Para o habitat, a Jararaca prefere viver em áreas abertas onde a cobertura vegetal está próxima. Na maioria das vezes, ela é encontrado em elevações baixas a médias de cerca do nível do mar a cerca de 1.000 m.
O habitat da jararaca
A jararaca é um tipo de cobra que pode ser encontrada em países da América do Sul como Argentina, Venezuela e Brasil, esse na região Sul e Sudeste do Brasil. Assim como os demais répteis que gostam de calor, a cobra jararaca gosta de habitar florestas e a região do Cerrado.
Esta serpente habita em largas áreas da América do Sul, nomeadamente no Norte da Argentina, Brasil e Venezuela. O habitat preferido destas cobras são os terrenos agrícolas, se bem que também se encontrem junto aos grandes aglomerados urbanos, já que aí encontram alimento com grande facilidade.
Elas adoram montes de folhas, de compostagem, de palha, restos de madeira ou de lenha e montinhos de grama cortada, portanto limpe o seu quintal o quanto antes. Em vez de usar lascas de madeira para forrar o chão do quintal, prefira pedrinhas. Elas não oferecem um ambiente confortável para a cobra se esconder.
Possui hábitos noturnos, dormindo durante o dia embaixo de folhas, pedras e outros lugares abrigados. A reprodução se dá pelo chocamento de ovos, podendo gerar até 20 filhotes em uma ninhada. Chega a medir cerca de 1,2m e seu veneno pode ser letal, tanto para animais quanto para humanos.
17 curiosidades que você vai gostar
Uma característica física para diferenciar a dormideira da jararaca são as manchas negras ao longo do corpo. Pois elas formam retângulos nas dormideiras, enquanto nas jararacas podem variar em formas de “V” a “U”. Os olhos saltados são um ponto bem marcante e que chamam bastante atenção.
“Vimos que ela se localiza nas proximidades dos vasos sanguíneos, e esse acumulo é responsável pelo efeito hemorrágico tão evidente”, disse Cristiani. Uma das novidades do trabalho foi a utilização de uma metodologia inovadora para o experimento, que permitiu visualizar a toxina no local.
Outra maneira de saber é tentando identificar a presença de rastros ou vestígios que possam deixar por onde passam, como no quintal ou em pátios, pois quando passam por um solo de terra ou arenoso deixam marcas características e visíveis do seu corpo.
Encha com bolinhas de naftalina e com cápsulas de canela e feche. Coloque nos locais que deseja afastar as cobras. Essa é a opção mais sensata para quem tem crianças ou animais de estimação e não os quer expostos às naftalinas.
Vedar frestas e buracos em paredes e assoalhos; Animais como galinhas e gansos, em geral afastam a serpentes das áreas mais próximas as habitações e se alimentam de aranhas e escorpiões; Evitar plantas como trepadeiras muito encostadas a casa, folhagens entrando pelo telhado ou mesmo pelo forro.
corallinus) 3 anos; Jararaca (Bothropoides jararaca) quase 10 anos; Jararaca-da-seca (B.
Então, a fecundação acontece dentro da fêmea. Isso mesmo! A fecundação ocorre dentro do corpo da cobra, mas o desenvolvimento do filhote pode acontecer tanto dentro, quanto fora de seu corpo. Algumas espécies de cobras botam o ovo fecundado e o filhote se desenvolve fora do corpo da mãe.
Cobras que andam somente de casal: Varia a espécie de região para região, na Amazônia é a Surucucu-pico-de-jaca (Lachesis muta) e no Sudeste a Urutu-cruzeiro (Rhinocerophis alternatus) ou a Jararacuçu (Bothrops jararacussu).
Para afastar as cobras, é necessário evitar o acúmulo de telhas, que servem de abrigo para o animal. Além disso, é importante colocar portas com tela para diminuir as chances da cobra entrar em casa e também cuidar do local onde a ração e comida são armazenadas.
Muitas cobras conseguem sair de dentro das casas por conta própria com o tempo. Se ela estiver na garagem ou em um cômodo que leve ao quintal, feche as portas internas e abra as externas. A cobra vai sair do local em pouco tempo.
Veja as dicas:1 – Lavanda. A lavanda pode ser utilizada como repelente contra escorpiões e outros insetos, aos ser plantada pelo seu quintal e assim, funcionar como uma espécie de barreira natural contra a passagem desses animais. ... 2 – Canela. ... 3 – Gergelim. ... 4 – Citronela. ... 5 – Hortelã ... 6 – Manjericão. ... 7 – Alecrim.
Use uma armadilha de cola.
Em tamanho pequeno ou grande, essas armadilhas são como caixas que você pode armar em lugares onde você avistou a cobra que está tentando capturar. Essas armadilhas já vêm com iscas já instaladas para atrair a serpente para o lado de dentro.
As cobras são animais de sangue frio e dependem do ambiente para se aquecer. Mas não podem ficar sob o sol direto, para não ressecar. Por isso preferem os locais úmidos, escuros e quentes e se refugiam em montes de lenha, lixo, paióis , palhadas, cupinzeiros, folhagens etc.
Nessa época de precipitações (chuvas), a quantidade de cobras se multiplica em áreas urbanas e rurais, devido à maior incidência de seu principal alimento, o rato e, na estação seguinte (primavera) por causa da estação de maior incidência de acasalamento e também de sua reprodução (julho e agosto).
Sintomatologia: A ação do veneno no organismo apresenta, até seis (6) horas após o acidente, muita dor, edema (inchaço), calor e rubor no local da picada. Pode haver sangramentos no local da picada ou distante dele (gengivas, nariz, outros locais).
Após uma mordida venenosa de uma jararaca, você terá: Vermelhidão e inchaço, cerca de 30 a 60 minutos após a mordida. Hematoma e retesamento, 3 a 6 horas após a mordida. Bolhas cheias de sangue perto da mordida.
Nas picadas de jararaca, além da cara-de-bobo e urina escura (vermelha e turva), podem aparecer bolhas no local e sangramento das gengivas; o sangue não coagula e fica uma cicatriz, devido à necrose no local da picada.
Espécie da vez
Muito semelhante às espécies venenosas, seu corpo é predominantemente branco e marrom com manchas pretas. É chamada de dormideira por seus costumes noturnos e temperamento dócil. Habita o Cerrado e a Mata Atlântica, sendo muito comum em Minas Gerais.
Alimenta-se de pequenos moluscos como lesmas, facilmente encontrada em hortaliças e em centros urbanos. O nome "Jararaca-dormideira" vem devido sua coloração ser semelhante a uma "Jararaca", porém não há qualquer ligação com o outro gênero.
Arborícolas e noturnas, as serpentes chegam a medir 70 centímetros de comprimento e apresentam cores e detalhes que variam entre verde-azulados e tons puxados para o marrom. O que todas possuem em comum, porém, são as grandes presas inoculadoras de peçonha.
Como montar uma prateleira simples?
Como se desenvolve a ceratocone?
Qual o alcance de um roteador de 300?
Como se desconectar emocionalmente de alguém?
Como escrever um E-mail formal de desculpas?
Como se desenvolve a técnica de aerofotogrametria?
Qual é a origem do casamento na roça?
Como ocorre o ciclo de vida das tartarugas?
Como se desconectar energeticamente de alguém?
Quais são as causas da esclerose múltipla?
Como se desenvolve a linguagem da criança?
O que fazer para se redimir com a namorada?
O que é nascente de um rio e a foz Brainly?
Como se formaram as instituições sociais?
Pode fazer franja em cabelo alisado?
Como passar roupa e não amassar?