Elas são formadas por células escamosas queratinizadas e estão localizadas nas porções terminais dos dedos, mais precisamente nas falanges distais das mãos e pés. A formação da unha inicia-se na nona semana do desenvolvimento embrionário, o que significa que, ao nascer, já possuímos essa placa protetora.
Dermatologista Especialista em Tratamentos para as Unhas.
Hematomas causados por lesões traumáticas normalmente deixam um aspecto arroxeado escuro na região afetada, no caso das unhas das mãos e pés a lesão vai sendo eliminada a medida que as unhas vão crescendo e sendo cortadas, para as mãos o tempo varia de dois a quatro meses e para as pés, no minimo o dobro de tempo que, ...
Siga estes 5 passos simples para higienizar e cuidar do trauma no dedo
Uma alternativa que está sendo utilizada na Podologia é a aplicação de Soft Laser - que consiste na aplicação desta Luz que promove a formação de colágeno, aumenta a circulação sanguínea local e promove um pouco de melhora na qualidade da unha.
Isso acontece porque a maior parte dos problemas de saúde graves são capazes de afetar a oxigenação e alterar o processo de crescimento e desenvolvimento das unhas, podendo provocar mudanças na cor, no formato ou descolamento, necessitando de atenção e cuidados médicos.
As unhas avermelhadas, principalmente nas bordas, podem ser uma condição chamada paroníquia, causada por inflamações devido a infecção por bactérias, vírus ou leveduras, devido a traumas como remoção de cutículas, machucados, ou por unha encravada, por exemplo. Em alguns casos, pode ocorrer formação de pus nas bordas das unhas.
Unhas com linhas escuras As unhas com linhas escuras são causadas por uma alteração conhecida cientificamente como melanoníquia, que é mais comum em pessoas com pele escura, mas que também pode surgir repentinamente pelo uso de alguns medicamentos como antibióticos ou zidovudina, um remédio utilizado no tratamento do HIV.
As unhas saudáveis geralmente têm um aspecto branco transparente com a base rosada e, por isso, quando surgirem alterações nas unhas que não tenham sido causadas por lesões, é aconselhado consultar um dermatologista ou um clínico geral para realizar exames, identificar o diagnóstico e iniciar o tratamento mais adequado. 1. Unhas quebradiças e secas