 2) Se o lustre for ficar acima de uma mesa, invista em um diâmetro entre 30,5 e 38 centímetros.
Uma dica útil é você verificar quantos braços o lustre possui e visualizá-lo no local onde pretende inseri-lo, observando se a iluminação será adequada, se ele não está muito grande ou pequeno para o ambiente. Em algumas situações você até pode usar mais de um lustre no mesmo ambiente.
Logo, se o lustre for utilizado para iluminar o ambiente todo é importante que ele tenha um tamanho maior e seja instalado no centro do ambiente. Agora, se você precisa compor uma iluminação secundária, procure investir em pendentes ou lustres menores, posicionando-os acima da sua penteadeira, cabeceira]
Normalmente eles são utilizados em hall de entrada, salas de estar e jantar. Mas podem também aparecer em outros ambientes de acordo com a proposta. Fique atento à volumetria, ao tamanho do lustre em relação ao ambiente onde este será utilizado. É muito importante que exista uma proporção equilibrada com o espaço onde ele será instalado.
Sejam eles clássicos ou modernos, lustres de cristal não são os mais utilizados em salas de estar como são nas salas de jantar, mas fica a dica para aqueles que pretendem uma decoração menos óbvia. É possível sim usá-los no living como um elemento central, especialmente se você tiver um pé direito alto, ou até mesmo numa composição lateral.
Como declarar rendimentos PGBL no Imposto de Renda 2021?
O que deve ter em uma sala de recursos multifuncionais?
Como é o processo de reprodução do salmão?
O que é necessário para fazer um evento esportivo?
Como organizar uma prateleira de cozinha?
Quais as formas que uma bactéria pode se reproduzir?
Como fazer uma boa redação para crianças?
Como se dá a reprodução das briófitas?
Como criar um link para reunião pelo Skype?
Como se dá a reprodução dos fungos Brainly?
O que deve ter em uma sala de aula de alfabetização?
Como organizar as suas gavetas?
Quando e como ocorre o escurecimento?
Como deixar a sala mais alegre?
O que pode justificar uma falta no trabalho?
Como montar o home office na sala?
Como é a reprodução de uma samambaia?